sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Haiti - 3.333 mortos - Muito triste só ficar assistindo!!!

Haiti - Escola

Haiti - 3.333 mortos - Muito triste só ficar assistindo!!!


Por Marise Jalowitzki
31.dezembro.2010

Porque a ajuda é militarizada?
Porque os voluntários são inexperientes, quando o caso é uma epidemia?
Porque haiti está sendo escola para soldados inexperientes, voluntários inexperientes, experimentos de vacinas?

"Inimigo é a miséria"

Seintenfus denuncia e é demitido
 “Nós estamos com uma missão de paz no âmbito do capitulo VII da Carta das Nações Unidas, com capacetes azuis, mas provavelmente o inimigo não exista no Haiti a não ser a miséria, a desesperança, o desemprego, a falta de perspectiva, de desenvolvimento econômico.” Palavras de Seitenfus, que mereceram sua demissão da OEA.
.
 Segundo ele “não seria o Conselho de Segurança, mas o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da ONU que deveria ter a primazia na participação da comunidade internacional para tentar resolver as questões haitianas”.

O que fazer?
Muito, muito ruim só ficar lendo, assistindo, sabendo que as melhores estratégias ainda estão por serem tomadas!

Número de mortos por cólera no Haiti chega a 3.333


31 de dezembro de 2010 15h21 atualizado às 16h08

O número de mortos no Haiti pela epidemia de cólera que atinge o país desde meados de outubro chegou a 3.333, informou nesta sexta-feira o Ministério da Saúde Pública e População (MSPP).

De acordo com um boletim divulgado pelo ministério em seu site, 148.787 pessoas foram contaminadas e 83.166 tiveram que ser hospitalizadas.

Entre o boletim desta sexta-feira, datada de 26 de dezembro, e o anterior, do dia 20, 432 pessoas morreram por causa da doença.

Desde sua aparição em outubro, na cidade de Mirebalais, a cólera se estendeu aos dez departamentos do país e chegou à República Dominicana, onde 139 pessoas foram contaminadas.

O departamento mais afetado é Artibonite, no noroeste, onde 828 pessoas morreram pela cólera, seguido por Norte, com 558 mortos; Oeste, que inclui a capital, Porto Príncipe, com 461; e Grande Anse, no sudoeste, com 433.

Em seguida vem Centro, com 286 mortos; Noroeste, com 220; Nordeste, com 182; Sudeste, com 160; Sul, com 124, e Nippes, com 81.

A origem do surto ainda não foi esclarecida, mas um estudo médico francês afirma que começou por causa do vazamento de sedimentos fecais em um rio por soldados do Nepal pertencentes à Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), o que será investigado pela ONU.

------------------

Haiti - Voluntários cheios de boa vontade e sem experiência- O momento é grave!



Nenhum comentário:

Postar um comentário