quarta-feira, 3 de novembro de 2010

WEB NÃO É MAIS "TERRA-DE-NINGUÉM" !

Mayara Petruso irá responder por preconceito e racismo

WEB NÃO É MAIS "TERRA-DE-NINGUÉM"!


Web não é mais "Terra-de-Ninguém"!
CHEGA DE PRECONCEITO!


Palmas para a seccional de Pernambuco que iniciou processo contra a internauta que difamou o povo nordestino. Tomara que identifiquem todos os demais e chamem à responsabilidade!


Inconcebível que se diga qualquer coisa, SEM PENSAR, sem medir consequências, sem assumir, depois, os efeitos disso!


O movimento preconceituoso contra os nordestinos vem de muito tempo, já e está presente em todos os estados. Apelidos, piadas, são comuns, principalmente em relação aqueles mais desprovidos, que vem tentar uma vida melhor em outros estados. Considero isso abominável e bastante perigoso, caso crescer. Inadmissível. E precisa ser travado agora, para que não se alastre.


Muitas pessoas usam a rede para difamar impiedosamente, dizer mentiras, inventar fatos. Agora, o preconceito vai além da web, está encravado nos corações.


Quero salientar, principalmente, a questão dos trabalhadores, de todos os estados e os processos migratórios.


Há poucos anos aconteceu em uma cidade, aqui no interior do RS, onde os moradores, auxiliados por alguns militares, tomaram a iniciativa de armar barricadas nas cercanias da cidade, para impedir que cidadãos de outros municípios vizinhos viessem tentar trabalho. E, simplesmente, barravam, mesmo. "Eles roubam as nossas oportunidades de emprego, que já são poucas", diziam. O movimento foi abafado, mas as cabeças, infelizmente, ainda pensam igual. Só estão refreadas.


Melhor é quando as pessoas mudam prá valer. Enquanto isso não acontece, coibir legalmente ainda é a necessária solução.


Vemos no mundo todo este movimento de discriminar e excluir, inclusive nós, brasileiros de todos os estados, mais os latinos em geral; também africanos, asiáticos!


Faz-se necessário uma ação voluntariosa para anular essas manifestações.


Com relação ao Brasil, especialmente neste momento porque passa o país, a população tem mesmo é que se aprimorar, qualificar as diferentes especializações, pois as chances de emprego vão aumentar.


Sectarismo não leva a nada, a não ser ao acirramento de ânimos, coisa que, sinceramente, não precisamos nunca!


A mudança está em nossas mãos! Que cada um faça a sua parte!


______________________________________




Referência:
OAB-PE vai processar jovem por ofensas a nordestinos


03 de novembro de 2010 • 19h58 Comentários


http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4771422-EI15311,00-OABPE+vai+processar+jovem+por+ofensas+a+nordestinos.html


Notícia
Ruas
Direto do Recife
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Pernambuco protocolou, no final da tarde desta quarta-feira (3), via fax, o pedido inicial de notícia-crime contra a estudante de Direito de São Paulo Mayara Petruso, apontada pelo órgão como responsável por manifestações via internet de preconceito contra nordestinos. As declarações de Mayara Petruso provocaram uma onda de manifestações contra nordestinos logo após a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Para os autores da frase, os eleitores da região seriam os responsáveis pela vitória da petista.


A ação foi encaminhada ao Ministério Público Federal, que vai analisar os fatos e determinar se a universitária responderá criminalmente pelos seus atos. Segundo a assessoria da entidade, as pessoas que apoiaram as declarações de Mayara poderão integrar o processo e assim como ela, serem responsabilizadas pelas suas declarações.


"A OAB de São Paulo também vai receber a peça e encaminhá-la ao Ministério Público de São Paulo. A única pessoa identificada pela própria mídia foi a Mayara Petruso. Se o Ministério Público tiver informação de outras pessoas envolvidas, estas também serão incluídas no processo", explicou a assessora da OAB-PE, Heliane Rosenthal.


O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, disse estar "preocupado", pois não é a primeira vez que são realizados atos contra nordestinos pela internet. "Creio que seja uma movimentação de pessoas ignorantes, na essência da palavra, e covardes, porque, posteriormente, retiram suas identificações da rede social. Você vê que isso tem o objetivo de caluniar e difamar as pessoas que moram na região Nordeste. Isso não pode crescer. É o momento de as instituições reagirem, de efetivamente mostrarem que quem fizer será punido", avaliou.



__________________________________


Artigos relacionados:



Cérebro - Discriminação e preconceito
com o que o enchemos,
com isto responderá


Que Vergonha para os Gaúchos!! OAB pede que a estudante Sophia Fernandes do RS responda pelo crime de racismo

Por Marise Jalowitzki
15.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/que-vergonha-para-os-gauchos-oab-pede.html








Mais sobre o tema:

Preconceito é vício que
precisa ser eliminado - Foto RN


PRECONCEITO AO NORDESTE
Marise Jalowitzki
03.novembro.2011




Garota que promoveu preconceito na web
 perde emprego e MPF-SP investiga crime 


Será que Mayara Petruso pensou nas consequências? É certo que não

06.novembro.2010




Moldamos o nosso mundo com
as nossas idéias
 


Sobre a Mudança Positiva Desejada e o Medo Básico de Comprometer-se 


12.janeiro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/o-medo-basico-de-comprometer-se.html


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário