quinta-feira, 17 de março de 2011

Hidrelétrica de Jirau - Progressão da violência

No conflito de março.2011, houve muita destruição. Da sala de TV, somente a placa permaneceu.

Hidrelétrica de Jirau - Progressão da violência
Parte 4


Por Marise Jalowitzki
17.março.2011
http://t.co/s7W7Jpk


Denúncias de assassinatos durante a rebelião de 15.março.2011 - Fatos que carecem de profunda investigação

A briga não teria sido apenas uma briga. Teria resultado em assassinato.

Um cidadão que se identifica como José Gomes pede apuração sobre morte de 02 mulheres e 03 homens no conflito, totalizando 5 mortos. Outra cidadã comenta que o trabalhador que se envolveu na briga (barrageiro) com o motorista foi morto, o que detonou toda a revolta.

A população ribeirinha, o povo indígena (sempre esquecido e humilhado) e os trabalhadores que chegaram para trabalhar no canteiro de obras da hidrelétrica de Jirau, precisam contar com a segurança prometida pela Camargo Correa (consórcio de Energia Sustentável ), assinada em contrato. A segurança é uma das condicionantes.

Paradoxalmente, há registros de excesso de violência por parte de determinados policiais em relação à população.

É necessário que alguma autoridade se mobilize para acompanhar a situação mais de  perto.

O povo humilde não tem a quem recorrer, os poucos integrantes do poder judiciário que se envolvem não possuem meios de acelerar as investigações. Tudo isso são componentes que ajudam a perpetuar o clima de impunidade.






PAZ PARA TODOS!

-----------
Leia também:
Clima de tensão na Hidrelétrica de Jirau - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/03/clima-de-tensao-na-hidreletrica-de.html 
---------
Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente





Escritora, pós-graduação em RH pela FGV, international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil









 

2 comentários:

  1. É....acho impossível que trabalhadores se desloquem de tão longe para trabalhar e, cometam sem nenhum motivo a destruição de seus próprios apoios logísticos.
    A não ser, que tenham sido enganados... o que com certeza aconteceu. Bandidos não sairiam de grandes centros urbanos, para se arriscarem entre milhares de trabalhadores.
    Essas construtoras, estão mostrando a verdadeira face da ganância e a falta de respeito pelos trabalhadores brasileiros e pelo próprio Brasil. Não preencheram nem mesmo as condicionantes para estarem alí.
    Imaginem como será com a Usina Belo Monte...destruição da floresta, expulsão dos índios utilizando milícias particulares, escravidão de operários vindo de longe, prostituição de menores, contaminação e destruição do meio ambiente e, muita mentira....muita mentira mesmo. E, os maiores responsáveis por isso, estão em Brasilia.
    Abaixo, noticias mais precisas
    http://folhadevilhena.com.br/news2011/

    ResponderExcluir
  2. Mega construtoras tem o apoio do governo, dos juízes, da polícia e da imprensa. E ainda recebem seguro por tudo que está sendo incendiado.
    Ou seja, ganham sempre.
    Os 8 mil funcionários que foram embora hoje, que voluntariamente "pediram as contas" e foram embora, muitos , para não serem mais expostos a tanta violência.
    A CC ganhou de novo.

    ResponderExcluir