terça-feira, 8 de março de 2011

Imóveis desocupados e Programa Minha Casa, Minha Vida - Cortes no PAC - Qual o parlamentar que irá desfraldar esta bandeira?


Procura-se parlamentar que levante a bandeira do Programa Minha Casa, Minha Vida incluindo imóveis usados para aquisição e financiamento


Imóveis desocupados e Programa Minha Casa, Minha Vida  


Por Marise Jalowitzki
08.março.2011

Em 13 de dezembro.2010 publiquei um artigo com "quase" o mesmo título. Agora, que o corte de 5 bilhões do Programa Minha Casa, Minha Vida2 está confirmado, creio ser pertinente retomar a questão. 

No Brasil há mais de 6,07 milhões de domicílios vazios, segundo resultado do Censo 2010, incluindo os que estão em construção.

A idéia de proporcionar a aquisição desses imóveis usados, contando com os empréstimos da CEF é uma idéia bastante interessante, pois o governo passa a receber os impostos eventualmente em atraso (IPTU).

O abandono e a falta de conservação deixa de existir.

E, o mais importante: a população terá mais acesso à moradia, a ter a casa própria e mais: em locais mais favoráveis do que aqueles em que comumente são construídas as novas vilas populares, geralmente em bairro de periferia, longe do centro - e do local de trabalho.

Quando houve o reajuste do valor do financiamento do Minha Casa, Minha Vida, elevando para 170 mil o valor máximo dos imóveis, muito trabalhador suspirou, desapontado, pois isso levaria a prestações mais altas, ou a imóveis mais humildes. Hoje, aqui em Porto Alegre, um apartamento sem estacionamento, de 2 quartos, standart, usado, em bairro popular está, em média, 130 mil (valor máximo original do MCMVida).  

Os mais de seis milhões de domicílios vazios supera em cerca de 200 mil o número de habitações que precisariam ser construídas para que todas as famílias brasileiras vivessem em locais considerados adequados. Atualmente, a procura é de 5,8 milhões.

Marise Jalowitzki
Escritora, pós-graduação em RH e international speaker pelo IFTDO-EUA
compromissoconsciente@gmail.com
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com/
Porto Alegre - RS - Brasil

-----------

28.fevereiro.2011
http://www.jusbrasil.com.br/politica/6657945/corte-no-orcamento-tira-r-18-bilhoes-de-investimentos-inclusive-do-pac
(...)
A informação foi dada pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Belchior, ao detalhar o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União . Nem mesmo o Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC) foi poupado. (...)

Miriam Belchior admitiu uma redução de R$ 5 bilhões nos recursos previstos para o programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida 2", que faz parte do PAC e que ficará, agora, com orçamento de R$ 7,6 bilhões contra os R$ 12,7 bilhões aprovados pelo Congresso anteriormente. O PAC tinha uma verba original de R$ 40,06 bilhões.
.
Diante disso, o Ministério das Cidades, que responde pelo programa "Minha Casa, Minha Vida" foi um dos mais punidos pelo ajuste, com uma queda de despesas de R$ 8,577 bilhões - maior valor nominal e que equivale a 59,4% do montante aprovado pelo Congresso para a pasta em 2011.
------------

Artigo original:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/casas-vazias-e-programa-minha-casa.html

Imóveis desocupados e Programa Minha Casa, Minha Vida - Resultado de Censo - 2011: Cortes no PAC

Por Marise Jalowitzki
13.dezembro 2010

Sempre tive o freio de mão puxado em relação ao Programa Minha Casa, Minha Vida.
- As habitações construídas em áreas distantes de onde os trabalhadores tem suas atividades
- Por deixar a desejar em questões de infraestrutura, inclusive do entorno
- Por não haver uma supervisão condizente para quem, efetivamente, são destinadas as moradias
- Por serem construídas em cimento e concreto, sem levar em conta a questão da poluição, sem utilizar materiais ecologicamente corretos
- Por continuar com contratos eternos, com as empreiteiras "conhecidas", sem dar espaço para as novas tecnologias limpas.


E, principalmente, pela questão do abandono de tantos imóveis vagos que estão pipocando em todo o país, sem uma política de incentivo para ocupação.

Esse tema chegou a ser aventado pelo então candidato Plinio Arruda, sendo descartado pela então candidata e agora eleita presidenta Dilma.

Com a confirmação, também pelos órgãos governamentais, da contenção de todos os investimentos previstos para 2011, desacelerando o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento - não será o caso de retomar a pauta e reconsiderar a questão?

Sim, pois com todos os imóveis vazios que há no país, atrasos possíveis em pagamento de IPTU, abandono e falta de conservação, seria unir o útil ao necessário, resolvendo mais de um problema ao mesmo tempo.




Tem-se agora o resultado do Censo 2010 sobre o número de Casas Vazias: são pouco mais de 6,07 milhões de domicílios vagos, incluindo os que estão em construção.

Essa quantidade supera em cerca de 200 mil o número de habitações que precisariam ser construídas para que todas as famílias brasileiras vivessem em locais considerados adequados, que hoje representam 5,8 milhões.


A resposta do Ministério das Cidades, porém, não foi nada alentadora. Repetiu, apenas, o que já foi divulgado anteriormente:
- que o governo federal criou no ano passado o programa Minha Casa Minha Vida visando a reduzir o déficit habitacional brasileiro em 1 milhão de unidades.
- não comentou a diferença entre o número de imóveis vazios e a demanda por moradia no País.
- que a construção de 816 mil casas já foi contratada.
- que 40% serão destinadas a famílias com renda mensal até R$ 1.395.

Ponto.

 





Seja para equilibrar situações, seja para resolver situações extremas como esta da foto é preciso fazer acontecer.


Quem vê um ser humano morando em um bueiro, por exemplo, pode considerar uma exceção, uma "coisa de louco", um "morador de rua", um "vagabundo", mas não é sempre assim, assim apenas, não.


Principalmente nas grandes capitais é cada vez maior o número de pessoas que, para estar próximas à sua ocupação (geralmente catadores de lixo reciclável), se sujeitam a viver em qualquer ambiente.

 


São pessoas que se submetem a essa situação degradante durante cinco, seis dias por semana e, ao final de semana, vão juntar-se a sua família, que mora um pouco mais decentemente, em um bairro distante.O bueiro é mais seguro do que o viaduto.

Nos viadutos é preciso estar em grupos, grupos que se protegem: enquanto uns dormem, outros vigiam, para fugir de assaltos, ataques e, muitas vezes, assassinatos, como os que ouvimos recentemente em Alagoas, onde a ação criminosa estava em série. Com certeza, o problema não foi resolvido. Apenas saiu da mídia.



Qual o parlamentar que irá desfraldar esta bandeira?


--------------------
Links relacionados ao tema, neste blog:
Programa Minha Casa, Minha Vida


http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/porque-nao-sou-adepta-ao-programa-minha.html

http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/construtoras-campanha-eleitoral-e-minha.html

http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/minha-casa-minha-vida-luz-solar.html

http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/planejamento-urbano-e-construcao-civil.html
----------
Link que concedeu os dados do Censo 2010 sobre Casas Vazias:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4838950-EI306,00-Censo+numero+de+casas+vazias+supera+deficit+brasileiro.html
-----------

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário