sábado, 27 de novembro de 2010

Rio - Cidadãos do Complexo do Alemão, saiam saí! Será descrédito?


Rio - Cidadãos do Complexo do Alemão, saiam saí!


Por Marise Jalowitzki
27.novembro.2010 - 21h15min


Cidadãos, saiam daí! 

Poucos foram os moradores que saíram de suas casas, mas estão todos estão sentindo que será para valer. Será que eles não acreditam na ação militar? Será que o risco e a insegurança já fazem parte de suas vidas, a ponto de não sentirem firmeza em largar de viver seu cotidiano e sair? Será descrédito nas autoridades instituídas? Pode ser! Há tanto tempo largadas, governo após governo, apenas promessas. Todos sabem que quem manda, mesmo, no morro, nas favelas, são os líderes do narcotráfico.


Agora há pouco houve o comentário de famílias que continuam seu dia a dia, saindo para a balada, indo para festas de aniversário:


- "A vida continua. Não vamos largar tudo para que outros venham e roubem tudo."


- "A própria polícia também já roubou. Olha o caso do nosso vizinho, que é pastor evangélico, foi a polícia que entrou hoje pela manhã no barraco dele! Ele tinha acabado de receber todo o seu fundo de garantia e ía comprar uma casinha longe daqui. Roubaram tudo!"


- "Ele até registrou BO na delegacia, mas a gente sabe que não vai acontecer nada! Sempre sobra pro mais pequeno!"


Não devia o governo anunciar a gravidade da situação e solicitar a evacuação da área?


Amanhã saberemos.


Em 2007 já houve um confronto violento, nesse mesmo Complexo. Só que, agora, o olho do mundo está mais forte do que nunca sobre o Brasil e o Rio de Janeiro. Afinal, o Brasil alardeia ao mundo que estamos "emergentes". Também, seremos palco de Copa do Mundo, temos o presidente mais popular de nossa história e, afinal, "a classe média chegou para 14 milhões de brasileiros"!!!  Palavras da presidenta eleita. Assim, com certeza, há que dar uma resposta ao mundo.


Certamente, para os que moram nas favelas, os ares de classe média estão bem distantes. O que os acompanha são o terror, a insegurança, o medo. Quem pode, está saindo.

Marise Jalowitzki
Escritora e Consultora
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com/
Porto Alegre - RS - Brasil

-------------------------
Links relacionados:
- Violência no Rio - O Anel do Papa e as Ações Sociais - ONGs http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/violencia-no-rio-o-anel-do-papa-e-as.html 

- Violência no Rio - Chacinar não é solução!http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/violencia-no-rio-chacinar-nao-e-solucao.html

- O que fazer com os bandidos? - super população carcerária http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/o-que-fazer-com-os-bandidos-trafico.html
 

Que Deus abençõe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário