segunda-feira, 21 de março de 2011

Para onde vai o lixo que a tsunami trouxe? Japão tragédia


Japão - tsunami  2011 - onda gigante plena de lixo


Para onde vai o lixo  que a tsunami trouxe? Japão tragédia

Por Marise Jalowitzki
21.março.2011
http://t.co/2j4gp9j

Um dos visitantes a esse blog perguntou: Para onde vai todo aquele lixo? - referindo-se à onda gigante, plena de entulho, que inundou a costa japonesa, em uma visão de assombrar. Pelo tamanho, pela devastação que causou, pelo lixo que trazia consigo.

A resposta é terrível.
O lixo ou fica boiando, matando os animais que dele se alimentam (peixes e tartarugas são as maiores vítimas) ou volta ao fundo do mar; ao se depositar, aumenta o nível da agua. Pelos detritos (principalmente o plástico) aquece a água (aumento da temperatura).

Aumentando a temperatura da água, ela se evapora mais rapidamente, formando mais nuvens. Chove mais e em maior quantidade. Gera mais enchentes!

No mundo todo!
Ciclo interminável de desgraças.

No mundo todo!
O "fenômeno" anti-natural é provocado por todos nós, cada palito de picolé deixado na areia da praia, cada saquinho plástico jogado fora, cada garrafa displicentemente atirada em qualquer canto, papel de bala, pacotinho de salgadinhos, até as televisões velhas, os sofás, os colchões, os armários e todas essas coisas vergonhosas que são encontradas nos leitos dos rios, açudes, riachos, córregos e oceanos.

 
No Brasil só 1% do lixo não degradável é reciclado.

 
- O resto acaba contaminando lençóis freáticos, contaminando a água, os alimentos produzidos nos campos, indo para o mar, matando os animais aquáticos. 


Por falta de leis, ou o cumprimento delas, por falta de conscientização e fiscalização, a maioria do lixo acaba sendo descartado nos rios e mares - só 1% é reciclado

É o "nosso" lixo de cada dia que cria toda essa imundície e ajuda a aumentar os níveis no aumento da temperatura hídrica. Isso sem mencionar os desastrosos efeitos das emissões industriais de gases tóxicos (os GEE - gás de efeito estufa).


Qual o futuro nester mar de lixo que construímos todos os dias?


O descaso é geral.
A irresponsabilidade é geral.
A desgraça começa para alguns, acaba atingindo todos.

Diga NÃO às usinas nucleares!!!



Mais em:

Detalhes da tragédia que assolou o Japão



Japão e Chernobyl nível 7!

Link: http://t.co/jbksFiU











Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente





Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil





3 comentários: