sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Maristela Bastos fala em arrogância e prepotência do governo brasileiro em relação ao caso Battisti

Mãe gentil

Maristela Bastos fala em arrogância e prepotência do governo brasileiro em relação ao caso Battisti

Por Marise Jalowitzki
31.dezembro.2010
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/maristela-bastos-fala-em-arrogancia-e.html

A concessão de refúgio para Cesare Battisti, condenado por 4 assassinatos, deixa o Brasil em situação delicada, quando não crítica!

Brasil fica contra decisão da Suprema Corte Italiana, Francesa e Corte Européia dos Direitos Humanos. Nestas três instâncias o veredicto é o mesmo: culpado! Mesmo aqui, quando o STF - Supremo Tribunal Federal  dá seu parecer de que Battisti deveria ser extraditado para a Itália, Lula apela para a Advocacia Geral da União - AGU - para remover a decisão.


Cesare Battisti
 Battisti, escritor italiano acusado por 4 assassinatos, não pediu refúgio político quando entrou no Brasil, nem incluiu este tema em seus julgamentos anteriores, tanto na itália com na França. É considerado criminoso comum (crimes destituídos de cunho político).

Lula da Silva e Tarso Genro tomam a defesa desse cidadão e deixam todo o país em situação grave frente à opinião internacional. Quais os motivos que levaram esses senhores a ir contra todas as decisões anteriores?

"A questão é: Vale a pena?", pergunta a professora Maristela Bastos.

As relações são tão estranhas!

No caso do preso político que fez greve de fome em Cuba, e morreu em decorrência desta greve de fome, Lula ironizou "Se esta moda pega no Brasil, os presídios vão esvaziar!"... Declaração, no minimo, maldosa. Sem compaixão.

As pessoas lutam por duas idéias. Por suas ideologias. Ele mesmo fez isso. Faz. Mesmo que os laços de amizade e ideologias sejam bastante fortes com Battisti, acusado por 4 assassinatos comuns, há que avaliar o peso das decisões tomadas. Quais as consequências. E delinear a devida importância a essas consequências. Quando José Inácio e Tarso "tomam as dores", deixam no ar a possibilidade de embargo, até econômico, da Itália e outros países europeus com relação ao Brasil. A Itália já pediu aos turistas italianos que deixem de vir ao nosso país.

Há ainda a questão do torturador argentino, que responde processos de origem política de tortura na Itália, que foi descoberto pela Interpol no Brasil, na semana passada. A Itália deverá pedir a extradição também desse cidadão. Caberá à nova presidente eleita a decisão que, se for favorável a um, e não a outro, continuará a perpetuar o grave impasse.

O embaixador italiano já foi chamado para conversar diretamente com o seu governo.
As novas decisões devem acontecer em fevereiro.


Cristo Redentor é símbolo de bençãos, proteção e cuidado


HAJA LUZ!!!

Marise Jalowitzki
Escritora e cronista
marisej@terra.com.br
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com/
Porto Alegre - RS - Brasil
----------------------

Assista ao video para inteirar-se em detalhes (14min):
http://terratv.terra.com.br/Especiais/Noticias/4416-339500/Lula-viola-tratado-de-extradicao-com-Italia-diz-professora.htm

-----
Junho de 2011 - Battisti fica no Brasil. Continuamos torcendo para que as nações envolvidas entrem em entendimentos.
-----

Nenhum comentário:

Postar um comentário