quinta-feira, 17 de março de 2011

Obama no Brasil - O simbolismo do encontro do primeiro negro presidente dos EUA com a primeira mulher presidente do Brasil - Parte 2

Obama se concentra para dar um belo discurso na Cinelandia

Obama no Brasil - 20 de março de 2011


O simbolismo do encontro do primeiro negro presidente dos EUA com a primeira mulher presidente do Brasil



Por Marise Jalowitzki
16.março.2011
http://t.co/KcaB6Hx


Está chegando ao Brasil o primeiro presidente negro dos EUA (coisa que fez parte do sonho norte-americano e mundial).

Ah: não hão de faltar as embaixadinhas para as câmeras do mundo todo (a bola já está reservada), comenta-se que também haverá um rebolado com passistas e uma visita a favelas - desta vez, a Cidade de Deus!!! Igualzinho como aconteceu com Clinton, em 1997.


Clinton e a famosa embaixadinha,
na Mangueira, em 1997



Clinton realiza embaixadinha e celebra com Pelé


Obama quer construir uma ponte cultural simbólica com Brasil


Sem desprezar o lado econômico, duas especialistas do Council on Foreign Relations, influente centro de estudos de Washington, destacaram nesta terça-feira, em teleconferência, o aspecto simbólico da primeira visita de Barack Obama à América do Sul.

Ao discursar em praça pública no Rio, assistir a uma apresentação de capoeira na icônica Cidade de Deus e fazer no Chile o primeiro pronunciamento aos latino-americanos desde a Cúpula das Américas de 2009, Obama tentará construir uma "ponte cultural" entre os EUA e a região, disse Julia Sweig.

"Seu aceno aos brasileiros na favela ajudará a convencer o Congresso dos EUA a reduzir as tarifas sobre o álcool brasileiro? Não sei. Mas pode começar a ajudar [a presidente Dilma] Rousseff a explicar para seu público interno por que é do interesse do Brasil se conectar aos EUA", exemplificou.

Sweig, que acaba de se reunir em Brasília com autoridades do governo, também  apontou o simbolismo do encontro do primeiro negro presidente dos EUA com a primeira mulher presidente do Brasil.
------------
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário