quinta-feira, 11 de novembro de 2010

G20 - SEM ARROGÂNCIA!!

(Reuters)

G20 - SEM ARROGÂNCIA!
Marise Jalowitzki


Preocupações conjuntas.
Vamos cultivar mais bom senso?
Torço para que a usual arrogância seja posta de lado e as ações de deboche sejam substituídas pela visão conjunta.
As medidas a ser adotadas pelo Brasil para conter a alta do real


Preocupações Conjuntas

Nesta quinta e sexta, estão reunidos em Seul, os governantes de países desenvolvidos e emergentes. O tema de abertura: "Guerra Cambial".

Moedas em desvalorização estratégica, reações, crises, preocupação, interesses de uns tendo de ser [re]vistos como interesses de todos. Não se descarta uma declaração/manifestação da UE - União Européia.

Angela Merkel (Alemanha) já manifestou sua preocupação com as medidas adotadas pelo FED (Fundo de Reserva) - EUA em desvalorizar o dólar americano e implementar formas para incentivar o consumo e já se reuniu com Obama, em reunião que aconteceu na quarta-feira (ontem), antes do início oficial marcado para hoje.

Os países devem trabalhar juntos para conjurar esta "recuperação de duas vias" - diz uma nota oficial publicada nesta quinta-feira, horas antes do início em Seul da cúpula do G20 - países desenvolvidos e emergentes -.


A "recuperação de duas vias" aponta para crescimento lento nas nações desenvolvidas e rápido nos países emergentes, desenvolvendo "um novo marco de trabalho para cooperar para permitir taxas de câmbio que reflitam os fundamentos econômicos e apoiem as reformas de que necessitam", assinalaram os ministros.

Os países que integram o G20, conjuntamente, respondem a 90% da economia mundial.



BRASIL FARÁ BONITO?

Vai depender das propostas que nossos representantes irão apresentar. E também, por uma atitude de humildade. Torço para que a usual arrogância seja posta de lado e as ações de deboche sejam substituídas pela visão conjunta.

E esta atitude preocupa por demais.
E não é só nos governantes, não. Nem só do atual presidente. É de grande parte de nosso povo. Um povo, como todos os demais "latinos", visto pelos "gringos" como pouco "classudo" e que vem buscando aparecer e marcar sua presença já há algum tempo "lá fora". Por vezes de uma forma inusitada e vista com reserva. Mas, o que preocupa mesmo é o que aparenta ser "desforra".

"Ah! Pisaram na gente! Agora é a nossa vez!"

Este pensamento está em grande parte da população. Basta ouvir os comentários em diversos níveis. Basta ler os comentários deixados após as reportagens na mídia. Vamos focar só no G20. Há várias expressões do tipo:
"-Nem se preocupem com os EUA. Eles vão afundar mesmo!"
"- USA representa apenas 15% do capital mundial. Deixa eles desaparecer. O que não vai levar muito tempo!"
E frases do gênero.

Preocupante!


Vamos cultivar mais bom senso?

Vamos cultivar mais bom senso? Sim, pois se trata apenas de BOM SENSO!
Todos dependemos uns dos outros. Todos sofreremos consequências com a ascensão ou queda de quem quer que seja, seja no índice que for.

E, ademais, no que deu, até agora, na história da humanidade, acirrar rivalidades ou procurar desforras?

Será que é um aceno casual que EUA tenha se voltado para a Índia, emergente assim como o Brasil?

Não vamos esquecer, também, o quanto de potencial, inclusive bélico nuclear, as históricas macro-potências tem armazenado, seus avanços em experimentos científicos e tudo o mais. Ingenuidade querer "espetar com vara curta". Por bem menos já houve intervenções contundentes na vida dos países.


As medidas adotadas pelo Brasil para conter a alta do real

Em Seul, Mantega foi questionado sobre quais as novas medidas que poderão ser adotadas para conter a alta do real ante o dólar. Lula intercedeu: "Em política econômica você não pode ficar anunciando o que vai fazer".
Bem, isso nós sabemos bem. E com péssimas lembranças, como na era Collor, que hoje presta apoio ao novo governo.
"Nesse momento nós estamos menos preocupados com as medidas que nós temos que tomar para desvalorizar o real e mais com as medidas que os americanos têm que tomar para valorizar o dólar", acrescentou Lula.

Que a clareza de idéias seja a tônica e que as melhores medidas sejam tomadas. E que não seja expandir a exploração de petróleo para investidores estrangeiros, como tem ocorrido. Que Deus nos proteja!

_____________________________
http://invertia.terra.com.br/g20/fotos/0,,OI139993-EI16692,00-Ativistas+enfrentam+policia+em+protesto+no+G.html
Ativistas pedem aos líderes mundiais que o povo deixe de pagar pela crise




http://invertia.terra.com.br/g20/noticias/0,,OI4786192-EI16692,00-Mantega+governo+agira+para+dolar+nao+afetar+exportacoes.html 



http://invertia.terra.com.br/g20/noticias/0,,OI4785840-EI16692,00-Geithner+China+nao+pode+resistir+a+pressao+por+alta+do+iuan.html

Ativistas pedem que não seja o povo a pagar pela crise
(Reuters)

______________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário