terça-feira, 24 de maio de 2011

FLORESTAR É PRECISO!!! PROJETO FLORESTAR BRASIL

Amazonia - o que antes era floresta, agora é pasto e soja
(Foto Margie Moss)

FLORESTAR É PRECISO!!! PROJETO FLORESTAR BRASIL


Por Marise Jalowitzki
24.maio.2011
http://t.co/EuoyZHM


Minha Primeira Tese de Reflorestamento


Meus 09 anos de idade foram muito marcantes. Descobri-me como ser pensante, agente e reagente de idéias e reflexões. Foi bárbaro perceber que as idéias não tinham fronteiras, que se podia construir e desconstruir com a mesma facilidade.


Foi com essa idade que percebi e internalizei alguns conhecimentos importantes sobre geografia. Estudando o Brasil, ficou notório o quão diferentes eram nossos climas, frio e calor; estações bem demarcadas no sul, extrema aridez e seca no nordeste.


Soube das áreas desérticas e a freira, gorda e de pele muito seca, em seu feio e assustador hábito preto (só ficavam as mãos e o rosto de fora) falava do quanto a terra "não tinha nada". Foram as primeiras noções de desmatamento. Ali, eu e meus colegas soubemos que o Brasil inteiro, ao ser "descoberto" era todo com vasta vegetação e que havia sido a mão humana a responsável pelo quadro de pobreza que assolava a população castigada.


Foi há praticamente 50 anos que arrisquei, em meio à severidade das aulas, a minha primeira tese sobre reflorestamento:


"Se foi a mão do homem quem devastou, pode ser a mão do homem a replantar!"


Fiquei feliz com a minha "descoberta", aquele orgulho ingênuo que toma conta do coração de uma criança quando ela acredita que sua "EUREKA" apareceu para resolver todos os problemas.


A ducha fria não demorou. Com ar cético e reprovador, a freira mestra redarguiu, acenando com a cabeça o quanto era tola e impossível a minha tese:


"Não é fácil assim como tu pensas! O clima está todo mudado, o calor queima as mudas, não há água para irrigar!" - sentenciou a mestra.


"Mas, a partir das áreas que ainda possuem árvores, mesmo que rasteiras, podem ser plantadas mais e mais árvores. Elas, encostadas nas outras que já existem, vão dando sombra e assim por diante! Se cada um de nós plantar um metro de árvores a cada ano, daqui 50 anos teremos quase tudo verde de novo!" - respondi.


Feições de desdém, enfado e ceticismo. Risos dos colegas. Nenhuma palavra a mais. E minha tese/teoria ficou por ali, mesmo.


Ao longo da vida fui recebendo algumas doses de desdém em relação a iniciativas que quis tomar. Nunca consegui me juntar a um grupo que pensasse igual. Fiz um trabalho solitário. Nem sei quantas árvores devo ter plantado em minha vida. Nada de assombroso, que mereça concorrer ao Guiness, mas, por todos os lugares em que pisei, Brasil e dois outros países, sempre deixei "marcas verdes", de castanheiras a araucárias, de ipês a ingazeiros e mais.


Fico feliz em lembrar isso.



As chagas do desmatamento




Aí, dia desses (04 de maio.2011), me concede um comentário o Humberto e apresenta seu Projeto FLORESTAR BRASIL.


Eis o comentário no artigo que fala sobre REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação):


"Cara Marise Jalowitzki.
Parabéns pelo obra. Simples e objetiva.
Gostaria de apresentar-lhe a minha, e penso que é do seu interesse.
Venho articulando um projeto de florestamento com dimensão mundial, e ele pode ser acessado pelo site www.florestarbrasil.com.br .
Meu contato é humberto@florestarbrasil.com.br .
Obrigado.
Até.
Humberto Miguez"


Fui visitar o site e conhecer o Projeto. Logo na página inicial, 03 videos. Todos bons. Olha o teor do terceiro:


Bem, vou deixar algumas palhinhas da Introdução sobre o que o Humberto pensa e como está pleiteando atenção e recursos para implantar Ação Prática em suas maravilhosas, simples e eficazes idéias:


"O inexplicável desinteresse do homem pela floresta

O Brasil é líder mundial em degradação florestal, um atributo difícil de compreender. Como é que um país com tanto potencial para cultivar floresta, na verdade é o seu maior devastador?

Afinal, plantar uma árvore nativa é tão fácil quanto plantar um pé de milho, ou de feijão.

O motivo é o nosso desinteresse pela floresta, pois da forma como ela está inserida em nossas vidas, não nos apresenta nenhum atrativo especial, além da sua beleza paisagística e função ecológica.

O homem do campo não é estimulado a plantá-la. Ele prefere criar o boi, ou plantar o milho e o feijão, pois eles lhe garantem a sobrevivência. Não visualiza o valor econômico e ambiental da floresta, nem a identifica como um meio produtivo capaz de gerar trabalho e renda. Nem ele, nem o resto da sociedade.

Nada contra o boi, ou contra o milho e o feijão, mas é incompreensível que eles não sejam criados, consorciados com a floresta. O boi também gosta de
2
sombra. O milho e o feijão também apreciam o equilíbrio biológico e climático, que vem a seu reboque.

Tudo indica que a atitude do homem do campo só mudará a partir do interesse de toda a sociedade pela floresta. Ele planta o milho e o feijão, porque é o que lhe dá o sustento. Então, para que ele se interesse em plantar floresta, ela também terá que lhe servir ao sustento. E isto só acontecerá a partir do momento em que todos nós percebermos, que a melhor forma de protegê-la é transformá-la em bem de consumo.

Não há nada de errado em consumir floresta, desde que antes ela tenha sido plantada. E inseri-la em nossas vidas é a melhor forma de estimular o seu plantio e a sua proteção."

-------

Por estes dias Humberto Miguez está em Brasília. Foi chamado por um representante da frente parlamentar Brasil União Européia, para apresentação do projeto.
SUCESSO, HUMBERTO!
Estamos torcendo!!


Alpiste, rasteirinho, também é descontaminador do solo. Pode ser plantado juntamente com as árvores.


--------

-----------
Leia mais:

Uma das propostas do Novo Código Florestal é a de perdoar todas as multas por desmatamento ilegal até 2008!!




Ruralistas x Ambientalistas - Novo Código Florestal




-----
Leia também:


- Porque um Grupo de Políticos quer Mudar o Código Florestal - Chega de impunidade!!!  - LINK: http://t.co/6fFGrIf


- Ambientalistas e ONG's são mais organizados do que pensamos - LINK: http://t.co/YobNsv1


-

Desmatamento é chaga difícil de aceitar!
 
O que é REDD, REDD+ e REDD++  Reduções de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal




Novo Código Florestal segue para o Senado - Foto: ação criminosa utiliza os correntões para acabar com a floresta

Não foi o Governo quem perdeu, o Planeta perdeu!



Mais em:
 http://ning.it/gwfVfk

Preservação ambiental e dos animais selvagens

Links sobre Desmatamento, Degradação, atuação do IBAMA, Preservação das Florestas e dos Animais Selvagens, Condições de vida das populações ribeirinhas, Impactos Ambientais, Encontros (títulos ordenados por ordem de publicação)  

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente





compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil





Um comentário:

  1. Prezada Marise,
    OLá!..
    Lindas considerações sobre o "reflorestamento de corações e ações éticas e cidadãs", inerentes às nossas florestas brasileiras...é fundamental refletirmos sempre...na busca constante pela democratização das informações que trazem reconhecimentos dos problemas e soluções educativas para o meio ambiente...
    Continuemos juntos nessa bonita e digna batalha verde!
    **Motivo pelo qual me inspirou escrever o livro infantil: "Vamos preservar nossas florestas"...
    Abraços verdes e vamos nos comunicando ok?..
    Atenciosamente/Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir