sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os "Filhos da Mãe" e os "Filhos do Pai"

Filho do Pai, o que VOCÊ está fazendo para que as coisas melhorem?

Os "Filhos da Mãe" e os "Filhos do Pai"

Por Marise Jalowitzki
11.fevereiro.2011

"Seu filho da mãe!"

Expressão conhecida, repetida aos milhares, para ofender, depreciar, insultar. Remete sempre ao papel materno, como se "a mãe" fosse a culpada de tudo. Herança freudiana. 

Agora, onde estão, então, os benditos "Filhos do Pai"? Sim, pois neste mundo de antônimos, os Filhos do Pai, portanto, devem ser o must. Vivemos sob a égide de um modelo masculino, as orientações, leis e normas estão todas apoiadas na racionalidade, a "bendita" lógica, que só vê um palmo a frente de seu nariz. O modelo de "progresso" que conhecemos é todo masculino: visão fragmentada, noção das partes sem considerar o todo, resultados imediatos e lucro instantâneo. Bem vemos no que deu.

Há poucos dias, recebi uma mensagem mais uma vez xingando Deus, culpando Deus pelas tragédias, insultando, culpando e recriminando. Já escrevi em "Sobre Deus e as Catástrofes", um pouco do que penso. 

Comentar sobre Deus é sempre difícil. Vamos um tanto adiante?

Pai Nosso.

Quando o amigo expressa sua revolta sobre a desassistência de Deus nas tragédias que ocorreram e ocorrem no mundo, eu o escuto. Referindo-se à  tragédia na Região Serrana do Rio, ele reclama que um pai supremo, poderoso e bondoso jamais deixaria isso acontecer, principalmente com velhos e crianças. E conclui que 99% dos humanos socorreriam, ajudariam.

Realmente, da forma como entendemos o VERDADEIRO papel de um pai (e tem cada um por aí e, mesmo assim, é pai!), supremo, poderoso e bondoso, realmente, não fica entendível ou aceitável.

Acredito mais na Macroengrenagem. Um grande plano. Em uma grande empresa. Em Administração e Planejamento. Em ação e reação. O dono da empresa deixa ao encargo dos seus administradores a execução dos planos combinados e, ao final do período estabelecido, vem verificar os resultados. Daí, toma as providências para mudar e melhorar...

Quanto ao outro item - 99% dos humanos fariam isso...será? O que a grande maioria das pessoas fez/faz é mandar suas roupas usadas e alguns quilos de alimento. Vai ver quem está se importando agora, com aqueles mesmos desabrigados do Rio, de MG, de PE, de tantos outros lugares, do dia a dia.

As próprias 40 toneladas de roupas, água e alimentos que estavam perecendo em PE para serem enviadas ao RJ e, lá mesmo, em PE, a "cidade Haiti" com os desabrigados a céu aberto, sem ter água para beber, vivendo à míngua.

O gerenciamento dos humanos sobre as pessoas? Claro que está na mão de cada um. Quantas notícias "só hoje" podemos encontrar sobre pais que matam seus filhos, que matam as esposas, que matam os pais, que matam os avós?

"Filhos do Pai", como nos ensinaram, então, como "deusinhos, pequenos deuses, devemos e podemos fazer muito mais, ou não? Ou apenas clamar e se revoltar é o importante, apontando outros como culpados?


O que VOCÊ está fazendo para evitar o caos?

O mais importante para a grande maioria? É a cerveja, o carnaval. Estou tão desapontada quanto você, amigo, com tudo o que acontece.

Agora, é ou não é responsabilidade dos humanos? Primeiro, dos governos, que permitem que áreas de risco sejam ocupadas, sem tomar nenhuma providência. No caso, o nosso governo brasileiro, que prefere continuar lavando as mãos, fazendo de conta que não foi com ele (afinal, o governo era do ex, o "Homem do Povo", não é?)

Olha o que acontece em países que se preocupam e se planejam para a eventualidade das catástrofes. Japão é o caso mais conhecido. Olha também o caso da Austrália, recente, que teve enchentes, furacão, maremoto, devastação e perdas. Avisaram a população, que teve tempo de sair. Salvaram-se!

Abraços e muito grata pela oportunidade de comentar sobre o tema. Nós, como "filhos do Pai e da Mãe" também podemos e devemos fazer mais! Muito mais!

O que acontece para prevenir? O que VOCÊ está fazendo além de lamentar e revoltar?

Sem perder mais tempo, ou silencie ou faça a sua parte! Arregace as mangas e faça alguma coisa para melhorar as coisas!

Para aqueles que perderam tudo, e continuam vivos, só resta recomeçar. Para nós, que assistimos, a ação deve ser bem maior!

Marise Jalowitzki
Escritora
marisej@terra.com.br
Porto Alegre - RS - Brasil

----------
Link relacionado: Sobre Deus e as Catástrofes - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/sobre-deus-e-as-catastrofes.html


Mundo de abundância


Nenhum comentário:

Postar um comentário