sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ÁGUA - Resultado de Pesquisa - Em qual grupo você está?



ÁGUA - Resultado de Pesquisa
Em qual grupo você está?

Por Marise Jalowitzki
03.dezembro.2010
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/agua-resultado-de-pesquisa-em-qual.html

Em qual grupo você está? (*)
(  ) pertenço ao grupo daqueles que "não estão nem aí" para a questão da preservação das águas (12% dos pesquisados, equivalendo a 20 milhões de brasileiros)

(  ) pertenço ao grupo de pessoas com maior instrução, de maior poder aquisitivo, que são as menos dispostas a colaborar com medidas de economia e conservação de água

(  ) pertenço ao grupo dos proprietários rurais que irrigam sua plantação sem nenhum critério, esbanjando água (94% dos produtores)

(  ) pertenço ao grupo dos proprietários rurais que usam responsavelmente a água (6% dos produtores)

(  ) pertenço ao grupo dos que não querem nem ouvir falar nisso

(  ) pertenço ao grupo dos lutadores, que executam sua parcela de contriuição todos os dias, em defesa das nossas águas.

Dia desses, encontrei o resultado comentado de uma pesquisa realizada a pedido da Organização Não-Governamental Ambientalista WWF sobre Água - quem tem, quem se preocupa com a preservação, o que precisa ser feito. Marcos (veja link ao final) publicou dados e conclusões bastante importantes sobre Água e nossas responsabilidades.

O Brasil é um dos países com maior abundância de água potável no mundo. O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce do planeta. Ao lado do Brasil, somente Canadá e Rússia.

Ainda assim, perto de 40 milhões de brasileiros não têm acesso à água limpa.

Bairro Boa Vista - São Gonçalo - Rio

No levantamento feito pelo Ibope, atendendo a solicitação da WWF apareceram dados alarmantes:

12% dos brasileiros não estão nem aí para a eventual falta d’água e não estão a fim de mudar seus hábitos de consumo para economizar o precioso líquido.

Numa expansão generalizada feita pelo Marcos, isto dá cerca de 20 milhões de pessoas. Se cada uma desperdiçar um litro de água por dia, em um mês 600 milhões de litros estarão literalmente indo para o ralo. "Ou seja: o consumo diário de uma cidade do porte de Vassouras, no Estado do Rio, ou Aparecida do Norte, no estado de São Paulo." - comenta ele. E continua: "Outra surpresa: as pessoas de maior instrução, de maior poder aquisitivo são as menos dispostas a colaborar com medidas de economia e conservação de água."

Nós sabemos que é meio comum isto de as pessoas só se sensibilizarem quando "o calo aperta em seu sapato", como diz o velho adágio.

O que bem demonstra que, embora conhecimento seja proporcional à responsabilidade, o compromisso PRECISA ser despertado. Temos muito trabalho pela frente. Está provado que informações "bombardeadas" incessantemente tem o poder de mudar as crenças.

Crenças são construídas pela repetição. Nosso subconsciente reage de acordo com a quantidade de informações semelhantes que armazenamos. Portanto, divulgue, divulgue, divulgue.

Mais dados da pesquisa
Quem usa mais água:

20% do consumo - indústrias. Muita gente pensa que as indústrias são as maiores consumidoras de água, mas a pesquisa WWF/Ibope revelou que elas são responsáveis por 20% do consumo.

10% do consumo - os lares. Os domicílios chegam a 10%.

70% do consumo - agricultura. A agricultura é a grande usuária, com os 70% restantes.




E mais: 94% das propriedades rurais não tem nenhum critério para regar as plantas. Só 6% dos agricultores utilizam métodos racionais de irrigação.

Você tem idéia do desperdício de água num país como o nosso?


Enquanto isso, nossos irmãos do interior nordestino, desoladamente, observam os poços cavados e os açudes totalmente secos. Ano após ano.


Esse povo lutador há décadas continua bravamente tentando, de todas as maneiras, conseguir o líquido precioso que garante a sobrevivência dos habitantes.

Muitas vezes realizam um trabalho inócuo, inútil mesmo, como o de cavar pequenos poços com enxada, sem nenhum critério. Iniciativa deles? Não mesmo. É o próprio governo que os "contrata" para este trabalho insano, deixando a saúde ainda mais debilitada, em troca de alguns reais por semana. O governo é sabedor que este é um processo que não leva a nada. 

A imagem que vemos aí é a de um "geólogo da vida", em Crato, no Ceará. Um voluntário. Ele utiliza uma forquilha como ferramenta. Este método é ancestral. Eu mesma já o presenciei. Costuma dar certo, quando o solo não é naturalmente árido.

O agente segura cada ponta do galho em "Y" e vai caminhando devagar, apontando para a frente. Em determinado momento, a ponta começa a balançar, apontando o lugar onde jaz água. Está descoberto o veio d'água.
Agora, o que é possível encontrar onde tudo é seco, árido?
Os métodos devem ser bem mais arrojados, tecnicamente desenvolvidos. Vontade política.

Na cidade de Bagé - RS, o deserto de areia avança sempre mais e mais, a passos largos. As dunas cobrem a vegetação que agoniza. Na Amazônia, a seca dos rios é inacreditável.

O que podemos fazer?



Lago Cidade de Manaquiri - Amazonia

(*) Sugiro que você dissemine este artigo, levando esta pesquisa para seu grupo de amigos, escola, rede social. É importante fazer as pessoas pensarem mais sobre esta importante questão, colocando-as em um patamar consciente de compromisso e envolvimento.
-----------------------------
Este artigo contém dados publicados no link: http://ning.it/gFRKiL
-----------------------------
Links relacionados:
- Chove Chuva! - Quando o Ideal e a Verdade se encontram - Por Gabriel Novis Neves - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/chove-chuva-quando-o-ideal-e-verdade-se.html

- Dica de Responsabilidade Social - Lixo e Água Pura - Por Janderson Fontenele http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/dica-de-responsabilidade-social-lixo-e.html

- Sacolinhas, esta questão é nossa! (uma das maiores causas de entupimentos e poluição hídrica) - Marise Jalowitzki -   http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/07/sacolinhas-esta-questao-e-nossa.html

- Artigos do banner MEIO AMBIENTE neste blog.

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE! DIVULGUE! COMENTE! EXIJA!




CONHEÇA VÁRIOS ENFOQUES SOBRE O TEMA ÁGUA NA PÁGINA DE LINKS: http://t.co/Cs0ngIG 

Água limpa, um direito de todos!



22 de Março - Dia Mundial da Água


Água é tema de extrema importância. Cada vez mais devemos estar atentos para tudo o que diz respeito à preservação e contaminação. Maior fonte de doenças, a água contaminada já é presença em nosso cotidiano. 
Isso tem de mudar!




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário