domingo, 24 de outubro de 2010

Líderes por John Hope Bryant



Líderes por John Hope Bryant
Interpretação: José Roberto Piloto

“Um Mar que eleva todos os botes, e não só os iates, não se limita a fazer ondas ao ritmo de: como posso fazer mais dinheiro”.

Compreender essa frase é dar os primeiros passos para a construção de empresas melhores e porque não, mais sociais. Ex. Grameen Bank e o micro crédito de Bangladesh: Muhammad Yunus.

Ter empresas com esse pensamento sem que entendamos os Líderes, o caminho será mais longo e talvez não tenhamos tempo para chegarmos aos resultados esperados pelas organizações. Podemos então dizer que há duas forças primárias que movem o Ser Humano e a sua mente: o Medo e o Amor. Como via de regra a maioria dos líderes escolhem o “modelo do medo”. Porém, há uma forte tendência a liderança respeitosa, que ouve mais, que prepara sucessores, que é mais responsável pelo ser humano e mais espiritual.







John Hop Bryant aborda em seu livro Liderança Amorosa - Love Leadership: The New Way to Lead in a Fear-Basead World (Ed. John Wiley), cinco princípios básicos:

1- As Perdas criam Líderes. “Logo após a tempestade, sempre teremos um belo arco-íris” – grandes líderes conseguem aplicar os seus pontos fortes em momentos de crises;

2- O Medo acaba debilitando. “O líder que toma suas decisões baseadas no medo está sendo visto como antiquado e em médio prazo este tipo de comportamento será altamente destrutivo para a sua liderança”;

3- O Amor gera dinheiro. “Todos os relacionamentos gerados daqui para frente (colaboradores, comunidade, clientes/fornecedores - inclusive internos), tornarão as relações mais sólidas e duradoras”;

4- A Vulnerabilidade é poder. “Temos ainda a idéia que mostrar a sua “vulnerabilidade” é sinônimo de fraqueza, porém o líder que tem um relacionamento aberto, sincero e que se abre, acaba provocando também uma abertura mais franca e respeitosa com seus comandados – A confiança mútua consolida o poder de maneira genuína”;

5- Dar é obter. “Passa a idéia que os orientais já praticam há muito tempo – primeiro temos que SER e depois TER. Esta atitude inspira lealdade, acaba atraindo as pessoas e fluídos positivos e cria o ambiente propício à colaboração e o real apoio dos colaboradores, provocando uma reciprocidade impar”.

Como resultados dessa análise, acredito que o líder que somar a sua capacidade de gerenciar pessoas aos seus princípios e valores, conseguirá melhores resultados, vale lembrar que sem resultados, esses atributos passam a ser encarados como retóricos e sem importância.

Um fator importante é o estabelecimento de lideranças eficazes – os líderes acabam de alguma forma substituídos, porém a liderança implica em um modelo futuro.

As organizações com grandes líderes se enfraquecem quando esses líderes vão embora; as empresas com grande liderança seguem prosperando independentemente dos líderes.

Os líderes autênticos inteligentemente se cercam de pessoas tão ou mais brilhantes, mais talentosas e, em muitos casos, mais capazes que eles próprios. Possuem a humildade e a autoconfiança necessárias para permitir que outras pessoas consigam ter sucesso.

Desenvolver lideranças e obviamente outras habilidades/capacidades garantirá o aperfeiçoamento de novos líderes. Da mesma forma que a paternidade, segundo Dave Ulrich da Ross Business School, da University of Michigan, a Liderança tem a ver com as próximas gerações.

Portanto, se pudermos identificar um “código de liderança” e desenvolver uma marca sustentável precisamos fazer bem o básico, surgem então cinco habilidades/aptidão listadas abaixo:

a. Capacidade e conhecimentos necessários para estabelecer um rumo e flexibilidade para mudá-lo quando for necessário – Estrategista;

b. Por a mão na massa quando for necessário e acompanhar/controlar a sua execução – Executor;

c. Gostar de gente e incluir as pessoas – Gestor;

d. Desenvolver futuros potenciais (capital Humano) – Responsável Social;

e. Ter credibilidade e competência para criar um legado – Ético.

Quem possuir essas habilidades “chegará” a dominar os diferenciais necessários para os resultados esperados pelas organizações.

Uma boa liderança a todos!

Roberto Piloto

55 11 9147 3080

[ Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando o autor e o site http://www.mcjrtreinamento.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail roberto.piloto@mcjrtreinamento.com.br ]
_______________________________________________

JOSÉ ROBERTO PILOTO é Sócio diretor da MC& JR Treinamento e Desenvolvimento S/S. Ltda desde 1993 - SP, atua em treinamentos comportamentais, experienciais e jogos de empresa na natureza. Experiência em treinamento há mais de 22 anos na condução de Workshop, Levantamento de Necessidades, dinâmicas de grupo para seleção, Implantação de Projetos de Qualidade, 5 S's, Liderança, Team Work e Técnicas de Vendas. Conceituado consultor, Formado em Pedagogia (Orientação Educacional) pela Campos Salles, com especialização em RH e Treinamento na FMU e pós graduado em Administração voltada para o mercado pela ESPM - atuo em todo o território Nacional.
José Roberto Piloto
http://www.mcjrtreinamento.com/
roberto.piloto@mcjrtreinamento.com
55 11 9147 3080
____________________________________________________

Um comentário:

  1. Fantástico!

    Se possível continue nos presenteando com suas sabedorias acerca dos temas de Liderança e empresarial.

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir