quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Plebiscito: NOVO "AERODILMA" OU MAIS PRESÍDIOS? Novo avião vai sair 5 x mais caro!



Plebicisto:
NOVO "AERODILMA" OU
MAIS PRESÍDIOS? Novo avião vai sair 5 x mais caro!


Por Marise Jalowitzki
01.dezembro.2010

Por mais que me esforce para encontrar seriedade no atual cenário político, não dá!

Abro a página inicial da web e me deparo com duas manchetes, uma logo a seguir da outra:

Lula: não tem por que não comprar novo avião presidencial
Superlotação faz juiz libertar 19 presos perigosos na Bahia


Algo não está certo, não é verdade?
Não pode ser no mesmo país, não é?

Gente, só nessa notícia, fala-se de 19 presos perigosos! Mais os quase 600 que "estão sendo presos" no RJ (tráfico: crime hediondo) + toda a insustentável situação da realidade carcerária, em todos os estados brasileiros e o objetivo é um novo avião presidencial?

No Brasil, faltam 200 mil vagas! Ou seja, 200 mil apenados estão "amontoados" em celas sem espaço, higiene, ocupação. Qual o programa de reinserção social?

Não estamos falando em educação, saúde (olha a realidade do atendimento hospitalar), inserção sócio-educativa, que dirá moradia, estradas, água encanada, esgoto.

O que vai ser da segurança neste país?

QUEM SABE ALGUM POLÍTICO SUGIRA A AÇÃO DE UM PLEBISCITO para saber o que o povo escolhe?
(  ) Um novo avião presidencial ou
(  ) Mais presídios

Não acredito que o povo não seja ouvido quando a situação carcerária está no caos. É questão de segurança nacional! Ou a intenção é continuar comprando tanques e tanques da 2a. guerra para "intimidar", "botar pra correr" e não prender?
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Superlotação faz juiz libertar 19 presos perigosos na Bahia
30 de novembro de 2010 20h09

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4820074-EI5030,00-Superlotacao+faz+juiz+libertar+presos+perigosos+na+Bahia.html

O juiz da comarca de Buerarema (450 km de Salvador), Antônio Hygino, libertou nesta terça-feira quase todos os presos que ainda estavam na cadeia pública da cidade. Dos 20 detentos, que respondem, na maioria, por crimes de tráfico de drogas e homicídio, 19 foram soltos nesta manhã por causa da interdição da unidade, que apresenta condições de insalubridade e superlotação.

De acordo com o juiz, há 20 dias a Corregedoria Estadual de Justiça recomendou que os presos fossem transferidos para Salvador. Segundo ele, o pedido foi feito à Secretaria de Segurança Pública da Bahia, mas não houve resposta por parte do órgão, por isso a liberdade foi dada aos presos, sob a condição de que se apresentem ao juiz a cada 30 dias.

"A medida acata o pedido também do Ministério Público, que pediu a interdição da cadeia até que seja feita uma reforma, ainda a ser discutida", disse o magistrado.

O juiz Antônio Hygino reconheceu a alta periculosidade dos detentos que receberam a liberdade condicional, mas afirmou ainda que, dada a impossibilidade da transferência, precisou tomar a decisão pela liberdade dos presos.

Ele afirmou também que desde o início de novembro os policiais civis não estavam mais fazendo a custódia dos detentos, tarefa que vinha sendo exercida por dois carcereiros improvisados, cedidos pela prefeitura. A cadeia púbica de Buerarema atendia também aos municípios de Juassari e São José da Vitória.

Lula: não tem por que não comprar novo avião presidencial
30 de novembro de 2010 20h13 atualizado às 21h26
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4820096-EI7896,00-Lula+nao+tem+por+que+nao+comprar+novo+aviao+presidencial.html
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista após visitar as obras de uma hidrelétrica no Maranhão, que "não tem por que não comprar" um avião melhor, que seria utilizado nas futuras viagens da presidente eleita Dilma Rousseff. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, o atual modelo utilizado tem capacidade para 12 horas de voo. Ele não deu, no entanto, detalhes sobre modelos nem quando se daria a aquisição.
Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o governo negocia a aquisição de um avião presidencial maior e mais caro que o atual. A aeronave deverá ser um aparelho europeu da Airbus - um modelo de reabastecimento aéreo A330-MRTT, equipado com área VIP presidencial e assentos normais. O custo é de até cinco vezes os US$ 56,7 milhões (R$ 98 milhões na sexta-feira) pagos em 2005 pelo avião atual, um Airbus-A319 em versão executiva.
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