segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Wikileaks - EUA e o "Cacarejo" de Lula




Wikileaks - EUA e o "Cacarejo" de Lula

Por Marise Jalowitzki

Quando Julian Assange publicou, através do Wikileaks, que os documentos norte-americanos referiam-se às declarações de Lula sobre questões climáticas como "O Cacarejo de Lula", o governo brasileiro preferiu não se manifestar e tudo ficou no limbo, sem nenhum comentário adicional.


O que significa um "Cacarejo"?

Logo que a notícia publicada no Wikileaks foi comentada, um aluno dp ensino médio, perguntou para a professora sobre o motivo dos EUA ter chamado o nosso presidente de "galinha" e não de "galo", já que quem "cacareja" é galinha, não galo. Todos riram. Claro que ele (o rapaz) queria obter esse resultado, mesmo: o riso dos colegas.


Educadamente, a professora explicou a todos o que a expressão (dito popular) significa: galinha cacareja mesmo quando o ovo não foi ela quem postou; galinha cacareja mesmo quando não há ovo nenhum. O que os Estados Unidos quiseram dizer é que o governo brasileiro fala muito em controlar a emissão de GEE - gases de efeito estufa - , mas não faz tudo que diz e promete.


Ficou um ar de desconforto geral, pois, não dizer a verdade, na idade deles, ainda é uma coisa deplorável, um valor desestimulado entre todos.


No discurso, a coisa toda já está pronta e perfeita.


Assim, quando foi anunciado, com muita satisfação por parte da delegação da COP-16, que o presidente brasileiro assinou oficialmente o comprometimento em diminuir o desmatamento e a emissão de gases tóxicos, ninguém fez muita festa, não. Até porque, para acreditar, tem de acontecer.


Só assinar, sem aumentar o efetivo para supervisionar, cuidar, prender, multar, coibir, em nada resultará.


Aí, sim, ficará apenas um cacarejo.


Marise Jalowitzki
Escritora e consultora organizacional
Porto Alegre - RS - Brasil
------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário