quarta-feira, 23 de março de 2011

Agrotóxicos - Eu, boiola? - O uso causa impotência masculina e infertilidade feminina - Parte 2

Agrotóxico - O símbolo da anti-saúde

Agrotóxicos - O senhor sabe que corre o risco de ficar impotente?
Parte 2


Por Marise Jalowitzki
23.março.2011
http://t.co/6u8xT7t


Costumo visitar uma feira de frutas e legumes perto de minha casa, às quartas-feiras (como hoje).
Com o passar do tempo, acostuma-se a ir sempre nas bancas conhecidas e tendo algum contato com os feirantes. A maioria, são agricultores também, trabalhando diretamente na terra.

Agricultor usando agrotóxico - mais parece um robô humanóide

Dia desses, verifiquei que as cenouras estavam particularmente enormes, de uma cor artificialmente cor-de-laranja. Perguntei ao produtor:


- O senhor usa NPK como adubo?
Ele olhou-me meio assustado:
- Não, eu sei que altera o produto.


Mesmo assim, fui a uma outra banca onde elas estavam um pouco menores, mas, ainda assim, muito "sadias", uma aparência artificial.

- O senhor usa DDT como agrotóxico?
- Deusulivre! Esse tá proibido!
- Pois é, mas, mesmo assim, entra pela Argentina, não é mesmo?
- A senhora trabalha prá polícia?

Eu sorri.

- Claro que não! É que muita gente não sabe que, por pagar menos, não há controle no consumo, mas o prejuízo é muito grande.
- Uhm! - respondeu ele, meio desconsertado e visivelmente incomodado.
- O senhor sabe que, usando o DDT - ou o DDE - que é um derivado, quase a mesma coisa, pode ficar impotente?
- O que? Eu, boiola? A senhora não sabe do que está falando!

O ar, agora, já era meio agressivo. Não de quem estava se vangloriando, não. De quem estava mesmo é nervoso.

- Bom, não quis dizer o senhor. Mas, avise para algum amigo seu, que talvez use o DDT, para que se cuide, pois os riscos são grandes. E sem volta. E tem mais, as mulheres podem não ficar grávidas.


Agrotóxico derivado do DDT
causa impotência sexual


Saí, pois tenho a plena noção quando estou incomodando e o resultado da explicação, daí, é zero.

Na próxima semana, um outro feirante, em outra banca, puxou o assunto:

- Pois é, o meu amigo ali falou que a senhora comentou com ele sobre o DDT. Muito ruim! O agricultor sabe que faz mal, mas não sabe quanto! E, pra ter um lucrinho a mais, dá nisso aí, ó!


Não alarguei o tema pois havia muitas pessoas e não tenho por hábito "juntar gente".


Mas, que é preciso informar mais, por favor, isso é ultra necessário!
Não são somente os agricultores, expostos diretamente aos produtos tóxicos, que são vítimas dos malefícios. Também quem consome os produtos, quem bebe a água contaminada que recebeu as toxinas e o próprio ar, que prapaga o veneno. Ou seja, estamos sujeitos a ataques de todas as formas!

E não pense em dizer: "Viu, então é melhor comer os industrializados, os salgadinhos, e tal!" - pois eles também tem uma origem idêntica, embora metamorfoseados, e mais: ainda possuem os agravantes dos acidulantes, corantes, conservantes...antes...tarde do que nunca!


Leia, também: Leite materno contaminado em Cuiabá - Link: http://t.co/dx22I1k





Querendo, leia também:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/vilas-de-cancer-na-china-e-caetite-na.html 


Vilas de Câncer na China e Caetité, na Bahia

Rios e córregos poluídos na China se assemelham aos que também temos por aqui. Água está entre uma das maneiras mais importantes de disseminar o câncer - Agrotóxicos, metais pesados, urânio - Foto Fernanda Morena




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




Escritora, pós-graduação em RH pela FGV, international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário