terça-feira, 30 de novembro de 2010

Rio - "The Day After" - Sensação de vitória ou impotência?

 


Rio - "The Day After" - Sensação de vitória ou impotência?


Por Marise Jalowitzki, Ricardo Vichinsky, Heitor Herculano e Rodrigo Meller Fernandes
30 de novembro de 2010


No episódio da ocupação das favelas do Rio, escancaram-se algumas evidências que fazem pensar. E, aí, vem a impotência, por ter de conviver com fatos que acabam consolidados de maneira insólita e, ainda assim, recebem aplausos.


Reluto em aceitar que haja pessoas que r-e-a-l-m-e-n-t-e recebam as ações intervencionistas e acreditem que deva ser por aí. Será falta de planejamento, visão local e não generalizada, amadorismo, excessiva "vontade de acertar, já" ou estar a serviço de propósitos nebulosos, não divulgados? Provavelmente, nunca saberemos. Daí, a sensação de impotência. A fuga propiciada é um fato; as ações da polícia deram esta condição aos criminosos. Os bandidos tiveram tempo para fugir.

Porque as coisas são como são?

Eu cheguei pela primeira vez no RJ em 1972, pelo Leblon. Subimos o Morro Dois Irmãos e, de lá de cima, olhamos aquele quadro estranho: no outro pico de morro, um monte de casinhas miúdas, inscrustradas, apinhadas, pareciam grudadas. Nunca havia visto algo igual. Devia ser muito difícil viver ali, onde carros não subiam, onde caminhar ladeira abaixo e acima era um exercício interminável.


E, sabemos, era só o começo! A partir dali e até os dias de hoje, as favelas só fizeram se multiplicar e multiplicar, sem que as ações governamentais acompanhassem aquele crescimento irrefreado.


Agora, tráfico dominante, a polícia tem como papel retomar ao Estado o que sempre foi do Estado, mas que foi, convenientemente, "cedido"  até se tornar um bomba relógio sem controle.


O que esperar doravante? Quando o óbvio é tão óbvio!


PAC - Programa de Aceleração do Crescimento - vai continuar sem supervisão nas suas ações? Então, não era previsível que os traficantes, mandando em tudo, estabeleceriam também as suas condições nas obras? Como que não houve supervisão?


Policiais vasculham todos os pontos


Bem, "agora" os túneis já foram "descobertos". Túneis amplos, que permitiram aos bandidos sair andando, em pé, calmamente, pois tiveram 24 horas para isso. A retomada, pelas milícias, estava anunciada para sábado de manhã. Ficou meio dia, veio a noite do sábado, aconteceu só domingo pela manhã. Deu tempo para tudo.


Então, tá!


Achei interessante transcrever alguns comentários de outro site onde publico:


Ricardo Vichinsky comenta:
"29/11/2010 23:43 - Ricardo Vichinsky
No Rio se trata de um problema cultural e social ainda mais serio, junto com o terror e o dinheiro do trafico, que corrompe, qualquer um que esteja em seu caminho, isso da vergonha, mas ocupar a favela sim eu acho de certa forma algo bom , houve apreensões de drogas e armas , mas ainda há muito a ser feito, pois se existe traficante é porque existem consumidores, será que esses vão entrar em abstinência pela falta da droga??? Ou será que as milicias do rio não vão ocupar os morros na falta dos traficantes , enfim ali é um problema antigo, espero que esse primeiro passo seja correto , bjss"


Marise pondera:


"Concordo com o passo dado, também. Só que foge do entendimento o fato de terem facilitado desta forma a fuga dos bandidos! Um cerco planejado, solicitando a evacuação antecipada da população, teria dado um efeito bem mais importante. E sério.

Com relação aos consumidores, me detive a acompanhar dois artigos publicados no Terra e ler os comentários. As "bocas" continuam funcionando, de acordo com os depoimentos...??? Falam em Portão Nove e tudo mais. Gíria conhecida! E, qual o destino da droga apreendida? Alguém ouviu a polícia anunciar quando será queimada a cocaína???"

Droga apreendida

Heitor Herculano comenta:
"29/11/2010 06:58 - heitorherculano
 Marise, continuo achando que tudo voltará à estaca zero daqui a alguns meses. Por enquanto é só vitória para a polícia, o governador, o secretário de segurança, etc. etc. Mas o que eu gostaria mesmo de ver é uma satisfação explícita das autoridades quanto ao que elas fazem com tanta drogra apreendida. Hein? Hein? Queimam? De vez em quando fazem umas fogueirinhas tipo festa junina, com alguns quilos de maconha tomados dos traficantes, diante de toda a mídia; mas e a coca, hein? A valorizadíssima cocaína? Pra onde vai ela? Desabafei sobre este problema em minha recente crônica PRA ONDE VAI A DROGA APREENDIDA? Parece até o ciclo vital das florestas tropicais, em que as folhas mortas caem, apodrecem, e delas mesmas renascem os brotos de uma nova árvore, num rodízio imutável."

Rodrigo Meller Fernandes comenta:
"28/11/2010 02:15 - Rodrigo Meller Fernandes
Prezada Marise. Tenho escrito algumas opiniões a respeito aqui no RL, sobre a questão do Rio. Eu gostaria de acreditar que preto é preto, branco é branco, o bem é o bem, o mal é o mal. Infelizmente eu vejo tudo cinza. Tem dois anos no minimo que vários blogueiros denunciam que tropas brasileiras treinam guerrilha urbana no Haiti para uma limpeza no Rio, visando a Copa e a Olimpiada. O Rio terá obras. Obras para estes eventos. Urbanização, e inserção de favelados na sociedade só te respondo em 2.017, se o mundo não se esbagaçar antes."

Marise pondera:
Tristes, desanimadoras e previsíveis verdades!!! Até quando?
Vamos esperar os anúncios dos próximos dias.

------------------------
Imagens do Terra
------------------------
Links relacionados:
- Violência no Rio - Chacinar não é solução!
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/violencia-no-rio-chacinar-nao-e-solucao.html

- O que fazer com os bandidos? - super população carcerária http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/o-que-fazer-com-os-bandidos-trafico.html
-----------------------
 
Vale o sorriso das pessoas que esperam por dias melhores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário