quinta-feira, 21 de abril de 2011

Angélica, em Viamão - Mãe Angélica, exemplo de amor e perseverança!

Menino Jonas Emanuel de Viamão-RS e sua Mãe-Guerreira Angélica

Em Viamão - Mãe Angélica, exemplo de amor e perseverança!


Por Marise Jalowitzki
21.abril.2011
http://t.co/WqrAJnp


Olha, nos últimos dias, escutamos tantos casos de mães que largam, sem nenhuma hesitação, seus bebês recém nascidos em cestos de lixo, em containers de lixo, em riachos de esgoto, em banheiros públicos, em cestos de hospitais, tantos fatos horrendos de pessoas que consideram o fruto de seu próprio ventre, um objeto descartável, um lixo.


Hoje ainda me emocionei com o catador que chegou perto do container e, ao ver um bebezinho enrolado em um saco de lixo, saiu correndo, nervoso, apalermado, emocionado, para pedir ajuda e socorro.


Cenas difíceis de esquecer, mais difíceis ainda, de entender. Como pode haver tanta diferença entre pessoas, em um mesmo planeta, pertencendo a uma única espécie que denominamos de "humana".


Agora, o que escutei hoje ao meio dia, mexeu ainda mais comigo.
Angélica foi um bebê adotado, com alguns dias de idade. Hoje é uma mulher de 54 anos, que saía com as amigas para dançar, usava roupas alegres e tinha uma vida social intensa. Há poucos anos, resolveu também adotar uma criança, como forma de reconhecimento ao que havia recebido de amor e compreensão de seus pais adotivos.


Angélica, de Viamão-RS, adotou um menino recém nascido, cobrindo-o de carinho e afeto. Jonas Emanuel. Quando chegou a época de o menino começar a andar, caminhou, bonitinho, cambaleante, como toda criança ao ensaiar seus primeiros passos. Pouco tempo depois, porém, não conseguiu mais se sustentar e hoje está permanentemente em uma cadeira de rodas. Cadeira de rodas velha, que já está dando sinais de que não vai aguentar muito. O menino está pesado, tem mais de 30 quilos. Difícil de colocá-lo e retirá-lo da cadeira de rodas.


À medida em que a reportagem vai avançando, vão aparecendo mais e mais informações do drama imenso que esta mãe está absorvendo por inteiro. Aos 9 meses, o menino Jonas Emanuel teve a primeira convulsão.

O menino, além de ataxia (a doença que o impede de caminhar), também tem:
- autismo
- epilepsia
- encefalopatia crônica
- paralisia cerebral moderada
- vai usar fraldas a vida toda.
- não tolera lactose, por isso precisa receber leite de soja na mamadeira.


Durante o dia fica sempre mais calmo. Uma carinha linda. Após as 18 horas, conforme relata a mãe, começa a ficar nervoso, inquieto e agressivo. Irritado e nervoso, passa as noites em claro.


Ela chora, pois diz que preferia ser ela a passar por todas essas doenças e problemas, ao invés dele.
"Eu entenderia" - diz ela. "Ele é pequeno e não entende!"


Sem titubear, reafirma a decisão de ficar com o garoto, Jonas Emanuel, cuidar dele até sempre. Demonstra fé de que vai conseguir:
- auxílio de pessoas que possam e queiram ajudar financeiramente.
- perseverança para fazer o melhor!!


Mulher guerreira, na mais elevada acepção da palavra!


Em um mundo onde o descarte do "incômodo" já virou rotina, ela assume um filhotinho que adotou como seu e faz o que pouquíssimos fazem: exercita o amor incondicional o tempo inteiro!


Olha a força deste video:
http://mediacenter.clicrbs.com.br/rbstvrs-player/45/player/178976/ja-mae-larga-o-trabalho-para-se-dedicar-ao-filho-portador-de-deficiencia-21-4-2011/1/index.htm



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora e pós graduada em RH, pela FGV.
International speaker pela FGV-RJ
compromissoconsciente@gmail.com
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário