sexta-feira, 18 de março de 2011

Jirau - O que a Isto É Dinheiro publicou hoje não corresponde à realidade

Populações vizinhas à Jirau vive dia de pânico com a invasão dos trabalhadores expulsos da Usina

Jirau - O que a Isto É Dinheiro publicou hoje não corresponde à realidade

Por Marise Jalowitzki
18.março.2011
http://t.co/RYTOm35

Será que por ser Brasil do tamanho de um continente, novamente os fatos serão contados como prefere a mídia e os governantes?

Isto é Dinheiro: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/51998_GOVERNO+FEDERAL+INTERVEM+EM+JIRAU

Transporte dos empregados
"Usando pelo menos 300 ônibus, a construtora retirou para a capital, Porto Velho, seus 19 mil trabalhadores dos canteiros nas duas margens do Rio Madeira, paralisou tudo e não tem prazo para a retomada das obras."  

"Roberto Silva, gerente de Relações Sindicais e Trabalhistas da Camargo Corrêa, admitiu ao Estado que "a cidade não comporta tanta gente" e que a solução foi pagar transporte terrestre e aéreo para os trabalhadores que pedem para voltar ao estados de origem. A empresa estava usando prédios do Sesc e do Sesi para acomodar algumas centenas de operários."

O que aconteceu de verdade:
O COE - Comando de Operações Especiais entrou no canteiro de obras em 18.março.2011 e deu ordem de evacuação de 10 minutos para todos deixar o local. A PM utilizou tiros de borracha e bombas de efeito moral para que os trabalhadores que ainda estavam na obra saíssem. Em pânico, pegaram o que puderam e saíram para a estrada. Muitos não conseguiram pegar seus pertences. Alguns conseguiram carona em caçambas, carros e caminhões. Outros, às centenas, foram para a BR a pé, dirigindo-se para as duas cidades próximas - Jaci Paraná e Nova-Mutum Paraná. Os habitantes dos dois municípios passaram o dia em pânico, com a cidade invadida por milhares de trabalhadores que, sem saber o que fazer, acabaram dirigindo-se a pé para Porto Velho, onde chegaram ao final da tarde.

"Tiramos o que pudemos" declarou Jardel Moraes, trabalhador do Maranhão, que estava 6 meses na obra de Jirau.

As autoridades fizeram reuniões, a secretaria anunciou que convocaria 300 policiais do interior do Estado e que há noite de ontem (18) deveriam chegar 100 homens da Força de Segurança Nacional (nos noticiárioss globaisd foram anunciados 100 + 600, que já teriam chegado naquele dia.

No início da tarde, os trabalhadores, a pé, começaram a chegar na capital Porto Velho. Alguns conseguiram carona, a maioria aventurou-se a pé pela BR-364, son o sol escaldante. Os trabalhadores esperam providências. Outros procuram voltar como podem para suas cidades de origem.

-------
Em outro artigo, neste blog, hoje, 18.março.2011, Marcelo Pereira deixou o comentário:
Parabéns pelo texto consciente. Porto Velho hoje é um barril de pólvora. As pessoas da cidade estão trancadas dentro de casa com medo de uma iminente explosão de revolta. Há cerca de 3 mil trabalhadores "acampados" no pequeno Ginásio de esportes dp Sesi com apenas 2 mil colchoes para dormir. Pode faltar comida, água e banheiros para toda essa gente. Há o relato da tentativa de saques a supermercados locais. A ganância dessas mega-empresas podem gerar um dano irreparável à já sofrida população dessa cidade.


Brasileiros, não desviem os olhos da realidade de Jirau e Santo Antonio.

Pois é bem assim que acontece: o governo libera precipitadamente a construção, ganha os recursos prometidos, as empreiteiras façam o que querem e a população, como sempre, paga com sua angústia.

DIVULGUE, ENGAJE-SE, INTERFIRA, MANIFESTE-SE!

Para saber sobre os motivos que levaram à rebelião, acesse:

Denúncias sobre Condições de Trabalho nas Hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio -  http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/03/denuncias-sobre-condicoes-de-trabalho.html

Acidentes de Trabalho com morte são ocultados em Jirau e Santo Antonio - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/03/jirau-denuncias-sobre-acidentes-com.html

Fatos que contribuíram para o conflito - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/03/fatos-que-contribuiram-para-o-conflito.html

Link-fonte para este artigo: http://www.diariodaamazonia.com.br/diariodaamazonia/index2.php?sec=News&id=9283

---------
C/cópia ao Le Monde
--------
Vários artigos sobre a construção das Hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio, no Complexo do Rio Madeira - Rondônia - LinK neste blog: http://ning.it/gFqh42
------

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente





Escritora, pós-graduação em RH pela FGV, international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário