sexta-feira, 6 de maio de 2011

Como os humanos sentem a intensidade dos Terremotos

Como sentimos os terremotos - Escala Mercalli - Terremoto Grau IV
 

Como os humanos sentem a intensidade dos Terremotos

Por Marise Jalowitzki
06.maio.2011
http://t.co/FO4u4NT

Alguém aí tem coragem de dizer que nunca pensou no que iria fazer caso tivesse de passar por um terremoto ou alguma tragédia do gênero? Claro que é fácil falar. Na hora, ninguém sabe ao certo o que vai fazer, ou de como vai reagir.

Lembro quando deu aquele ciclone extratropical em Torres-RS, alguns anos atrás. TODOS se assustaram. As pessoas se seguravam nas portas. Houve gritos e pânico. E, felizmente, nenhuma vítima.

Os animais pressentem os terremotos antes que aconteçam. Alguns, demonstram alterações de comportamento até mesmo dias antes do tremor ser percebido pelos humanos. Assim, cabe a nós, e a nossa falha percepção, apenas reagir quando as coisas já estão acontecendo.


Para melhor conhecer os impactos externos e de como devemos nos comportar, Giuseppe Mercalli, um vulcanólogo italiano, estudou o fenômeno e criou uma escala para medir a intensidade de um terremoto, a partir do efeito na terra e nas pessoas e, a partir dali, oferecer a todos nós condições de identificação e ação.




ESCALA MERCALLI


Os primeiros registros de medição de tremores foram feitos por Rossi-Forel, tendo sido aperfeiçoados por Giuseppe Mercalli. Ambos italianos.


Em 1902 nascia a escala Mercalli original. A intenção do vulcanólogo foi dar maior precisão aos conceitos e criar uma divisão entre graus que registrassem
- os efeitos observados sobre os edifícios (na Itália) com as características dos sismos, especialmente a aceleração e a amplitude do movimento
- os efeitos sobre as pessoas.


Ao longo do tempo houve múltiplas alterações, algumas de natureza local ou regional, visando a sua adequação às características construtivas dos edifícios de determinado país ou região. Outras, visaram melhorar a correlação entre as características dos terrenos (geofísicas) dos sismos e os seus efeitos.  

Giuseppe Mercalli



Chegou-se à chamada Escala Mercalli Modificada.
A Escala Mercalli Modificada é utilizada para determinar a intensidade de um sísmo a partir dos seus efeitos sobre as pessoas e sobre as estruturas construídas e naturais  


Os efeitos de um sismo são classificados em graus classificados de I a XII.
O grau I corresponde a um tremor não sentido pelas pessoas, e o grau XII à alteração calamitosa do relevo da região afetada.








NOSSAS REAÇÕES FRENTE A UM TERREMOTO


Assim, podemos entender a graduação dos terremotos da seguinte maneira:
Escala Mercalli mostra Terremoto de magnitude III



I     - As vibrações são registradas por instrumentos, mas não são sentidas pelos seres humanos.


II    - Pessoas mais sensíveis sentem um leve tremor, principalmente estando em repouso e em andares altos. Objetos delicados suspensos por fios balançam ou pouco.


III   - Um maior número de pessoas dentro das habitações sente o tremor, como se fosse um caminhão pesado passando pela rua. Objetos pendurados balançam.


IV  - Praticamente todas as pessoas sentem os tremores. Quem está dormindo, acorda. Vidros e louças tilintam, bem como as janelas. Pode-se ouvir o barulho das paredes rachando. Todos os sentidos ficam em alerta.


V   - Todas as pessoas sentem os tremores. Pratos e demais objetos caem. O reboco das paredes, em determinadas partes, se solta e cai. Pessoas sentem o temor do desconhecido. Insegurança.


VI  - Os móveis saem do lugar. As pessoas se assustam e muitas correm para as ruas. É difícil manter-se em pé e caminhar. Estruturas, incluindo edifícios, oscilam e algumas desmoronam.


VII - Todas as pessoas correm para as ruas. Além dos edifícios que racham e desmoronam, as rachaduras e fendas no solo (incluindo ruas e calçadas) aparecem e se estendem. Pedidos de socorro. Soam os sinos das igrejas.


VIII- Alarme geral. Ninguém mais sabe o que fazer. Mais estruturas continuam a desabar. Nervosismo e gritos de alguns.


IX   - Início de pânico. Tubulações subterrâneas se rompem. Areia e lama brotam das profundezas do solo.

X   - Pânico geral. Somente as edificações mais sólidas permanecem em pé (ou parte delas). Grandes deslizamentos de terra dos morros.


XI  - Pânico geral e intenso. Canalizações completamente danificadas. As fendas no chão aumentam. Pontes, viadutos e vias elevadas vêm abaixo.


XII - Destruição total. Topografia alterada. Ondas no chão. Pessoas e objetos são arremessados para o alto. É o apocalipse.


Oxalá nenhum de nós tenha de passar por uma situação assim aflitiva.
Se assim não for, o que fazer além de rezar?
Há situações em que temos de nos entregar ao que está por vir.
Como ao viajar de avião. Uma verdade se impõe: estando nas alturas, de nada adiante temer. O que irá acontecer, irá acontecer de qualquer jerito, com ou sem medo.

Lembro dois personagens do desastre no Japão:
- Aquele senhor que discorria sobre a pouca valia dos manuais preventivos. Resumia ele: "Quem lembra dos manuais na hora do pânico?" e
- Aquele senhor que, tudo caindo, pessoas correndo de dentro dos prédios desabando (o que não é recomendável) e ele, no meio da rua, tocando violão, cantando e sorrindo. Podia ser um louco, sim. Podia estar em estado de choque, sim. Mas que foi uma cena tocante, foi. Alguém mais viu? Foi em uma reportagem global.

Entre nós, já comentamos: Em qualquer circunstância mais dramática, é se abraçar, dizer de nosso amor, muito, desejar ao outro muita paz e se entregar.

Terremoto em Paganica - Itália - 09.abril.2009
 Sapos bufo-bufo deram sinal

----
Sapos previram terremoto em L'Aquila - Itália (06.abril.2009) - Sapos preveem terremotos - Link: http://t.co/k1rCcq8
-----

Fontes:
http://www.brasilescola.com/brasil/terremotos-no-brasil.htm (Prof. Wagner de Cerqueira e Francisco)


-----
Leia também sobre a relação entre ocorrências de terremotos e extração petrolífera:
É minha convicção de que a ocorrência de sismos tem direta relação com escavações de petróleo (Veja link: http://t.co/998Dw63 ). Espero que, pelo menos, os órgãos competentes (incluindo a Petrobras), crie novas estações de monitoramento nas outras regiões da costa brasileira onde também estão sendo intensificadas as instalações das plataformas para exploração em águas profundas.
------

Há momentos em que só nos resta aceitar


------
Mais sobre Tremores de Terra no Brasil:  http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/tremores-de-terra-e-outros-eventos.html

Tremores de Terra continuam aumentando no Brasil



Tremores de Terra e outros eventos sísmicos e climáticos no Brasil

Por Marise Jalowitzki
04.novembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/tremores-de-terra-e-outros-eventos.html

-----------






Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário