quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Não Descuide: USAR ÁLCOOL GEL E LAVAR AS MÃOS



Não Descuide: USAR ÁLCOOL GEL E LAVAR AS MÃOS

Por Marise Jalowitzki
19.11.2010

No ano passado o alerta foi geral em todos os estabelecimentos públicos e o uso de álcool gel, generalizado. Como tudo, há um pico de divulgação, depois "cai". É importante, com a chegada do verão no hemisfério sul, que os cuidados sejam redobrados com relação à higiene e limpeza. Principalmente o ato de lavar as mãos.

Os adolescentes são rápidos neste procedimento, mas é preciso alertar - e vigiar - para que utilizem o sabonete, esfreguem convenientemente, enxaguem abundantemente. Mãos sujas e água contaminada são as principais portas de entrada para doenças - bactérias, vírus, gerando infecções estomacais, respiratórias, entre outras.

Viver com saúde, prevenir doenças, cultivar hábitos saudáveis, evitar o uso de antibióticos, para não ter de comparecer a um ambiente hospitalar pode ser passaporte para permanecer vivo.

Exagerado? Não mesmo. Veja aí a superbactéria KPC e os estragos que ela faz.

Cuidados como lavar as mãos com frequência e usar álcool gel em procedimentos hospitalares diários são essenciais para evitar a contaminação com a superbactéria KPC.  Segundo o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, João Medeiros, esses são os cuidados básicos que todos os profissionais da saúde devem ter.

"É evidente que devemos tomar precauções e isso começa com médicos e outros profissionais que lidam diariamente com pacientes. A primeira medida é a higienização das mãos e as comissões de infecção hospitalar tem de ser atuantes", observou.

Campanha Educativa sobre o uso de antibióticos e bactérias

"É necessário fazer uma campanha educativa sobre o uso racional de antibióticos, já que o consumo abusivo faz com que as bactérias se tornem mais resistentes." - alerta Medeiros. "É preciso que haja um controle maior. E a população precisa tomar consciência sobre o uso indiscriminado de medicamentos," - adverte.

O médico destaca que a superbactéria Klebsiella pneumoniase carbapenemase (KPC) está restrita ao ambiente hospitalar, por isso não há risco de ser encontrada em outros ambientes.

Em 25 de Outubro.2010 foi publicada no Diário Oficial da União uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que torna obrigatório o uso de álcool (líquido ou gel) para higienização das mãos nas unidades de saúde de todo o país.

A medida é considerada a mais importante para a prevenção e o controle das infecções e o controle das infecções em ambientes hospitalares, principalmente pela KPC. O produto também deverá ser colocado em salas onde haja atendimento de pacientes. O uso do álcool gel a 70% será obrigatório nos estabelecimentos públicos e particulares, que terão 60 dias para o cumprimento da norma. O uso do produto, porém, não dispensa a lavagem das mãos.

Fique alerta e faça a sua parte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário