segunda-feira, 18 de abril de 2011

Fukushima Daiichi. Crise nuclear no Japão só ficará sob controle no final do ano



Reconstrução do nordeste do Japão vai custar 207 mil milhões de euros


Fukushima Daiichi. Crise nuclear no Japão só ficará sob controle no final do ano

por Sara Sanz Pinto, Publicado em 18 de Abril de 2011
A Tepco anunciou o plano de trabalhos, que passa por controlar fugas de radiação e arrefecer reatores

A empresa responsável pela central nuclear japonesa de Fukushima Daiichi disse ontem que espera ter a crise nuclear sob controle no final do ano. Desde o sismo de 11 de Março e consequente tsunami que a Tokyo Electric Power Co (Tepco) tenta controlar os níveis de radioatividade - que já atingiram valores históricos. Segundo a empresa, os objetivos são dominar a evasão de radiação nos próximos três meses e arrefecer os reatores nucleares nos próximos nove. A Tepco disse ainda que planeja cobrir o edifício dos reatores que ficou danificado pela catástrofe responsável por cerca de 14 mil mortos e semelhante número de desaparecidos.

O plano de trabalhos foi apresentado no mesmo dia em que a secretária de Estado norte- americana, Hillary Clinton, visitou Tóquio e garantiu o "firme apoio" dos Estados Unidos à reconstrução do Japão. O governo nipónico e os Estados Unidos anunciaram uma iniciativa público-privada para a reconstrução do Nordeste do país. "O Japão vai apresentar o seu plano de reconstrução e gostaríamos de cooperar com os Estados Unidos e outros países a fim de o pôr em prática rapidamente", afirmou o ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Takeaki Matsumoto, aos jornalistas.

Ainda na sexta-feira, os níveis de radiação verificados no mar perto do reator 2 aumentaram e, segundo a BBC, em meia hora os trabalhadores da central estiveram expostos a uma radioatividade quatro vezes superior ao nível máximo permitido por ano. Por outras palavras, os níveis de radiação registados naquela zona foram 6500 vezes superiores ao limite legal.

O presidente não-executivo da Tepco, Tsunehisa Katsumata, disse ontem, em conferência de imprensa e após apresentar o plano para controlar a crise nuclear, que a empresa estava a fazer "tudo o que está ao seu alcance para impedir que a crise se agrave". O governo japonês exigiu à Tepco um calendário para solucionar a crise, que já é considerada tão grave como o acidente de Chernobyl, em 1986.

De acordo com a BBC, a reconstrução do Nordeste japonês vai custar cerca de 300 mil milhões de dólares (207 mil milhões de euros), tornando a catástrofe de 11 de Março a mais cara da história.


 
Fonte: http://www.ionline.pt/conteudo/117910-fukushima-daiichi-crise-nuclear-no-japao-so-ficara-sob-controlo-no-final-do-ano
Leia mais:
Detalhes da tragédia que assolou o Japão


Japão e Chernobyl nível 7!!!
http://t.co/jbksFiU

Nenhum comentário:

Postar um comentário