quarta-feira, 6 de abril de 2011

É Chique lutar pela Floresta!


Preservação ambiental é causa de todos

É Chique lutar pela Floresta!


Por Marise Jalowitzki
06.abril.2011
http://t.co/6eYQAX6

Lá pelos idos de 80 era coisa de maluco falar em preservação, não ao desperdício, economia de energia, energias renováveis, novas formas de sustentação, não as desmatamento e tantas outras ações que, hoje, são assunto comum. Tema de escola. Pesquisas em diferentes âmbitos e graduações.

Em meus cursos de desenvolvimento humano, costumava usar os dois lados da folha de flipchart e recebia gozações por isso. "A consultora é mão fechada!" - diziam. "Se cair em um lago com um sonrisal na mão, ele chega do outro lado seco!" - e coisas do gênero. Eu explicava que, a cada 10 folhas daquelas, uma pequena árvore perdia a vida. Poucos entendiam. Era mais fácil ironizar.

Hoje, para muitos, as coisas são encaradas de uma maneira muito mais realista. Poucos são os que ainda acham que "é papo de ambientalista" as mudanças no clima, o aquecimento global, a necessidade de preservar as fontes naturais de vida, parar com a fantástica e desastrosa demanda de lixo. Ainda bem.

Quando aconteceu o 2º Fórum Mundial da Sustentabilidade, em Manaus, no final de março, Cameron (Avatar) levou Schwarznegger (Exterminador) para conhecer a realidade do Xingu e ouvir os apelos do povo indígena para parar Belo Monte. A intenção de construir a hidrelétrica no Pará, que vai rasgar ainda mais a floresta amazônica PRECISA ser substituída por energias limpas e renováveis.

Já chega o que aconteceu em Rondônia, com Santo Antonio e Jirau e tantas outras hidrelétricas que pipocam pelo país, em irrefletidas ações de uma filosofia governamental que não leva em conta a sustentabilidade.

Schwarznegger fica se achando em tantas coisas, mas nas questões de sustentabilidade, tá dentro.

Schwarznegger é canastrão em várias coisas, mas, na questão da sustentabilidade, ele mostra convicção.


"Ele foi inspirador ao mostrar, com humor e uma surpreendente humildade, o que uma boa governança pode fazer pelo meio ambiente." (Dubner)


O ator e ex-governador da Califórnia foi enfático ao sugerir que temos que pensar em tornar o tema mais “sexy” e menos catastrófico para o consumidor final. A abordagem das energias limpas, da sustentabilidade, do não ao desmatamento, precisa de uma abordagem mais "chique", não de piedade ou de revolta.

"Tem de ser CHIQUE defender a floresta!" - diz ele. E é verdade. A mídia está apelando em tudo que é comercial para o tema da preservação. Aqui em Porto Alegre tem até um sorteio semanal que, para aumentar as vendas das cartelas, está apelando para o direcionamento de um percentual para "ajudar a amazônia"... Muita especulação, sim! Mas, também, em paralelo, uma forma de se falar nisso, de conscientizar, de ser "moderno".

Medo de que os EUA e as superpotências tomem o nosso território? Que o governo brasileiro se organize!



Mais adesões explícitas à Causa Verde


A Igreja Católica, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assumiu com clareza uma posição contrária ao agronegócio, às modificações do Código Florestal Brasileiro e à instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu, no Pará (Correio Braziliense, 10.03.2011).


A Campanha da Fraternidade deste ano trata expecificamente da questão ambiental. Em todas as instituições privadas de ensino, no Brasil, pertencentes ao catolicismo, as aulas de religião, que acontecem, pelo menos, uma vez por semana, abordam temas como desmatamento, população indígena, valores éticos, o próprio Código Florestal, preservação da fauna e flora, etc. Trabalhos, pesquisas, debates e até peças de teatro estão sendo incentivados nos alunos do ensino fundamental e médio.


----------
Leia mais sobre Belo Monte e a Causa Verde - Link: http://ning.it/gzWrbi
----------
Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil










-----

Nenhum comentário:

Postar um comentário