sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

HAITI - Porque as vacinas da Sanofi-Aventis contra o cólera não deram certo no Haiti?

Sanofi-Aventis no Haiti, em 2010, logo após o terremoto em janeiro 2010

HAITI - Porque as vacinas da Sanofi-Aventis contra o cólera não deram certo no Haiti?


Por Marise Jalowitzki
18.fevereiro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/haiti-porque-as-vacinas-da-sanofi.html


Quando o surto de cólera assolou o já castigado país do Haiti, em 2010, muitas esperanças foram depositadas na Sanofi-Aventis, uma das  maiores empresas farmacêuticas do mundo que, em 2007, especializou-se nas vacinas anti-cólera. 

Em nome do Grupo, a filial brasileira, a maior dos países chamados emergentes, para lá se deslocou, doando grande quantidade de vacinas e mais significativas doações em dinheiro, para auxiliar na reconstrução do país devastado pela sequentes tragédias: terremoto, furacão e a terrível epidemia, que, naqueles dias, estava chegando perto de 300 vítimas fatais.

Muitos eram os alertas dados pelos especialistas de que, caso não fossem tomadas medidas urgentes a fim de dotar a população carente de água potável, alimentação sadia e melhores condições do que aquelas em que estavam vivendo (estendidos a céu aberto pelas ruas) a doença iria virar epidemia. Não deu outra.

Publiquei um artigo, mostrando as atividades da Sanofi-Aventis, também no Haiti. Veja em: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/conheca-sanofi-aventis-filial.html


Sanofi-Aventis, as vacinas não deram certo no Haiti?
 Àquela época, quando entrei no site da Sanofi-Aventis tive a impressão de que o auxílio dado por ela seria determinante. Vacinas, mais ajuda econômica (que estava vindo de muitos lados) resolveria a questão. Vacinas são a arma mais poderosa, pois trabalham na prevenção. Não resolveu.



Transcrevo parte de texto publicado no próprio site da Sanofi-Aventis e copiado para este blog:


A solidariedade faz parte do DNA do Grupo Sanofi-Aventis e, como um líder mundial e diversificado na área da saúde, é essencial atender às necessidades fundamentais de saúde daqueles em situação de calamidade.

Desde o início da crise, as equipes da sanofi-aventis se mobilizaram, trabalhando em conjunto com as autoridades e com as equipes locais, para assegurar uma ajuda financeira emergencial de 100 mil euros e fazer importantes doações de medicamentos e de vacinas, que continuam a ser feitas.


A sanofi-aventis lança também um apelo à generosidade de seus 100 mil colaboradores em todas as subsidiárias, incluindo a filial brasileira. As doações recolhidas serão complementadas pelo Grupo da seguinte forma: para cada euro doado, o Grupo doará um euro adicionalmente, duplicando os fundos recolhidos. Estes fundos serão destinados aos programas de ações pós-emergenciais conduzidos por seis associações: Assistência Médica Internacional, Care, Cruz Vermelha, ONG Handicap Internacional, ONG Médicos do Mundo e UNICEF, que são especialistas em situações extremas, parceiros do Grupo e já atuando no Haiti.


Estas associações assegurarão a coordenação das ações tomadas em benefício da população atingida.

Sanofi-Aventis remete um milhão de euros ao Haiti para a reconstrução a longo prazo e as iniciativas de reabilitação.

Site da Sanofi-Aventis no Brasil:
www.sanofi-aventis.com.br  


SANOFI-AVENTIS, não esqueça o Haiti!  

Agora, fevereiro de 2011, os destroços do terremoto ainda estão todos espalhados. A reconstrução é mínima, quase ridícula, os sobreviventes tentando com pás e carrinhos retirar o entulho.

O país, para acrescentar, vive mais uma crise política (veja importante explanação de Eduardo Galeano em http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/eduardo-galeano-haiti-e-maldicao-branca.html ) e as pessoas pobres...continuam morrendo!

O que aconteceu DE VERDADE naquele país?

Carecemos de declarações das organizações internacionais.

Também ansiamos pela declaração da Sanofi-Aventis.

O que tem a Sanofi-Aventis a declarar? 
As vacinas não fizeram efeito?
Não deu certo o projeto?


População pobre do Haiti, um ano depois, continua em meio aos destroços


INIMAGINÁVEL QUE UMA SITUAÇÃO COMO ESSA ESTEJA ACONTECENDO, EM PLENO SÉCULO XXI, E NADA POSSA SER FEITO PARA ESTANCAR UM QUADRO HORRENDO COMO ESSE!

HUMANIDADE!!!

Nesta data, encaminhei e-mail para a empresa farmacêutica. Eles são poderosos e, a sua arma, a mais potente: a vacina, a prevenção.
Vamos aguardar.
Eis o teor do e-mail:

Estimados!
O "Assunto" é esse. Tenho um blog e espero receber a resposta de vocês sobre a tragédia no Haiti e o que aconteceu que as vacinas não estão impedindo o número de mortos.
Querendo, leiam o artigo sobre o tema, com o mesmo título, que publico hoje, com cópia para outros jornais e redes.
O MUNDO NÃO PODE DEIXAR O HAITI MORRER!
Aguardo retorno.

Abraços!
Marise Jalowitzki
Escritora
Porto Alegre - RS - Brasil


Haiti - Haitianos, sem ter casa, abrigo, carecem de água, carecem de tudo!



A imagem e a declaração são de 2010. A situação, em 2011, são ainda piores!

Jornal O Globo, em 18.janeiro.2010 - "O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos haitianos que tenham paciência em relação aos esforços para o envio de ajuda humanitária ao país.
Durante uma visita à capital haitiana, Porto Príncipe, no domingo, Ban disse que a situação no país é "a pior crise humana em décadas".
----------
------------
Agora, passado um ano, o total de mortos pelo cólera no Haiti já contabiliza a assustadora cifra de 4.549 mortos!
--------


Leia mais em HAITI, QUEM SE IMPORTA?
Página com vários artigos sobre a tragédia no país. Acesse: http://t.co/Qrko7xo
Haiti precisa se reerguer - Quem se importa?



Vamos fazer a nossa parte?
Brasil tem histórico de hospitalidade.
Em uma situação difícil como a que passam os cidadãos haitianos, imprescindível a ajuda humanitária, prevista até em acordos internacionais entre os dois países!




Nenhum comentário:

Postar um comentário