quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Terremoto na Nova Zelândia pode ter correlação com morte de 107 baleias?

Baleias-Piloto ou Golfinho-Piloto, são extremamente sociáveis


Terremoto na Nova Zelândia pode ter correlação com morte de 107 baleias?


Por Marise Jalowitzki
23.fevereiro.2011


Encalhes de baleia ocorrem com frequência na Nova Zelândia. Tanto, que a população neozelandês já concebe o fato como comum. Em janeiro.2011, 24 baleias-piloto morreram após encalhe na Ilha do Norte. Em dezembro de 2009, mais de 120 baleias morreram perto de Golden Bay, na costa leste da Ilha Norte.


Baleias-Piloto ou Baleias-Golfinho morrem encalhadas com frequência na Nova Zelândia 



Em 05.fevereiro.2011, 82 Baleias Piloto morreram encalhadas.


Em 18 de fevereiro o Japão enviou um pedido do país à Austrália, Nova Zelândia e Holanda para que todos adotassem medidas para frear os ativistas, que tentam impedir a caça às baleias. Japão declara que a caça é para fins científicos, mesmo que a carne de baleia, golfinhos, atum, seja largamente consumida em todo o país.


Em 19.fevereiro.2011, um dia depois, a Nova Zelândia diz que não tem legislação a respeito e que vai permitir que o Sea Shepherd entre em suas águas e fiscalize a caça. O Sea Shepherd festejou - e nós com ele - a autorização que recebeu da Nova Zelândia para entrar nos portos neo-zelandeses com seus navios. Naquele dia de festa,  o governo da Nova Zelândia anunciou que não vê problema em aceitar em seus portos os navios do grupo ecologista. Nesta mesma data, o Japão cede à pressão do Sea Shepherd que, após 5 anos de luta persistente, consegue obrigar o Japão a suspender a atual temporada de caça de baleias na Antártida.


Em 21 de fevereiro, novo encalhe de Baleias Piloto. Desta vez são 107 mortes! No mesmo dia, apenas algumas horas depois, a 5km de Christchurch, um terremoto de magnitude 6,3 atinge a pequena cidade no sul da Nova Zelândia.


107 baleias-piloto encalham e morrem na Nova Zelândia, poucas horas antes do terremoto de 21.fevereiro.2011



Terremoto na Nova Zelândia pode ter correlação com morte de 107 baleias? Provavelmente, sim. As baleias possuem um radar afinadíssimo que detecta obstáculos a quilômetros de distância, fazendo com que mudem o seu rumo ao se sentirem ameaçadas.


Já ouvi e assisti a programas do National Geographic Chanel há mais de uma década. Não sei porque a grande mídia de massa sempre insiste em dizer que desconhece as causas e que "os cientistas estão averiguando". Todos sabem, desde o tempo de leitura dos épicos, que o canto das baleias foi confundido com o canto das sereias. Emitem o som, como o morcego também o faz, o som gira em círculos e se modifica quando "bate" em algum obstáculo, qualquer variação forte na água (no caso das baleias) ou no ar (no caso dos morcegos).


As baleias, nadando em grandes grupos, vão "cantando" como uma forma de manter sua direção, que segue um mesmo roteiro, todos os anos, assim como as Jubarte também o fazem.


Ao encontrar um petroleiro, cargueiro, navio-pesqueiro-caça, etc., tentam desviar a rota e, geralmente, acabam encalhadas e morrendo.


Provavelmente, as Baleias-Piloto, também chamadas Golfinho-Piloto, sentiram os tremores muito antes de que fossem sentidos na crosta terrestre. A linguagem da natureza existe, mesmo que, com todos os nossos "avanços" ninguém mais lê o que Gaia fala. E, mesmo que alguém quisesse, atualmente as coisas estão tão dispersas, tão truncadas, tanta interferência artificial, que dificilmente alguém consegue ler realmente os avisos que continuam sendo emitidos.


Sobre as Baleias-Piloto ou Golfinho-Piloto.


Os Grupos são muito sociáveis, brincam como os golfinhos. Os grupos geralmente formam-se ao redor da Mãe, e nadam com 10 a 30 componentes. raramente são vistos em número assim grande (mais de uma centena) como aconteceu agora.

Seu Sopro-Canto, quando na superfície da água, chega a atingir mais de 1m de altura e pode ser ouvido pelos humanos em condições normais.


Pela sua sociabilidade, normalmente grupos inteiros são vistos em imobilidade, deixando que embarcações se aproximem. Geralmente para matá-las...



Baleias-Piloto ou Golfinho-Piloto permanecem imóveis
quando as embarcações se aproximam...geralmente para matá-las!















Para aqueles que sentem que precisam fazer algo em prol da melhoria do planeta e de seus baratinados habitantes humanos, é dado o dever de continuar com a persistente missão e compromisso de alargar os horizontes de percepção dos que ainda dormem.


Dia virá em que a carne, seja de que bicho for, não fará mais parte do cardápio alimentar humano.
E poderemos ouvir e entender o que nos dizem nossos outros irmãos, como as Baleias-Piloto ou Golfinho-Piloto. Avisos preciosos, que os animais continuam pagando com a Vida e que disperdiçamos inexoravelmente, para nossa própria destruição.


Marise Jalowitzki
Escritora
marisej@terra.com.br
Porto Alegre - RS - Brasil
----------

BBC 21/02/2011 09h04 - Atualizado em 21/02/2011 09h04

107 baleias-piloto morrem em praia da Nova Zelândia

Baleias encalhadas foram encontradas por turistas. Quando especialistas chegaram ao local, metade do grupo já estava morto.

BBC
Cento e sete baleias-piloto morreram em uma praia isolada no sul da Nova Zelândia no domingo.
Os animais foram encontrados encalhados na praia por dois turistas. Os turistas deram então o alerta ao servico de proteção ambiental.

A baleia-piloto é a espécie de baleia mais comum na Nova Zelândia.

Quando chegaram ao local, os especialistas encontraram metade do grupo já morto. Eles então optaram por sacrificar as 48 baleias restantes. De acordo com um comunicado à impresa, os animais não iriam sobreviver o tempo necessário para devolvê-los ao mar. O clima seco e o forte calor debilitaram a resitência dos animais.

O local é tão isolado que os corpos foram deixados na praia para se decompor naturalmente, afirmaram as autoridades.

Os cientistas não têm nenhuma explicação conclusiva sobre o que levou as baleias-piloto a encalharem na praia.

Nova Zelândia permitirá entrada do grupo ecologista Sea Shepherd19 de fevereiro de 2011 • 07h50 • atualizado às 08h52


O governo da Nova Zelândia anunciou neste sábado que permitirá a entrada em seus portos dos navios do grupo ecologista Sea Shepherd, que obrigou o Japão a suspender a atual temporada de caça de baleias na Antártida.

O anúncio ocorre no dia seguinte ao pedido do país às autoridades japonesas à Austrália, Nova Zelândia e Holanda para adotarem medidas para frear os ativistas e proíba ataques aos seus navios em seus territórios.

O ministro de Exteriores neozelandês, Murray McCully, assinalou à rádio Zealand que seu país não tem motivos para restringir a entrada dos navios dos ativistas e acrescentou que não tem jurisdição sobre o que ocorre em alto-mar. "Não podemos ser policiais, não temos autoridade legal para atuar contra nenhum deles", sentenciou McCully.

Os navios Sea Shepherd atracam com regularidade nos portos da Austrália e Nova Zelândia, e duas embarcações do grupo navegam com bandeira da Holanda.

Na quarta-feira passada, a Agência de Pesca japonesa anunciou, após vários confrontos com os ativistas, a suspensão da atual temporada de caça da frota baleeira na Antártida, que começou em dezembro e devia terminar em março.

O Sea Shepherd começou sua campanha contra os baleeiros japoneses em águas da Antártida em 2005, e desde então tem sabotado a pesca dos cetáceos com diversas abordagens, como lançamento de ácidos corrosivos e ativistas presos aos seus navios.

Formada por quatro navios, a frota japonesa capturou nesta temporada 170 baleias minke, bem menos da cota de 850 estabelecidas, e duas baleias azuis, da previsão de 50. O Japão defende que caça por motivos científicos, embora a carne de baleia seja consumida abertamente nos restaurantes do país.

Terremoto de 6,3 graus atinge Nova Zelândia
21 de fevereiro de 2011 21h32 atualizado às 21h50
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4956420-EI17616,00-Terremoto+de+graus+atinge+Nova+Zelandia.html

-----------
Em 05.fevereiro.2011
http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2011/02/05/66089-grupo-de-82-baleias-piloto-encalha-no-sul-da-nova-zelandia.htm

Grupo de 82 baleias-piloto encalha no sul da Nova Zelândia
Um grupo de 82 baleias-piloto ficou encalhado nesta sexta-feira (4) em uma remota praia no sul da Nova Zelândia, informaram fontes oficiais. Nove já morreram e a expectativa é que muitas não resistam até o final da noite de sexta-feira (4).

“É provável que mais baleias morram durante a noite porque o encalhe é bastante estressante para os animais”, disse Trish Grant, porta-voz do Departamento de Conservação.

Um primeiro grupo de 30 baleias tinham encalhado em Golden Bay, perto da ponta norte de South Island da Nova Zelândia, e outro grupo se dirigia a costa quando a equipe de resgate chegou. Eles conseguiram afastar quatro baleias, mas outras 50 encalharam na praia, disse Trish.

Mais de 100 pessoas, incluindo turistas, estão tentando manter as baleias vivas, jogando água no corpo dos cetáceos ao longo da tarde e noite desta sexta-feira.

Encalhes de baleia são comuns na Nova Zelândia. No mês passado, 24 baleias-piloto morreram após encalhe na Ilha do Norte. Em dezembro de 2009, mais de 120 baleias morreram perto de Golden Bay, na costa leste da Ilha Norte. (Fonte: Portal iG)


--------
Leia sobre a relação entre ocorrências de terremotos e extração petrolífera:
É minha convicção de que a ocorrência de sismos tem direta relação com escavações de petróleo (Veja link: http://t.co/998Dw63 ). Espero que, pelo menos, os órgãos competentes (incluindo a Petrobras), crie novas estações de monitoramento nas outras regiões da costa brasileira onde também estão sendo intensificadas as instalações das plataformas para exploração em águas profundas.



Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA! link: http://t.co/7Z4PBPu 

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA!

19.abril.2011

DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS!DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
DIGA NÃO À MALDADE HUMANA!
Manifeste-se! Participe!

--------------



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário