sábado, 13 de novembro de 2010

ASHOKA - PRÊMIO HABITAÇÃO SUSTENTÁVEL E INCLUSIVA - Você tem uma idéia? Inscreva-se!

casapet - casa feita com garrafas pet

ASHOKA - PRÊMIO HABITAÇÃO SUSTENTÁVEL E INCLUSIVA
Você tem uma idéia? Inscreva-se!
Marise Jalowitzki




COLABORAÇÃO PARA CIDADES MAIS INCLUSIVAS E SUSTENTÁVEIS

Moradia Ideal

O Changemakers (Fazedores de Mudanças) da Ashoka, lançou no dia 05 deste mês de Novembro um concurso online para encontrar os melhores projetos para casas populares sustentáveis, a preços acessíveis. O programa incentiva o envolvimento e a colaboração de comunidades locais, empresários e instituições-chave, a fim de apresentar sugestões viáveis e bem sucedidas, ao mesmo tempo respeitando o meio ambiente, as culturas e práticas locais.


 Quem é Ashoka

"A Ashoka é uma organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social e trabalho e apoio aos empreendedores sociais – pessoas com idéias criativas e inovadoras, capazes de provocar transformações com amplo impacto social.

Criada em 1980 pelo norte americano Bill Drayton, a Ashoka teve seu primeiro foco de atuação na Índia. Presente em mais de 60 países e no Brasil desde 1986, a Ashoka é pioneira na criação do conceito e na caracterização do empreendedorismo social como campo de trabalho."




Como participar
Se você tem uma idéia bacana, ou conhece alguém que tenha um projeto sustentável, saiba como participar. No link dos Changemakers (Fazedores de Mudanças)  http://www.changemakers.com/node/94118 você vai encontrar "Novas Competições" e o seguinte texto:


Nova Competição 
O Changemakers da Ashoka busca por soluções que engajem comunidades, empreendedores e instituições chave em colaborações para integrar e desenvolver moradias urbanas sustentáveis, inclusivas e acessíveis que respeitem o meio ambiente, as culturas locais e práticas.

Lançamento
O lançamento do concurso foi anunciado durante o encontro “Planejamento Urbano e Construção Civil Sustentáveis com Eficiência Energética para Áreas de Baixa Renda das Américas”, que aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro, no Palácio Itamaraty (Av. Marechal Floriano, 196 – Centro), no Rio de Janeiro, Brasil.


Apoio e Financiamento
O Concurso acontece em antecipação ao Encontro das Américas 2012 e em apoio à iniciativa do presidente dos EUA, Barack Obama, a Parceria de Energia e Clima para as Américas (ECPA).
 
É financiado pela Fundação Rockefeller, numa ação conjunta do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA, o Departamento de Estado (EUA) e a American Planning Association.


casapet - casa feita com garrafas pet


Inscreva sua iniciativa ou indique um projeto até dia 2 de fevereiro de 2011 neste desafio que colabora com habitações urbanas sustentáveis para cidades mais inclusivas e agradáveis.


Prêmio de inscrições antecipadas: As duas melhores inscrições enviadas até as 18h00 (horário de Brasília) do dia 12 de dezembro de 2010 poderão ganhar um prêmio de 500 dólares cada.


Vencedores on-line: As três melhores inscrições enviadas até as 18h00 (horário de Brasília) receberão um prêmio de 10 mil dólares cada.


As melhores inscrições serão apresentadas e analisadas em um evento de encerramento do desafio em junho de 2011 no National Building Museum em Washington, D.C., EUA onde serão vistas por parceiros públicos e privados, incluindo potenciais financiadores.




Ficha de Inscrição - http://www.changemakers.com/node/add/nomination/94118 - Neste link você encontra a Ficha de Inscrição on-line. Nome do Projeto (200 caracteres), Descrição do Projeto (até 550 caracteres), Porque Você está nomeando este Projeto (750 caracteres) + as demais informações, além de, claro, especificar qual o campo de atuação do Projeto.


Se você não entende bem, procure ajuda com algum amigo.
Se você pode prestar ajuda, auxilie.


Você pode dizer: "É só um concurso. Nem é fácil ser o vencedor."


Mas pense: este país está tão cheio de belas idéias. Idéias, muitas vezes, bem simples e baratas, é preciso divulgar!


E, lembre-se: Uma porta abre outra porta! No momento em que você se conecta com aquilo que quer, as oportunidades aparecem!
Boa Sorte e Vá em Frente!
Faça Diferente! Faça Melhor!


______________________
O que significa Ashoka

Origem do nome
Em sânscrito – língua indo-europeia de registro escrito mais antigo – Ashoka significa “ausência de sofrimento”. Ashoka foi também o nome de um imperador que governou a Índia durante o século III a.C e é lembrado como um dos maiores inovadores sociais do mundo. Depois de uma guerra pela unificação do país, o imperador Ashoka renunciou à violência e dedicou sua vida à promoção do bem-estar social, da justiça econômica e da tolerância.
_________________

Saiba Mais:
http://www.ashoka.org.br/sobre-a-ashoka/quem-somos/
______________________
Algumas iniciativas:

http://www.verdegaia.com.br/index.php/portal/descricao/geral/1/Casa+feita+com+garrafas+pet.html
Para mais detalhes sobre a casa de garrafa pet do Antonio Duarte, escreva para o e-mail duarte5080@uol.com.br

http://jessicafurlan.blogspot.com/2010/01/casa-construida-com-garrafas-pet.html

Comerciante Célio de Oliveira, 49 anos - RJ - http://www.ecopop.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=6&tpl=printerview&sid=5

_________________________



Links de artigos relacionados ao tema - Casas Populares, neste blog:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/construtoras-campanha-eleitoral-e-minha.html
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/porque-nao-sou-adepta-ao-programa-minha.html
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/planejamento-urbano-e-construcao-civil.html


_______________________________________________
MARISE JALOWITZKI é escritora, consultora organizacional e
palestrante internacional, certificada pela IFTDO-USA, pós-graduação
em RH pela FGV-RJ, autora de vários livros organizacionais.
marisej@terra.com.br
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com/
F (51) 97056424
Porto Alegre - RS - Brasil
_______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário