segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dicas Efetivas para Conscientizar Pessoas


Dicas efetivas para conscientizar pessoas
Marise Jalowitzki




Quando o cidadão "comum" pensa em fazer alguma ação "bem-intencionada", o que promove é um "abraço" ao redor de algum lago (poluído ou não), ou trazer crianças e jovens para catar o lixo de alguma praça ou limpar algum córrego. Hilário! As pessoas riem, tecem gozações. Os grupos permanecem pouco significativos.


No terreno do "paz-e-amor" os eventos tem de acontecer com prêmios, ginkanas, vencedores, taças, podium. Aí, sim, é mais fácil mobilizar. E, quando se tratar de algo efetivo, Petições, Petições, Petições. Assinaturas, milhares de assinaturas, juntar-se a organizações cujo "barulho" já é conhecido e "mostrar a cara".
Eu recomendo uma entidade internacional forte que, até onde sei, não recebe auxílio financeiro das próprias empresas que "condena", como descobri que algumas conceituadas agem. Esta organização chama-se: Avaaz. http://www.avaaz.org/po
E há um site que promove Petições: http://www.peticaopublica.com.br/default.aspx 


E fale, converse, envie e-mails, converse muito. E, principalmente, OUÇA. Deixe as pessoas dizer o que pensam. Mesmo que você não concorde, APRENDA A OUVIR. Evite discussões insanas, não tente impor seus pontos de vista. Por vezes vale mais calar-se em determinada situação e voltar mais adiante, com a mesma idéia "repaginada" do que forçar o convencimento.

E lembre-se: mais que tudo, quando a pessoa sente que aquilo que apresentou não é motivo de escárnio, ela encoraja-se para uma segunda conversa.


Quem tiver mais algumas dicas, com as quais queira colaborar, por favor, encaminhe para marisej@terra.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário