segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cheiro horrível - Queimadas ou Vulcão Chaitén? Chile - Fuligem pode chegar ao RS


Vulcão Chaitén, no Chile - Fuligem e Cheiro da Fumaça no RS (Foto:Claudio Santana)


Cheiro horrível - Queimadas ou Vulcão Chaitén? Chile - Fuligem pode chegar ao RS

Nota: Nos primeiros dias da erupção do vulcão chileno, as notícias divulgaram como sendo o Chaitén. Depois, ficou esclarecido que a cadeia vulcânica do Puyehue é que estava em explosão e não o Chaitén, mais ao sul, que esteve ativo em 2008. (10.junho.2011)

Por Marise Jalowitzki
06.junho.2011
http://t.co/gNlhKzI

Os comentários sobre a possibilidade de fuligem, proveniente do vulcão chileno Chaitén chegar ao RS estão bastante comentados. Entretanto, ninguém está a comentar sobre o CHEIRO!

Durante o período das queimadas no Centro Oeste, já padeço pra caramba, geralmente à noite, especialmente após a 01 da manhã. Por vezes já estou dormindo e desperto pelo cheiro forte, cheiro de brasa, madeira queimada, por vezes parece haver algum outro produto químico junto. HORRÍVEL! Das primeiras vezes, saí a perguntar pelo bairro (onde moro há dois anos) para tentar descobrir se haveria alguma empresa, indústria, hospital, funerária, o que fosse, para tentar descobrir se havia algum incinerador clandestino ou algo assim. Até agora não descobri nada.

O período anual de queimadas no sul inicia mais ou menos por fevereiro/março e vai até julho. No Centro-oeste, de julho a setembro, coincidente com o período em que ocorrem as queimadas em Mato Grosso e adjacências!

Não me conformo, embora tenha de conviver!

Sintomas
Os sintomas são muito ruins:
- sensação de pele sequésima
- ardência e uma sensação de inchume nos lábios e nas narinas
- ardência e inchume nos olhos
- ardência forte na garganta
- dor de cabeça
- dor na altura dos pulmões e na "boca" do estômago.

Simplesmente, não dá para dormir!
Já comprei umas máscaras hospitalares e, quando começa aquele cheiro insuportável, de doer, colocamos as máscaras para poder dormir! E bebo mais água pura. Também lavar o rosto, as narinas.

Nesta última noite foi ainda mais forte. Com o dia com vento, amainou, mas perdura. Muito ruim. Agora fico pensando se, também, não tem a ver com a erupção do vulcão Chaitén, no Chile, que tem anunciada a chegada da fuligem para amanhã, máximo até 6ª feira.

Tempos novos, há que se defender!
O uso de máscaras é uma prevenção simples e sem "efeitos colaterais". 
Shalom!


Vulcão Chaitén, no Chile - Espetáculo assustadoramente fantástico

Descargas elétricas vulcânicas

Lava vulcânica

---------
Do ClicRBS e Terra

A fuligem proveniente do vulcão chileno Chaitén pode afetar a metade sul do Estado a partir deste sábado. Nesta sexta, as cinzas avançavam em direção ao território gaúcho empurradas por correntes de ar de sudoeste a nordeste em altas camadas da atmosfera.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é provável que a quantidade de fumaça seja bastante pequena, perceptível somente com imagens via satélite.

No Uruguai, as cinzas já causaram transtornos para a aviação. Na manhã de hoje, o Aeroporto de Montevidéu registrou três cancelamentos de vôos partindo da capital uruguaia em direção a Buenos Aires, onde a fumaça impede a boa visibilidade para o tráfego aéreo.

Em Porto Alegre, a situação está normal. De acordo com a Infraero, não houve  cancelamentos de vôos no Aeroporto Salgado Filho com destino a Montevidéu nem à capital portenha.

----------

Previsão e Prevenção de Vulcões
Infopedia

Os fenómenos resultantes da atividade vulcânica, nomeadamente o vulcanismo primário, constituem um risco natural para as populações humanas. A utilização de métodos de previsão e o estabelecimento de medidas de prevenção relativamente à atividade vulcânica permitem minimizar os riscos vulcânicos.

Vulcão Chileno - imagem de satélite
 A previsão de erupções vulcânicas baseia-se na identificação de alguns acontecimentos que são considerados sinais precursores, como, por exemplo, a deteção de anomalias físicas e químicas - como deformações no cone vulcânico, variação da temperatura da água e do solo nas proximidades dos vulcões, alteração da composição dos gases emanados - e a deteção de atividade sísmica.

Outro passo fundamental na previsão é a elaboração de mapas de zonas de risco (cartas de risco) que se baseiam na história eruptiva do vulcão.

Para além da previsão, a sensibilização e educação das populações para uma situação de risco podem salvar muitas vidas. (Infopedia.pt)

----------
Leia também:

Vulcão Puyehue está em erupção há 6 dias.
Partículas vulcânicas que compõem as nuvens
(Foto ampliada Wikipedia)

Vulcão chileno - Nuvem é mais perigosa do que lava - Ponha a máscara! - Vale mais prevenir do que remediar!

LINK: http://t.co/vsJGOhJ







-----

E mais: Queimadas não são privilégio do Centro do País - Um problema cultural! -
LINK: http://t.co/bvGqlKp




E ainda: 
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/06/porto-alegre-toxica.html 
Porto Alegre tóxica
27.junho.2012


Porto Alegre - Zona Norte - mais uma madrugada tóxica




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

2 comentários:

  1. q q isso gente ainda bem q aonde eu moro ñtem isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta madrugada, de 26 p 27 de junho.2012, foi mais uma noite h-o-r-r-i-v-e-l!!! Boca, garganta, nariz, esôfago, pele do rosto, tudo seco! Lavamos os rosto, aspiramos água, na tentativa de melhoria. Pela manhã, novamente aquelas nuvens amarelas, cor de enxofre. É ingenuidade pensar - acredito agora - que se trata de algum 'fenômeno natural', sempre com 'hora marcada'! Sempre de madrugada! Isto é mais alguma pérfida fábrica de produtos químicos, matando a população aos poucos.

      Pela manhã, algumas pessoas comentam, outras, taciturnas, baixam a cabeça e vão cumprir a sua jornada em silêncio. Morte em vida.

      Isso é democracia? Cadê o acesso á informação? COMO a população fica assim refém de TUDO, sem ter ter alguma condição de se defender? Sequer de saber de onde vem o mal?

      Outro dia ouvi um rapazote dizer. "Tia, sabe o que é Democracia? A cracia do demo! Isso mesmo! É o demo quem manda!"

      Excluir