quarta-feira, 16 de março de 2011

Comissão Européia diz que é apocalipse e Twitteiro é que espalha pânico?

Japão - a tentativa de resfriar os reatores foi frustrada - faltou energia para bombear!

Japão - Comissão Européia diz que é apocalipse e Twitteiro é que espalha pânico?




Por Marise Jalowitzki
16.março.2011


Tem alguém que ainda acha que o acidente nuclear no Japão é irrelevante?


Na manhã de ontem (15.março.2011) encontrei  uma matéria no Terra que comentava, já no título, que twitteiro estava "usando a internet para espalhar pânico" usando termos como "Saiam fora" do Japão. Li rapidamente, pois tinha de sair e vi que se tratava de exortação séria por parte do internauta, provavelmente japonês ou alguém que conhece bem o Japão, pois dava dicas para sair por onde, indicando para as pessoas lugares mais seguros. Não consegui encontrar o artigo agora. Tomara que o tenham retirado, mesmo. Considerei deplorável a matéria, como se a situação não fosse gravíssima.


QUEM pode dizer que não gostaria de receber um aviso desses? Como é sabido, os governos não informam a população daquilo que realmente acontece, da gravidade da situação, do que realmente pode ocorrer. E as pessoas ficam no limbo.


Em Chernobyl, em 1986, o então governo soviético esperou uma semana para noticiar o desastre e um mês para tomar providências de evacuação das enormes áreas atingidas.


E em tantas outras situações, sempre igual. Parece que a Vida do cidadão está mesmo nas mãos dos governos,  nosso destino parece ser marionete dos interesses desses, que, na maioria das vezes, fomos nós mesmos que os elegemos.
O mundo comenta o quanto as declarações do governo japonês são vagas, senão imprecisas.


Eu adoraria receber um aviso coerente se estivesse, assim como o povo japonês está, qual barata tonta sem saber ao certo o que fazer ou para onde ir!

Brasileiros precisam se mobilizar - Governo quer instalar mais 5 usinas nucleares!


------------------
http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/terremotonojapao/noticias/0,,OI4993972-EI17716,00-Comissao+Europeia+classifica+acidente+nuclear+de+apocalipse.html


A Comissão Europeia qualificou nesta terça-feira o acidente nuclear do Japão de "apocalipse", por considerar que as autoridades locais perderam praticamente o controle da situação na central de Fukushima.


"Se fala de apocalipse e acredito que é um termo particularmente bem escolhido", declarou o comissário europeu de Energia, Günther Oettinger, ante uma comissão do Parlamento Europeu em Bruxelas.


"Praticamente tudo está fora de controle", acrescentou o comissário, que não descartou o pior nas próximas horas e nos próximos dias no Japão.
-----------



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente






Escritora, pós-graduação em RH pela FGV, international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil




-------Outros artigos sobre o desastre nuclear no Japão: Link -  http://t.co/jbksFiU
--------

Nenhum comentário:

Postar um comentário