sábado, 5 de fevereiro de 2011

Olha o arrocho chegando aí, Gente! Vai sobrar para quem? Corte no Orçamento tem que convencer o mercado

Corte no Orçamento tem que convencer o mercado

Olha o arrocho chegando aí, Gente! Vai sobrar para quem?



Por Marise Jalowitzki
05.fevereiro.2011

Durante todo o exercício de 2010 os analistas econômicos falavam em arrocho, enquanto, durante a campanha eleitoral, a então candidata, hoje presidente do Brasil, falava em "dividir com os brasileiros a riqueza do Brasil", erradicar a "miséria extrema" e levar mais milhões de pessoas para a classe média.

Também neste blog foram publicadas tais informações (Veja: Manobra do Governo vira festa! - Link: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/10/hoje-e-festa-la-no-meu-ape-pode-chegar.html ) . Teve gente que me chamava de "tão bobinha" quando eu comentava que o governo estava "tapando o sol com a peneira", que o governo estava gastando o dinheiro que os investidores adiantaram para a futura extração de petróleo em águas ultra profundas ANTES MESMO DE EXTRAIR O PETRÓLEO. O que continua acontecendo ainda hoje. Outros, declaravam: "Não importa se o governo já gastou o dinheiro recebido para extrair o petróleo. O povo não quer saber! O povo não quer acreditar!"

Mês após mês, ouvimos o governo usar de manobras para fechar em alta, quando o rombo continua sempre e sempre.

E como os governantes pensam em "driblar" esta bola de neve? Mexendo na esperança e no bolso do contribuinte, é claro.

A indústria que mais cresce é a automobilística. Você come carros?

Indústria automobilística continua crescendo, enquanto os agricultores,
com suas safras recordes,  não tem como vender seus alimentos.
Você come carros?


Enquanto isso, as super safras de feijão, por exemplo, não tem compradores e os nossos agricultores entregam de mão beijada o fruto árduo de seu trabalho para a população que, em filas, recebe de graça o que o governo, ano após ano, não tem planejamento para absorver.

As promessas feitas:
NINGUÉM VAI MEXER NO PAC... mas os prazos poderão ser adiados...!!!
O SALÁRIO MÍNIMO VAI PARA 600,00.... talvez em 2012!!!
O GOVERNO VAI AJUSTAR AS DESPESAS DO GOVERNO....

Os recursos para o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) não serão contingenciados, mas o cronograma de algumas das obras deve ser retardado para que os desembolsos não sejam feitos neste ano, segundo fonte ministerial que pediu para não ser identificada.

O Ministro da Previdência, Garibaldi Alves declara sua preocupação: "O que mais preocupa é que são cortes de Orçamento e não contingenciamento", afirmou à Reuters.

------------

O que é contingenciamento?

A resposta é do portal Contas Abertas:

O Contingenciamento consiste no retardamento ou ainda, na inexecução de parte da programação de despesa prevista na Lei Orçamentária. Em geral no início do exercício, freqüentemente em fevereiro, o Governo Federal emite um Decreto limitando os valores autorizados na Lei Orçamentária, relativos às despesas discricionárias ou não legalmente obrigatórias (investimentos e custeio em geral). O Decreto de Contingenciamento apresenta como anexos limites orçamentários para a movimentação e o empenho de despesas, bem como limites financeiros que impedem pagamento de despesas empenhadas e inscritas em restos a pagar, inclusive de anos anteriores. O poder regulamentar do Decreto de Contingenciamento obedece ao disposto nos Artigos 8º e 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
----------------------

O Ministério do Planejamento ainda estuda a forma como irá anunciar a restrição orçamentária. Pode até haver cortes definitivos nos gastos com o custeio. Ou seja, mesmo que a arrecadação mantenha a trajetória de alta, esse dinheiro não será disponibilizado para os ministérios. Irá cobrir o que já foi gasto em anos anteriores.


Você achou que seriam diminuídas as despesas com as mordomias, com a folha de pessoal, com os incentivos? Acreditou que alguém iria revisar a questão do abusivo e vergonhoso aumento dos parlamentares?

Você tinha dúvidas de que isto iria acontecer desse jeito? Eu não!

As moradias do PAC2, prometidas para construção ainda neste ano, podem chegar até 170 mil reais! Atenção! O Programa nasceu para favorecer os desprovidos! Quem, dentre eles, poderá arcar com um parcelamento para um imóvel desse porte?

Não houve, porém, reajuste nos subsídios ou aumento da renda das famílias que podem se incluir no Minha Casa Minha Vida

Foto: Paulo Liebert/AE

Minha casa Minha Vida - Empreiteiras comemoram reajuste: "Já estávamos preparando a redução de lançamentos para o mercado de baixa renda, caso não viesse o aumento" - Rodrigo Martins, da construtora Rossi.

  E Viva o enriquecimento das empreiteiras, Viva o mundo do Concreto e da Argamassa. Vamos brindar às Energias Sujas!  Viva o Petróleo, cujo dinheiro recebido dos investidores continua sendo gasto antes mesmo de ser extraído e comercializado!


--------------
Referências: Notícias e Comentários (Carlos Alberto Sardenberg) - Jornal da Globo

Link-fonte: Corte no Orçamento tem que convencer o mercado, diz fonte
--------------

Marise Jalowitzki
Escritora
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário