segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mais da metade da comida produzida no mundo vai para o lixo! - Segundo a ONU, um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado

Corrida alimentar - Quem é o Vencedor - Um terço dos grãos produzidos vai para o lixo!

Mais da metade da comida produzida no mundo vai para o lixo! - Segundo a ONU, um terço dos grãos produzidos é desperdiçado


Por Marise Jalowitzki
11.maio.2011
http://t.co/ESi8Vop


Fala-se agora, nesta pesquisa da ONU, oficialmente, o que todos já sabem!
Mais da metade de todos os grãos produzidos em todas as colheitas de todos os países do mundo, vai fora!

Cerca de um terço dos alimentos produzidos por ano no mundo é desperdiçado, de acordo com um estudo divulgado pela agência da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO). Segundo o estudo, que foi elaborado entre agosto de 2010 e janeiro deste ano pelo instituto sueco SIK, 1,3 bilhão t de alimento é desperdiçado por ano. A quantidade equivale a mais da metade de toda a colheita de grãos no mundo. O documento da FAO afirma que no mundo emergente o problema maior é a falta de estrutura produtiva. Já nos países ricos, o principal fator seria o comportamento dos consumidores. A quantidade total de alimentos desperdiçados nos países industrializados apenas pelos consumidores (222 milhões t) é quase equivalente à quantidade total de alimentos produzidos na África Subsaariana (230 milhões t).



O estudo afirma que o mundo emergente e os países desenvolvidos desperdiçam aproximadamente a mesma quantidade de alimentos: 670 milhões t por ano nos países ricos e 630 milhões t nos países em desenvolvimento.


No entanto, eles seguem um padrão diferente de desperdício. Nos países mais pobres ou em desenvolvimento, a maior parte dos alimentos é perdida durante o processo de produção e transporte. Já nas nações mais ricas, a maior parte do desperdício acontece quando os alimentos já foram comprados pelos consumidores. Segundo o relatório da FAO, nos países ricos muitos alimentos vão para o lixo antes mesmo de expirar a data de validade.


As médias de desperdício per capita também são muito maiores em países industrializados. Na Europa e América do Norte, cada pessoa desperdiça entre 95 a 115 kg de alimentos por ano. Na África Subsaariana, a média per capita é de seis a 11 kg.



Impacto ambiental
O relatório destaca o impacto negativo do desperdício no meio ambiente. "Isso invariavelmente significa que grande parte dos recursos empregados na produção de alimentos é usada em vão, e que os gases que provocam o efeito estufa causados pela produção de alimentos que é perdido ou desperdiçado também são emissões em vão", afirma o relatório.

Na América Latina, o maior índice de desperdício se dá na produção de frutas e vegetais. Segundo a FAO, mais de 40% das frutas e vegetais produzidos são desperdiçados durante o processo de produção, pós-colheita e embalagem.

Os dados do relatório "Perdas alimentares globais e desperdício alimentar" serão discutidos em um congresso internacional promovido pela FAO em Dusseldorf na próxima semana, intitulado Save Food!.

Da BBC Brasil
 
O "feitiço" da quantidade -
Alimentação transgênica não leva em conta
efeitos colaterais
 Políticas podres e estéreis, que incentivam os agricultores a plantar sempre mais e mais,
- com mais agrotóxicos, empestando tudo e a todos, matando passarinhos, poluindo águas e solo;
- com mais transgênicos, para aumentar o volume dos grãos, frutos, legumes e verduras, cada vez maiores e cada vez com menos sabor. Cenouras com gosto de petróleo, beterrabas com gosto-de-nada; amoras lindas, apenas para ver, pois o gosto é horrível; goiabas-sem-bicho mas totalmente sem gosto; batatas enormes, lisas e sem nenhum bichinho hospedeiro, cheinha de potenciais cancerígenos... a lista é interminável!!!





Tomates estão no topo dos perigos da transgenia



O Caso do Arroz Gaúcho
Agricultores que se esmeram em ter sempre melhores e maiores colheitas, que, após colher, não tem para quem vender. Milhares de sacas de grãos apodrecem todos os anos nos silos, ou são despejadas nas ruas e rios, ou, por alguns poucos, são distribuídas a comunidades. TODOS OS ANOS ouvimos a reclamação dos plantadores e colhedores de que o preço oferecido não cobre sequer o investimento. Aqui no RS, muitas colheitas foram devastadas pelas enchentes ou secas, enquanto havia o subsídio ao arroz, para garantir a safra daquele grão," inscrito" na expectativa nacional. Enquanto o arroz gaúcho maturava, eram assinados acordos com a Argentina para importar arroz! Quando foi para inaugurar a Fenarroz, o governador teve de ouvir protestos contra a política adotada. Agora, os produtores estão se organizando em eventos para "contra-atacar"!!!


TUDO EM FAVOR DA PSEUDO-CAMPANHA DE ACABAR COM A FOME DO MUNDO!
Falácias históricas, seculares falácias!


Meio ambiente
Enquanto uns pousam o foco de suas ações apenas no SEU lucro, outros pensam no ambiente, se preocupam com as próximas gerações, falam em aquecimento global e efeito estufa. Olha como o desperdício do alimento também impacta no mundo todo:
- Quanto dos recursos utilizados para a produção de alimentos é usada inutilmente?
- Quanto de GEE - Gás de Efeito Estufa - é produzido a mais, em função da produção de alimentos desperdiçados?



Solos degradados vão sendo simplesmente abandonados para tomar novas terras (Foto: Seca em Rosário do Sul, RS - Brasil - 2010)

A desorganização é generalizada. A visão, sectarista. Cada um, preocupado apenas com o seu viés. Os banqueiros, em receber os valores emprestados a altíssimos juros, idealizando sempre novas formas de aumentar seus lucros. Os agricultores, quando entrevistados, sabem apenas falar em "com os lucros, vamos comprar mais uma colheitadeira" Os donos de supermercados, aumentando alguns centavos, todos os dias, em todos os alimentos, dividindo uma cabeça de brócolis transgênico, como se fossem três unidades (ganhando 3 por um).



Grau de desperdício de alimentos no Brasil é ainda maior em frutas e legumes

Centrais de Abastecimento
As centrais de abastecimento expulsando os miseráveis que se dependuram nos containers para pegar os 30 a 40% de desperdício de alimentos frescos, in natura, que são jogados no lixo todos os dias! Os miseráveis, se esgueirando como se criminosos fossem, ludibriando guardas e criando esquemas para "roubar" algum alimento que representa "a fruta da semana" para seus filhos.


Quando populações miseráveis não conseguem obter o alimento nas centrais de abastecimento, vão para os lixões recolher o que podem!!!



Merenda Escolar
A merenda escolar brasileira, vergonha nacional, apodrecendo sem uso, prazo de validade vencido, as crianças sendo alimentadas com alimentos podres. Ou prefeitos desviando a alimentação recebida para comercialização e benefício próprio!



Em várias situações a merenda escolar deixa de ser distribuída aos alunos devido a corrupção dos legisladores. Os desvios vão desde revenda até troca por uísque!


Todo o ciclo precisa ser revisto. Para acontecer uma mudança positiva é necessário que haja uma evolução NOS SENTIMENTOS humanos. As autoridades, a grande mídia precisa ser tocada pela compaixão, pelo pensar global. Por mais surrealista, bucólico, romântico ou piegas que tudo isso possa soar, não se pode parar de falar nisso, pois é SÓ ASSIM que as coisas podem melhorar.



Só a mudança nos sentimentos de compaixão e solidariedade é que pode alterar os níveis de cobiça e sectarismo


Há estudo que mostra que apenas 3 semanas do que se investe em armamentos pode saciar a fome de todo o planeta por 1 ano.




Batatas produzidas sem transgênicos são menores e costumam ser rejeitadas pelos consumidores, que preferem a beleza à integridade


---------
Um vasinho em minha sacada assegura um pé de couve livre de pesticidas! A mudança precisa acontecer dentro de cada um!

-----

Neste momento os congressistas estão reunidos, votando o Novo Código Florestal. O que é o mais desejado pelos ruralistas - agricultores e pecuaristas: Perdoar dívidas de quem desmatou irregularmente, degradando e destruindo a floresta (ou áreas que careciam de preservação). Qual a causa do desmatamento? A produção de alimentos. Alimentos que, um terço deles, são simplesmente jogados fora!
Leia também: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/quanto-de-lixo-ou-o-que-e-lixo-o-que.html


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil











Nenhum comentário:

Postar um comentário