quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Onde está Marina Silva? O que quer Marina? Que liderança é Marina? Porque Marina não se manifesta contra Hidrelétrica do Xingu? FELIZ ANIVERSÁRIO, MARINA!

Os 20 milhões que votaram em Marina esperavam suas palavras e a ação de liderança


Onde está Marina Silva? O que quer Marina? Que liderança é Marina? Porque Marina não se manifesta contra Hidrelétrica do Xingu? FELIZ ANIVERSÁRIO, MARINA!


Por Marise Jalowitzki e Luiz Fernando Babdetti
08.fevereiro.2011


Onde está Marina Silva?
Hoje é o aniversário de Marina Silva. De coração, espero que esteja bem e que consiga trilhar o caminho que escolheu para si.

Deve estar em alguma confraternização íntima com um grupo de amigos com quem tem real afinidade de pensamentos e sentimentos.

Mesmo assim, após dado um passo tão importante como foi o da arrancada verde nas eleições presidenciais de 2010, sempre estranhei o silêncio incompreensível após o resultado do primeiro turno. nenhuma palavra para os 20 milhões que acreditaram nela e no Brasil Justo e Sustentável.


FELIZ ANIVERSÁRIO, MARINA!


E o que é feito de teu povo? Os 20 milhões que cantavam e dançavam, alguns te chamavam Mahatma Marina, compuseram um lindo video-canção para ti. Em muitas declarações Marina comenta o exemplo de Gandhi.

Ao comunicar o funcionamento do Instituto Marina Silva, agora, após a saída do Senado, Marina faz menções a Gandhi, comentando que seu Instituto será pequeno e que o de Gandhi também o era, apenas alguns panos exerciam o papel de divisória na quente Índia. Na época de Gandhi os problemas eram bem sérios, com exploração popular e tudo o mais. Mas, a floresta é nossa e está aqui. E está sendo destruída e a Hidrelétrica de Xingu vai acontecer, queiramos ou não (Veja neste blog: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/quebra-de-braco-entre-ibama-e-mpf-ibama.html )


O que quer Marina?

É tudo TÃO grave o que está acontecendo! A situação do Rio de Janeiro, abafada, sem que ninguém assuma a responsabilidade. O lixo do Porto de Rio Grande que não retornou à Alemanha, foi jogado no mar, há poucos quilômetros do Porto de Rio Grande. O necrochorume advindo da decomposição dos corpos mortos na Região Serrana empestando os lençóis freáticos, a floresta sendo devastada para a construção da Hidrelétrica do Xingu, a exploração avançada de petróleo sem os devidos estudos para, pelo menos, conhecer os impactos ambientais e tantos e tantos desmandos! Como esperar?

O momento é grave demais no Xingu


Porque Marina não se manifesta contra Hidrelétrica do Xingu?

Luiz Fernando Babdetti diz: Silêncio dos inocentes? Será???
Acho incoerente e incompatível com a proposta do PV e principalmente da Marina Silva, a ausência de ações, perante o enorme perigo que a natureza do planeta sofre, com essa hidrelétrica.

Pelo PV nem tanto, mas a Marina...conseguiu um exército de quase vinte milhões de cabeças pensantes no Brasil. Pô, muitos conquistadores, com um exército bem menos numeroso, conquistou impérios ou resistiram a eles obtendo vitórias (300 de Esparta).

No exército que aderiu a causa ambiental, a principal arma é...cabeça pensante. 20 milhões. Perante a situação atual que mostra que o governo brasileiro, queira a população brasileira ou não, tentará construir essa hidrelétrica de qualquer forma, urge a necessidade de um protesto público com um grande número de pessoas, que reflita até mesmo em nível internacional.

Apesar dos esforços de ongs bem intencionadas como a AVAAZ, não conseguimos nem 1 milhão de assinaturas em petições. (Veja neste blog: ASSINE A PETIÇÃO DA AVAAZ - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/presidente-do-ibama-se-demitiu-com.html  )




Indígenas e ambientalistas estão em Brasília em resistência à Hidrelétrica da Belo Monte



Que liderança é Marina?

Continua Babdetti: Pois bem, porque a Marina Silva sumiu? Até dentro do site do MMS, desde as eleições do primeiro turno, ninguém conseguiu dela nem mesmo um "olá meu povo".

No blog dela, que é manipulado por terceiros e não por ela, os seus eleitores não encontram respostas para as suas perguntas. Aparece de vez em quando proferindo discursos que não são compatíveis com a necessidade que a situação exige.

A situação exige ação e não discursos. Está bem claro, através da última ação no Ibama, que o governo está jogando sujo e assim vai continuar.
Bastava ela solicitar ao seus eleitores, que assinassem uma petição, exigindo não só a suspensão e sim a eliminação definitiva desse deste projeto, que milhões dos seus eleitores, assinariam. A repercussão seria...ENORME no mundo inteiro.

Porque ela não acompanhou os povos da floresta para entregar a petição da AVAAZ?
Pô,
porque não o fez...esquisito né Marise?
Abraços Verdes!!!

-----------

Babdetti e Amigos!
Com pesar escrevo estas linhas. A verdade se impõe.

NÓS NÃO TEMOS MARINA SILVA COMO NOSSA LÍDER!

Há tempos coloquei este meu desabafo-constatação em outro artigo (veja link: MMS - Para onde queremos ir? http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/mms-para-onde-queremos-ir-propostas-e.html ), levada exatamente por esta atitude para mim, incompreensível, de Marina. Lá escrevi: Estamos tão sozinhos como sempre. Refería-me A NÃO TER NENHUMA LIDERANÇA FORTE. Marina parecia haver sido esta liderança, mas, incoerente e inexplicavelmente, não fez nenhuma declaração, nem aquela do tipo Jânio Quadros "Saio pela pressão das forças ocultas"! Nada! Nenhuma palavra.

Luiz Fernando reclama de não haver tido nenhum "alô, meu povo!". Fernando, nunca teve!

Já coloquei isto em algum lugar: após muitas investidas sem resultado no http://www.movmarina.com.br/ questionei no blog se o site "pertencia" à Marina e/ou sua equipe e quem eram os moderadores. A resposta veio pela Equipe, declarando que o site não era oficial, nem pertencia à Marina. Entretanto, eles sabiam o nome (primeiro) dos moderadores.

O Carlos Novaes, agora, está tentando uma "briga" meio infrutífera, com vistas a clarear alguns pontos importantes que aconteceram durante o tempo eleitoral, inclusive sobre "voluntários remunerados". Estão convidando a Ana Rosa para isto, não sei como anda. O site está todo "quebrado".

Noutro dia procurei por Marina, para saber onde andava. A intenção dela, com o Instituto Marina Silva é politizar os evangélicos (palavras textuais em reportagem). E o IDS (Instituto Democracia e Sustentabilidade) vai receber novamente sua presidência. E é só. Já escrevi para o IDS, tentando saber se era possível cadastrar-se, intentei uma ação mais efetiva. Em vão. Nenhuma resposta.

Há tempos, ainda na busca, li que o esposo dela estava enrolado com questões de propina em assuntos florestais no Acre. Talvez por isso não quisesse se envolver mais com "a vida pública". Sei lá. Como sempre, quando a pessoa em pauta não aparece, não se explica, não se pronuncia, não coloca às claras a que vem, o que quer e o que espera de seus eleitores, fica-se assim, à deriva em termos de uma liderança.



É hora de botar o pé na estrada!


Ambientalistas, Acordem!

Eu nunca me considerei uma "ambientalista". Apenas tenho um coração consciente que precisa comentar das suas verdades.

Quando estava na ativa, como consultora empresarial de Desenvolvimento Humano, estabelecia sempre uma brecha para comentar sobre o ambiente, o respeito a tudo e a todos. Arrepiei muitas gente, perdi muitos contratos muito bons financeiramente, sabendo, conscientemente, quando era o último dia em uma empresa, devido às declarações e afirmações que fazia. (Imaginem a minha cabeça comentando coisas de ecologia e sustentabilidade na Petrobras, por exemplo!)

Sempre entendi e acreditei que iria encontrar, em algum momento, um lugar "real" para praticar a ação efetiva. Como as manifestações do Povo do Egito, agora. Tomando seu lugar na Praça Tahpir (Liberdade) e lá ficando, pacificamente, até alcançar o objetivo que é a saída do ditador e empobrecedor do país.

Os ambientalistas que conheço e enc ontrei, ainda vivem em seus pequenos édens, pensando em ecovilas, quando o momento é de denunciar a morte dos lençóis freáticos, a contaminação do aquífero Guarani, a derrubada das florestas, o chorume e o necrochorume que empestam a tudo, o lixo, horrível, que é a maior causa da degradação no planeta! lado a lado com a fome, o maior problema que enfrentamos!

Mas as pessoas preferem falar em educação! Quando não há comida no prato nem água limpa para: beber, lavar, cozinhar, plantar, irrigar, formar nuvens. As denúnicas das chuvas ácidas e plenas de ALUMÍNIO estão todas aí.

Sinceramente, fazer O QUE?

Pode parecer tão pouco, mas vou continuar escrevendo meus artigos. Talvez seja apenas voz no deserto, mas é o que consigo como ação neste mar de insensatez.

Alguém tem alguma sugestão melhor?

Marise Jalowitzki
Escritora
Porto Alegre - Rs - Brasil

(tornei a limpar a caixa postal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário