sexta-feira, 1 de abril de 2011

MPF do Pará processa BBRASIL e BASA por financiar desmatamento da Amazonia


Banco do Brasil e Banco da Amazonia são processados pelo MPF por financiar desmatamento da Amazonia



Dinheiro público financia o desmatamento da Amazonia - MPF - Ministério Público Federal do Pará processa BBRASIL e BASA


Por Marise Jalowitzki
01.abril.2011
http://t.co/rOJjNU6


Faz tempo que festejo a existência do Ministério Público Federal, que aprece ser o único órgão brasileiro realmente lúcido! E atento ao que acontece DE VERDADE em nosso país. Tem sido assim sistemicamente, especialmente no PARÁ, no CEARÁ e em RONDONIA, onde os desmandos em relação à floresta, questões ambientais e sociais parecem estar se avolumando. Ou, senão, para lá o olhar do MPF está mais atento.


VIVA! MPF do Pará processa BBRASIL e BASA, por terem concedido financiamentos com dinheiro público a fazendas com irregularidades ambientais e trabalhistas no estado do Pará. Agora, o BB e o Banco da Amazônia terão que responder ações civis públicas ajuizadas pelo Ministério Público Federal.


Foram mais de 90 bilhões em empréstimos para atividades rurais na Amazônia Legal, entre 1995 e 2009. O MPF obteve tais dados públicos junto ao Banco Central, demonstrando que deste montante, mais de 92% vem de bancos públicos.


E mais: Além do BB e BASA, também o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o Orçamento Geral da União (OGU) financiaram dinheiro público para a atividade rural na região amazônica. É desses dois últimos que o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Social tira recursos para financiar a produção agropecuária.


TUDO INVERTIDO! Tudo às avessas! Se não fosse o MPF, haveria razão de se ter alguma lei "no papel" nesse país?


E a investigação do MPF contemplou apenas 55 municípios paraenses! Foi uma pesquisa por amostragem, levando em consideração os tops em desmatamento dos últimos anos.


Quais os pré-requisitos que o BB e BASA parecem requerer para concessão de empréstimos: que os fazendeiros e empresas cometam diversas irregularidades ambientais e apresentem até casos de trabalho escravo!!!
Sim, pois é isso que o MPFencontrou no histórico dos que recebram os empréstimos!
 O BBrasil emprestou um total de 8 milhões de reais para 55 fazendeiros nestas condições.
O Basa liberou mais de 18 milhões, em 37 empréstimos, para fazendeiros que cometeram o mesmo tipo de delito.


Crimes ambientais são correntes no Pará. É hora de acabar com isso!

A nossa torcida é para que a Justiça acolha os pedidos de processos do MPF, que vão assinados por nove procuradores da República que atuam no Pará! Em caso positivo, os bancos terão de pagar indenizações por danos à coletividade.


Os procuradores pedem, também, mudanças estruturais na concessão de financiamento da atividade rural na Amazônia. Entre elas:


- que o Basa e o Banco do Brasil invertam suas prioridades, deixando de emprestar dinheiro para produtores irregulares (básico! é o mínimo! é a "lei"!)
-  que tais bancos implementem política de juros reduzida para produtores de municípios ambientalmente responsáveis (devia de ser a razão própria da existência de tais bancos!)
- e que o BB e BASA incentivem o licenciamento ambiental das propriedades.


O Incra pode ser obrigado a emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e a manter um banco de dados atualizado sobre a situação fundiária da região, obrigação que já existe em lei desde 1972 mas nunca foi cumprida pelo Instituto!


Em um país que prima pela impunidade, mais uma vez PARABÉNS AO MPF DO PARÁ! Procuradores, a atenção de milhares de brasileiros está voltada a vocês! Que vença a Justiça dos Justos, pois as leis parecem estar de olhos moucos para tanto desvio e desfaçatez.


O QUE VOCÊ PENSA DISSO QUANDO ASSISTE AOS MELODRAMÁTICOS COMERCIAIS TELEVISIVOS DE TAIS BANCOS?


(Em tempo: alguém me pergunta o que é "desfaçatez". Respondo: FALTA DE VERGONHA!)



---------
Leia matéria na íntegra:
http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/2011/04/01/mpf-processa-bb-e-basa-por-financiarem-desmatamento-na-amazonia/


----------





Leia mais sobre Preservação, Desmatamento e Condições do Planeta - Link: http://ning.it/gwfVfk


Preservação ambiental e dos animais selvagens






Pra ter opinião, tem de conhecer!


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Ecologista, especialista em Desenvolvimento Humano,
pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário