quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Nova Zelândia vive momentos de terror - Terremoto de magnitude 6,3 atinge cidade ao sul da Nova Zelândia

Terremoto na Nova Zelândia - Tempos de provações, esses!

Nova Zelândia vive momentos de terror
Terremoto de magnitude 6,3 atinge cidade ao sul da Nova Zelândia
Por Marise Jalowitzki
23.fevereiro.2011

Triste catástrofe na Nova Zelândia. O planeta passa por um momento de muita tristeza! De desamparo, de incerteza e insegurança. Todos os dias são fatos novos. Tragédias, dor, sofrimento. Sentimentos atrozes que ninguém deseja passar.


Realmente, quando, em nossos ditos populares, costumamos exclamar: "Puxa, fiquei sem chão!" - mal sabemos o que estamos dizendo! Permitam os Arquitetos Divinos que nunca saibamos! Imaginem o que é um marido falar pelo celular com a esposa soterrada! Sem saber se vai vê-la novamente.

Creio que os filmes [enlatados] norte-americanos vão cair um tanto em popularidade. Os amantes das cenas de dor e desespero que tanto inflamam os ânimos dos que gostam de assistir a essas produções, devem estar a refletir sobre o momento atual. As cenas estão em tempo real, envolvendo pessoas que, de alguma forma, nos dizem respeito. O local onde aconteceu este terremoto abriga vários estudantes brasileiros.

Somos todos irmãos, queiram alguns se aperceber disso, ou não. Somos irmãos dos neozelandeses, do mesmo jeito que dos haitianos, dos vietnamitas, dos cariocas dos morros. E também de todos os outros seres que habitam este planeta, por empréstimo, como nós. 


A nós, neste momento, só resta rezar por todas essas pessoas que passam por sofrimentos. Também, AGRADECER pela vida de PAZ que temos! E alargar as fronteiras de nossa percepção sobre o que seja solidariedade!

Marise Jalowitzki
Escritora
marisej@terra.com.br
Porto Alegre - RS - Brasil



21/02/2011 21h38 - Atualizado em 21/02/2011 22h37

Terremoto de magnitude 6,3 atinge cidade ao sul da Nova Zelândia

Tremor ocorreu às 12h51 de terça no horário local, a 5km de Christchurch.
Testemunhas relataram a agências de notícias danos em prédios na cidade.

Do G1, em São Paulo
Terremoto atinge Nova Zelândia (Foto: Reuters)


Terremoto de magnitude 6,3 atinge a cidade de Christchurch, na Nova Zelândia. (Foto: Reuters)


Um terremoto de magnitude 6,3  sacudiu a cidade de Christchurch, ao sul da Nova Zelândia, às 12h51 da terça-feira (22) no horário local (20h51 desta segunda em Brasília), de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS na sigla em inglês).


O epicentro do tremor está localizado a 4 km de profunidade a 5km ao noroeste de Christchurch, a segunda maior cidade do país. Há relatos de danos em prédios no local, segundo agências de notícias.


Não há relatos imediatos de feridos ou mortos pelo tremor.


Um forte tremor de magnitude 7,2 atingiu a mesma cidade em setembro de 2010, provocando 20 mortes e destruindo edifícios, o que fez o país decretar estado de emergência.

 


--------
Leia sobre a relação entre ocorrências de terremotos e extração petrolífera:
É minha convicção de que a ocorrência de sismos tem direta relação com escavações de petróleo (Veja link: http://t.co/998Dw63 ). Espero que, pelo menos, os órgãos competentes (incluindo a Petrobras), crie novas estações de monitoramento nas outras regiões da costa brasileira onde também estão sendo intensificadas as instalações das plataformas para exploração em águas profundas.
------

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil


2 comentários:

  1. Somos Todos irmãos...fácil falar, difícil entender. Irmãos não somos, pois delineamos fronteiras políticas, econômicas, culturais e religiosas entre nós. Diria que somos (por questões genéticas) semelhantes mas, deveríamos nunca esquecer, que acima de tudo e de todos... somos TERRÁQUEOS com um só planêta que, por conta dos nossos egoísmos, vaidades e autoafirmações, está começando a se ressentir, destruindo o que nós construímos erradamente. Se a humanidade não tomar cuidado, o planêta cai...Se ficarmos mais preocupados com a nossas situações sócioeconômicas, políticas e religiosas, se continuarmos a tratar o planêta como estamos tratando, breve não teremos terrenos para construir mais nada. Se acreditamos em deus ou deuses, que existe vida após a morte, basta continuarmos como estamos, que iremos descobrir rapidamente se tudo é verdade. Uma parte do pessoal serrano, lá do Rio de Janeiro, já descobriram isso! (nenhum voltou para contar a história). E no planêta, muito mais! É preciso reconhecer os erros cometidos contra o planêta, para retornar à harmonia do equilíbrio. Caso contrário...tragédias, dor e sofrimento.
    Abraços Verdes, Azuis e Transparentes!!!

    ResponderExcluir
  2. http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/irmaos-somos-ou-nao-somos.html

    Abraços reais!

    ResponderExcluir