terça-feira, 14 de junho de 2011

Alemanha usa esgoto para fazer eletricidade - Quer coisa mais econômica?

Que tal parar de devastar a floresta para barragens e utilizar o esgoto para gerar eletricidade - A Alemanha já usa esta tecnologia (Foto: obras de barragem em Rondônia)


Alemanha usa esgoto para fazer eletricidade - Quer coisa mais econômica?

Por Marise Jalowitzki
14.junho.2011
http://t.co/v0tsah6

A notícia é alvissareira. E antiga. MUITOS cidadãos, ao longo do tempo, já provaram que esgoto e estrume são fontes de energia. Aqui mesmo, no Rio Grande do Sul, há inúmeros casos de agricultores que mantinham seus tanques de estrume e, com isso, geravam a energia que consumiam.

Eu me criei ouvindo essas histórias, sempre acompanhadas de risos e deboches, como se loucos fossem.

Quem sabe agora, que vem da Alemanha, um país desenvolvido, vem de forma oficial, mostra resultados em grande escala e possui uma tecnologia viável aos tempos de "progresso" possamos retomar esta fonte natural?

"A população gasta menos, os rios ficam limpos e não há emissão de gases que provocam o efeito estufa. Um projeto em que todo mundo ganha.

Os resíduos líquidos passam por processo de purificação e são devolvidos como água limpa para o rio.

Os sólidos, primeiro liberam gás metano, que é distribuído como gás de cozinha à população. Depois são secados e incinerados. O calor toca uma usina termoelétrica, que produz energia suficiente para toda a rede de coleta e tratamento de água e esgoto de Hamburgo."

Imaginem usar todo o esgoto que é simplesmente jogado nos rios, lagos e mangues e transformar tudo isso em energia elétrica (Foto Vila Gilda - Maior favela-palafita das Américas - São Paulo)
PROJETO SUSTENTÁVEL ONDE TODOS GANHAM!!

Os pecuaristas também podem utilizar o esterco de seus bovinos e gerar energia
.Uma das causas de geração de GEE - gás de efeito estufa - aponta para os "puns" dos bovinos. EUA estão até estudando uma forma de mudar a genética dos animais para diminuir a liberação do gás metano. (Veja em CARNE VERMELHA E EMISSÃO TÓXICA - DIMINUINDO OS "PUNS" - LINK: http://t.co/bdKKDqC )
VAMOS LÁ, BRASIL!
Chega de devastar florestas para hidrelétricas e nucleares!

Do G1
Edição do dia 13/06/2011
13/06/2011 21h26 - Atualizado em 13/06/2011 21h26

Cidades alemãs conseguem transformar esgoto em eletricidade

A população gasta menos, os rios ficam limpos e não há emissão de gases que provocam o efeito estufa. A Alemanha anunciou o fechamento de todas as usinas nucleares do país até 2022.


O ano de 2011 está chegando à metade e já entrou para a história por causa de um desastre. O tsunami que atingiu a usina nuclear japonesa de Fukushima espalhou no planeta a preocupação com a segurança desse tipo de instalação. A ponto de a Alemanha ter anunciado, na semana passada, o fechamento de todas as usinas nucleares do país até o ano de 2022.

A contagem regressiva dos alemães para encontrar alternativas energéticas já começou, mas eles têm algumas experiências bem-sucedidas nesse desafio. Como as que você vê na reportagem de Sônia Bridi e Paulo Zero.

Hamburgo é uma grande cidade e o segundo maior porto da Europa. Perto dos guindastes, uma construção lembra imensos ovos de páscoa. São tanques para tratar o esgoto residencial e industrial de 2 milhões de habitantes.

Os resíduos líquidos passam por processo de purificação e são devolvidos como água limpa para o rio.

Os sólidos, primeiro liberam gás metano, que é distribuído como gás de cozinha à população. Depois são secados e incinerados. O calor toca uma usina termoelétrica, que produz energia suficiente para toda a rede de coleta e tratamento de água e esgoto de Hamburgo.

“O nosso preço é menos da metade da média da Europa por litro de água tratada”, conta o engenheiro responsável pela usina.

A população gasta menos, os rios ficam limpos e não há emissão de gases que provocam o efeito estufa. Um projeto em que todo mundo ganha.

Como na pequena vila de Ivenack, na parte mais pobre da Alemanha. Em Ivenack faltava energia e sobrava esterco de gado, criado confinado em galpões. O prefeito então pensou em resolver os dois problemas de uma vez: com um biodigestor, alimentado com palha de milho e com o esterco, que vem de caminhão das fazendas. Tudo vira gás metano, queimado para esquentar a água que aquece as casas no rigoroso inverno do norte.

O calor sai a 95ºC. A água quente passa por todas as casas para fazer o aquecimento e volta, em um circuito fechado, então chega de volta a 70°C. O que significa que é preciso menos energia para manter nesta temperatura sempre.

Na reforma da sede da fazenda coletiva dos tempos comunistas, o prefeito encheu os telhados de painéis que mesmo por lá, onde o sol é raro, transformam seu calor em energia elétrica.

Toda a energia produzida nesses painéis é jogada na rede de distribuição, que já chega a todas as casas da vila. No fim do mês, o que a prefeitura e a empresa de energia têm que fazer é sentar para fazer o acerto de contas. E a prefeitura só paga a diferença entre o que produziu e o que a vila gastou.

O prefeito se orgulha do que fez: “Esse tipo de energia sustentando uma comunidade pode ser um bom negócio para o Brasil”, diz ele, que convida: “Quem estiver interessado pode vir que mostramos o que fizemos aqui. Estamos de braços abertos!”.

AINDA HÁ TEMPO PARA A MUDANÇA EFETIVA!


Querendo, leia mais sobre alternativas energéticas: http://t.co/jImAZ8H


Alternativas Energéticas - Sustentabilidade - Lixo em Energia - Tecnologias Inovadoras
 


Energias Alternativas - Geração de Energia


15.julho.2011
http://t.co/jImAZ8H

Esta página traz vários links publicados neste blog sobre Fontes Energéticas Alternativas. Projetos, experimentos, implantações. Acompanhe. Página a ser atualizada a cada nova publicação.



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

3 comentários:

  1. Olá!! Marise!!
    Estou ligada no teu Blog,e li sobre o transformação do esgoto em eletricidade,me ajuda a achar um contato em Hamburgo,na Alemanha,sobre esta ultima noticia que o prefeito disse: “Quem estiver interessado pode vir que mostramos o que fizemos aqui. Estamos de braços abertos!”.Queremos falar com ele sobre este sistema e tentar implantar este sistema na nossa cidade em Novo Hamburgo/RS Brasil.O endereço da prefeitura,o nome do prefeito,o telefone,o responsavel pela atividade, ou o engenheiro,o local que está os tanques(no formato de ovos)
    me envia por e-mail?Se conseguir?
    lanakflores@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Lana! Adorei o contato e a intenção de implementar o projeto! Comunica o andamento das coisas, ok?

    Estou tentando contato com os jornalistas responsáveis pela reportagem da Globo.

    Na wiki encontrei os contatos:
    - DE IVENACK - Comunidade Ivenack
    Fläche: 3.957,78 ha Área: 3.957,78 ha
    Einwohner (31.12.2008: 906 População (31.12.2008: 906

    Bürgermeister: Prefeito:


    Roland Lüker Roland Lüken

    Fuchsberg 1 Fuchsberg 1

    17153 Goddin 17 Goddin 153

    Gemeindebüro: Escritório da igreja:


    Am Milchweg 20 Em Milchweg 20

    17153 Ivenack 17 Ivenack 153

    Tel. 0174-3156323 Tel 0174-3156323

    - DE HAMBURGO - Centro de Informações do Ambiente e da Saúde, ou ligando para a hotline 34 35 36

    - O Centro de Informação e Saúde do Meio Ambiente está centralmente localizado na Cidade de arranha-céus na estação principal e é operado pelo escritório do distrito em Hamburg-Mitte e do Instituto de Higiene e Meio Ambiente.

    Estamos felizes em aconselhá-lo pessoalmente. Contacte-nos para a última brochura oferecida pela cidade de Hamburgo para os tópicos acima. Você não pode vir até nós, contate para que possamos lhe enviar o catálogo.

    Possibilidade de contato
    Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo,
    o escritório do distrito Hamburg-Mitte

    Centro de Informação e saúde ambiental

    Tel: 040 343 536

    Fax: 040 42854-2257

    E-mail: umwelttelefon@hamburg-mitte.hamburg.de

    Horário de funcionamento
    Segunda a Quinta: 9-13 e 14-16 Clock
    Sex: 13/09 Clock

    .Acessibilidade:
    Você vai encontrar-nos no quarto 604 e Sala 618

    Informações podem ser obtidas e ao serviço telefónico Hamburgo:
    número de telefone +49 40 428 28-0
    (disponível Seg-Sex)

    - ASSESSORIA DE IMPRENSA DO INSTITUTO DE HIGIENE DE HAMBURGO - Telefone: +49 40 42845-7304 +49 40 42845-7305 Fax: +49 40 42845-7574

    E-mail: pressestelle@hu.hamburg.de

    O telefone mais divulgado - 040 428 28 0

    Endereço postal do Office District

    Hamburg-Mitte escritório
    PO Box 10 22 20 20.015

    Informações:

    ÁGUA HAMBURG :

    Carsten Roth, Tel: 040-7888-2331, e-mail: @ carsten.roth hamburgwasser.de


    Mais

    Possibilidade de contato
    Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente
    Jens R. Pruss

    Stadthausbrücke 8

    20355 Hamburg
    .Tel: 040 42840-3359

    E-mail:
    jens.pruess @ bsu.hamburg.de

    http://klima.hamburg.de/hamburg-energie/

    Abs

    ResponderExcluir
  3. teor do e-mail para a Rede Globo:

    http://falecomaredeglobo.globo.com

    "Necessito um e-mail ou telefone de contato sobre a reportagem de Sonia Bridi e Paulo Zero sobre a experiência de Hamburgo, na Alemanha "Cidades alemãs conseguem transformar esgoto em eletricidade". Após publicar em meu blog COMPROMISSO CONSCIENTE, recebi alguns retornos - entre eles de Novo Hamburgo, no RS - querendo saber o nome do prefeito de Hamburgo e como entrar em contato com os responsáveis pelo projeto, afim de implementar a atividade na cidade. Procurando no Google, não encontrei referência ao Projeto. Peço informações de como contatar com eles. O link de meu artigo: http://t.co/v0tsah6
    Aguardo retorno. Grata. Marise Jalowitzki - Porto Alegre - RS -"

    ResponderExcluir