sexta-feira, 25 de março de 2011

Combustíveis jogados no rio em acidente em Goiania - 2º Forum Mundial de Sustentabilidade no Amazonas

Caminhão poluidor, cai em rio em Goiás e contamina rio

Combustíveis jogados no rio em acidente em Goiania - 2º Forum Mundial de Sustentabilidade no Amazonas

Por Marise Jalowitzki
25.março.2011
http://t.co/52DL097

O que os dois temas tem em comum? Tudo. O descaso e os resultados insignificantes.

Fórum Mundial de Sustentabilidade - Quais os acordos efetivos desta vez


2º Fórum Mundial de Sustentabilidade no Amazonas

Mais um encontro mundial, mais pessoas se encontrando para resultados parcos, no grande tour de sempre. Acordos ínfimos que não são cumpridos, muitos aplausos e vaselina.

Alguém estará falando, neste encontro, sobre o recente acontecimento na Hidrelétrica de Jirau, o tratamento humilhante aos empregados, o descaso aos ribeirinhos, a completa omissão aos povos indígenas, o envenenamento das onças pintadas e vermelhas?

Caminhão pleno de combustíveis cai em rio, em Goiania, contaminando a água

A nota (transcrita na íntegra ao final), encerra com
"A Polícia Rodoviária Estadual e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado também acompanham o resgate".

Acompanham.

As ações que serão, provavelmente, tomadas, para assegurar água potável às populações que dependem do riacho, certamente não serão divulgadas, ou nunca serão na íntegra, para que o povo não possa cobrar providências que não foram tomadas.

Tais ações, de limpeza, de retirada da contaminação, do acompanhamento da fauna e flora, acontecimentos como esse é que deveriam ser exaustivamente divulgados na mídia, para que as pessoas pudessem tomar conhecimento real dos esforços que representa cada acidente desses - e tantos outros - formando uma opinião crítica sobre tudo o que hoje formata o nosso cotidiano.

Dou relevância a uma queda de caminhão poluidor, do mesmo jeito como a um encontro mundial. Micro e macro, um representa o outro. O que acontece em um, está representando também o outro.

Como encerra a Filosofia Aloha - PONO :
A MEDIDA DA VERDADE  É A EFICÁCIA!

Mundo poluente e poluidor, para quando será o nascimento, a real utilização das energias limpas no cotidiano e nas almas das pessoas?

Amazonas, sediando o 2º Encontro Mundial de Sustentabilidade e Schartzneger discursa, enaltecendo o Brasil como mestre em questões ambientais, "temos que aprender muito com Brasil", citando a política de desmatamento, de utilização de energias renováveis, o "belo" tratamento dado aos ribeirinhos, indígenas e animais, o cuidado com o meio ambiente.

Fórum Mundial de Sustentabilidade - Muito confete, pouca ação

Schwartzneger fala do Brasil citando "mexicana". Risos e desculpas. Como sempre. As gafes que já viraram patente.

Mostra não saber nada, mesmo!
E todos aplaudem.

O transporte de combustíveis, aliado à notícia de que Petrobras está importando gasolina, mostra o caos em que estamos vivendo!

Eita momento!
--------
Do Terra:
Um caminhão transportando 35 mil litros de combustível caiu no córrego São Domingos, em São Luís de Montes Belos (GO), a cerca de 120 km de Goiânia, na madrugada de quinta-feira. Bombeiros da 15ª Companhia Independente orientavam o resgate do veículo ainda na manhã desta sexta-feira.

O acidente aconteceu por volta das 2h30 de quinta-feira, quando o caminhão perdeu o controle na pista molhada pela chuva, saiu da pista e foi parcialmente encoberto pelo volume de água do córrego.

No desastre não houve vítimas, mas toda a carga do caminhão, 10 mil litros de gasolina e 25 mil litros de óleo diesel, vazou para o riacho. A empresa transportadora responsável está fazendo o transbordo do combustível. A Polícia Rodoviária Estadual e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado também acompanham o resgate.

----------





Leia mais sobre Preservação, Desmatamento e Condições do Planeta - Link: http://ning.it/gwfVfk


Preservação ambiental e dos animais selvagens






Pra ter opinião, tem de conhecer!


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Ecologista, especialista em Desenvolvimento Humano,
pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário