sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Justiça do Pará suspende licença parcial de Belo Monte - Viva o MPF do Pará!

Belo Monte - Cacique Raoni, pode fazer a festa! Esta vitória também é sua!

Justiça do Pará suspende licença parcial de Belo Monte - Viva o MPF do Pará!


Por Marise Jalowitzki
25.fevereiro.2011

A coisa foi bem feita! Parabéns ao Ministério Público Federal do Pará!
A Justiça Federal do Pará não só suspendeu a licença ambiental parcial que autorizava a instalação do canteiro de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, como também impede o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), de transferir recursos financeiros à Belo Monte, em nome da Norte Energia, responsável pela construção e operação da usina.

Segundo comunicado disponível no site do Ministério Público Federal no Pará, a decisão do juiz Ronaldo Destêrro, da 9ª Vara da Justiça Federal em Belém levou em consideração o que todos os manifestantes e organizações estavam requerendo: as condicionantes previstas no acordo. Essas, não foram cumpridas.

O BNDES já havia autorizado um empréstimo-ponte de quase R$ 1,1 bilhão ao consórcio.


INVERSÃO DE PAPÉIS É DENUNCIADA PELO PRÓPRIO JUIZ

"Em lugar de o órgão ambiental conduzir o procedimento, acaba por ser a Norte Energia que, à vista dos seus interesses, suas necessidades e seu cronograma, tem imposto ao IBAMA o modo de condução do licenciamento de Belo Monte", disse o juiz Ronaldo Destêrro, ao anunciar a decisão.

Gente, que vergonha!
O que foi feito do IBAMA?
O órgão nasceu para proteger, preservar, avaliar as questões ambientais!


Projeto de construção da Belo Monte, que se pretende a 3ª maior hidrelétrica do mundo, continua gerando controvérsias.
A preservação das florestas continua seriamente ameaçada. ONG anunciou, ontem (24.fevereiro.2011) que desmatamento aumentou 900% em 2010!

A Norte Energia declarou que só irá se manifestar após ser notificada oficialmente. Com certeza irão recorrer. Mas, pelo menos, há mais tempo para a pressão.

Se você ainda não assinou a petição da Avaaz, entre no site e contribua. É o mínimo que cada cidadão consciente deve fazer! Link neste blog: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/presidente-do-ibama-se-demitiu-com.html

Na última sexta-feira, o consórcio - que tem entre os sócios Eletronorte e Chesf, do sistema Eletrobras - assinou um contrato no valor de R$ 13,8 bilhões com o consórcio construtor que será responsável pelas obras civis da hidrelétrica, constituído por Camargo Corrêa, Norberto Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Contern, Galvão Engenharia, Serveng-Civilsan, Cetenco e J.Malucelli. 

A hidrelétrica de Belo Monte está planejada para ser a terceira maior do mundo com capacidade instalada de 11.230 megawatts (MW), apesar dos protestos de comunidades indígenas e de várias organizações ambientais.

Parabéns aos movimentos! Parabéns ao Juiz Destêrro! Parabéns ao Pará! Xingu para Sempre!

Belo Monte - Por ora, menininha indígena tem seu lugar assegurado na reserva!

----------
Leia mais sobre Belo Monte e a Causa Verde - Link: http://ning.it/gzWrbi
----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário