quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PRECONCEITO AO NORDESTE

Preconceito é vício que precisa ser eliminado - Foto RN

PRECONCEITO AO NORDESTE

No blog do amigo Jex está postado um triste caso de preconceito "escrachado". Sob o título "Depois da Vitória de Dilma Nordestinos são ridicularizados", o amigo explana várias postagens de xingamentos de internautas que usaram a rede para destilar sua insatisfação para com o resultado das eleições para "culpar" os nordestinos. Pejorando, humilhando e ridicularizando. Previsto em lei, tal crime precisa ser erradicado.

Ao longo dos anos em que o atual presidente esteve no poder (ainda está), o que mais se viu, em todos os órgãos de comunicação, foram piadas que envolviam seu dedo amputado. Sempre detestei isso e sempre me manifestei em contrário. Qualquer insatisfação em relação a seu mandato e sua maneira de governar, O QUE TEM A VER COM O DEDO QUE FALTA? Maneira repulsiva de tentar demonstrar, através da discriminação, do escracho, da diminuição apontando deficiência. Ninguém "tirou sarro" quando fhc apareceu com aquela toga (que eu considero) ridícula, vermelhona, quando recebeu as honras na Universidade na Espanha. E era apenas uma roupa bizarra (mesmo que tradicional). Agora, um problema físico...

Agora, a questão é, simplesmente, a velha picuínha do regionalismo. QUEM É MELHOR DO QUE QUEM? Podres há em todo o lugar onde existam seres humanos, os maiores predadores, em todos os sentidos!

Muito triste. Discriminação e preconceito é atraso e devemos envidar nossos esforços para que acabe. Acho importante denunciar pois, para muitas pessoas, só "doendo" é que aprendem.



Importante, também, é "não entrar no jogo" de pessoas preconceituosas e mal educadas, pois tudo que pessoas assim querem, é ter "seu minuto de glória", ainda que seja para passar vergonha.



Praia do Forno


Adoro o nordeste, amo o Brasil apesar de todos os nossos problemas.


Temos de fazer o nosso melhor, sempre.


Parabéns, Jex, pela publicação e alerta.


Paulo Cesar Marreiros colocou um comentário que considero bastante oportuno para divulgação. Olha só como ele coloca a sua posição:
Paulo César Marreiros 03/11/2010 - 15h50m


"Olá pessoal, gente preconceituosa, burra, atrasada, imbecil, idiota, pobres, mortos de fome, secas, enchentes, preguiçoso, trabalhador, errantes, inteligentes...existe no Brasil todo...existe no mundo todo!!!

Vamos parar de querer responder e defender preconceito com preconceito!! Quem assim o fizer, realmente, todos já viram as ferramentas de denunncia...denunciem! Se é cabível de pena ou não, a justiça vai cuidar disso. Se as pessoas tem tempo sobrando para twittar coisas desse tipo, então deixem elas perdendo o tempo da vida delas ao invés de conhecerem melhor os diferentes tipos de pessoas e regiões maravilhosas que temos dentro do nosso país.


CE

Pessoas e coisas lindas MESMO! São essas pessoas preconceituosas que tem tudo a perder...quem se limita não pode reclamar da vida!!!


quero tb lembrar de novo que tem seca e enchente, fome, violência e miséria, frio, calor e cultura no sul, norte, sudeste, nordeste...uns tem mais em algumas coisas e outros menos...mas no fim de tudo gosto sempre de lembrar que na tv quando teve aquelas chuvas catastróficas em Santa Catarina, em Pernambuco, seca na Amazônia...muitos aparecem como IRMÃOS BRASILEIROS. Nessas horas ninguém pode escolher ser rico, pobre, passar necessidades...quem pode estar bem hj, pode passar por uma dessas amanhã e vice-versa.


Não é colocando culpa em outro que nos livramos da nossa própria...seja na política ou em qqr outro ato, outro gesto HUMANO. Todos podemos errar e acertar...e cada um tem seu tempo de errar até chegar ao acerto. E se vc fez sua parte e a julga certa, paciência. Agora que venha o melhor e quando as barbaridades, injustiças aparecerem, que as regiões se unam e lutem p que mude. só reclamar não adianta! nenhuma andorinha faz verão sozinha! e se cada um ja se unisse começando de uma escala micro (cidade, municipio, bairro...) para uma macro (estado, região, país)como cidadão não só para apertar o botão da urna já seria muita coisa!! se envolver com ONG's sérias, trabalhos voluntários, ações beneficentes, lutar pelo saneamento, lutar por educação no trânsito...cobrar dos poderes públicos...isso já é diferença enorme em relação a quem só se senta com a bunda na cadeira do computador e twitta reclamações a céu aberto.


vamos la...braços abertos...mentes abertas...apertos de mãos sinceros...vamos parar com essas coisas negativas que nos atrasam e nos separam...de barreiras, já bastam as geográficas e o homem já é capaz de superar a maioria delas, vamos aproveitar isso da melhor forma possível!


isso tudo é muito triste e cansativo de saber que ainda existe e pior, que ainda tem grande repercussão...parece mesmo que as pessoas gostam de baixaria e de não ouvir nem respeitar o próximo...que nem como rolou na campanha...de ambos os lados. Do jeito que sonhei em ver campanhas e propostas mais construtivas, sonhei em ver as pessoas discutindo construtivamente, trocando idéias saudavelmente, conscientizando sem impôr...sem ninguém olhar só para seus próprios interesses e se acharem os donos da verdade...


td bem...já sei q vc cansou de ler pq eu tb ja cansei de escrever...falou galera!!"

Exemplo a ser seguido.

DIGA NÃO AO PRECONCEITO!
PRECONCEITO SÓ SE ERRADICA COM ATITUDES DIFERENTES, NÃO DE CONFRONTO, tipo toma-lá-dá-cá!! 
O preconceito existe e é uma bactéria que precisa ser erradicada!

Olinda - PE
___________________
Link relacionado: http://www.vooz.com.br/blogs/depois-da-vitoria-de-dilma-nordestinos-sao-ridicularizados-49296.html 
_______________




Artigos relacionados:

Cérebro - Discriminação e preconceito
com o que o enchemos,
com isto responderá



Que Vergonha para os Gaúchos!! OAB pede que a estudante Sophia Fernandes do RS responda pelo crime de racismo

Por Marise Jalowitzki
15.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/que-vergonha-para-os-gauchos-oab-pede.html






Mayara Petruso irá responder por
preconceito e racismo




WEB NÃO É MAIS "TERRA-DE-NINGUÉM"!

CHEGA DE PRECONCEITO!

Palmas para a seccional de Pernambuco que iniciou processo contra a internauta que difamou o povo nordestino. Tomara que identifiquem todos os demais e chamem à responsabilidade!


Garota que promoveu preconceito na web
 perde emprego e MPF-SP investiga crime 


Será que Mayara Petruso pensou nas consequências? É certo que não

06.novembro.2010




Moldamos o nosso mundo com
as nossas idéias
 

Sobre a Mudança Positiva Desejada e o Medo Básico de Comprometer-se 


12.janeiro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/o-medo-basico-de-comprometer-se.html






Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

2 comentários:

  1. Olá Marise!
    Eu agradeço a referência e fico feliz por você também abraçar essa causa que indignou não somente aos irmãos nordestinos como a todos que anseiam por uma nação mais unida e sem preconceitos.
    As declarações que fizeram sobre nossa região foram as mais terríveis e nada justifica tamanha revolta, por isso que não podemos ficar calados e divulgar para todo mundo que ainda há pessoas mesquinhas, sem conteúdo e sem amadurecimento. Como disse a usuária Raquel Gaioso lá no meu blog "como serão esses futuros profissionais?"
    Realmente é um caso a se pensar bastante.
    Mais uma vez muito obrigado por ter uma leitora tão especial quanto você! Forte abraço!
    Adoro o seu blog tbm. Prometo comentar com mais frequencia. Bj

    ResponderExcluir
  2. Eu li todos os depoimentos quer transcreveste em teu blog, Amigo! realmente, revoltante! Nada justifica! Gente, que é isso? Em 2010?
    Viste que a OAB já entrou com processo contra a Mayara? Tomara que identifiquem os demais, também!
    A impunidade não pode continuar! As pessoas tem de ser responsáveis pelos seus atos, em todos os segmentos!
    Abraços carinhosos, Jex e a todos os amigos!

    ResponderExcluir