quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Seminário das Américas - Casas Populares


Seminário das Américas - Casas Populares


Planejamento Urbano
Construção Civil Sustentáveis
Eficiência Energética
Áreas de Baixa Renda das Américas

Neste mês de novembro (dias 04 e 05)  aconteceu o seminário “Planejamento Urbano e Construção Civil Sustentáveis com Eficiência Energética para Áreas de Baixa Renda das Américas”, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. O Governo dos Estados Unidos da América e o Governo do Brasil apresentaram a especialistas em planejamento urbano e habitação, Projetos de Eficiência e Sustentabilidade do governo brasileiro para casas populares.


O seminário, que reuniu especialistas da América Latina, discutiu a sustentabilidade de moradias em áreas carentes.


Durante o evento, o governo norte-americano também lançou, em parceria com a organização não governamental Ashoka, o Prêmio Habitação Sustentável e Inclusiva, que dará até US$ 10 mil (cerca de R$ 17 mil) para pessoas que criem projetos de habitação sustentável (Aguarde detalhes neste blog).

Inspirado na “Parceria das Américas sobre Energia e Clima”, proposta pelo presidente Barack Obama na Cúpula das Américas, em abril de 2009, o governo brasileiro propôs uma iniciativa voltada para o desenvolvimento urbano em áreas de baixa renda na América Latina, com foco na eficiência energética.


O encontro que aconteceu no Rio de Janeiro teve como objetivo desenvolver uma rede de urbanistas voltada para o planejamento sustentável e construção civil com eficiência energética, além de dar continuidade às discussões realizadas no V Fórum Urbano Mundial, realizado no Rio, em abril deste ano. O seminário também lançou uma iniciativa colaborativa global para promover a eficiência energética nas Américas.


Em nome do Governo dos EUA estiveram presentes ao evento representantes dos Departamentos de Estado e de Habitação e Desenvolvimento Urbano. A delegação norte-americana foi liderada por Ana Marie Argilagos, Subsecretária do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano; Shalini Vajjhala, Subadministradora para Assuntos Internacionais e Tribais; Kevin Sullivan, Diretor de Política Econômica e Coordenação de Conferências para o Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado; Jeff DeLaurentis, Subsecretário para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado; e W. Paul Farmer, Presidente da American Planning Association.


Durante o encontro, a APA lançou o projeto de construção de uma rede educacional de urbanistas que conectará acadêmicos dos EUA aos participantes com objetivo de compartilhar experiências bem sucedidas. Para mais informações sobre esta iniciativa, confira o site http://www.ecpaplanning.org/


_________________________

Links de artigos relacionados ao tema - Casas Populares:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/construtoras-campanha-eleitoral-e-minha.html
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/11/porque-nao-sou-adepta-ao-programa-minha.html
____________________________________
Referências:
Governos dos EUA e do Brasil promovem encontro sobre planejamento urbano e construção civil -

Planejamento Urbano e Construção Civil Sustentáveis com Eficiência Energética para Áreas de Baixa Renda das Américas - http://www.ecpaplanning.org/

____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário