quinta-feira, 7 de outubro de 2010

LEI ELEITORAL DE CIRCO - Elegeu-se o Palhaço!!!



LEI ELEITORAL DE CIRCO - Elegeu-se o Palhaço!!!
Marise Jalowitzki

No Circo chamado "DO TAMANHO DE UM CONTINENTE" as regras são as seguintes:


1- Confundir os eleitores, seja como for. É importante dar sempre novos esclarecimentos, para que ninguém saiba ao certo o que fazer e como fazer.


Ação efetiva: Um dia antes do dia da eleição de 03 de outubro, os magistrados ainda se reuniram para assegurar seu emprego e fazer a "vontade do patrão". Tanto o presidente da República insistiu em liberar a votação mediante a apresentação de apenas um documento de identidade com foto, que os comandados assim o fizeram, independente do decoro, da lisura, da repercussão que uma ação dessas acarretaria.


Assim, apenas um dia antes da eleição, ouviam-se comentários indignados de brasileiros reclamando: "Perdi tempo, tive de pegar licença no trabalho para, igual, agora, não servir para nada!"



2 - Aceitar a inscrição de candidatos, mesmo sendo "ficha suja". Deixe para os eleitores decidir se querem ou não que o candidato os represente, ficha limpa ou suja.


Ação efetiva: mesmo com todo o movimento gerado pela sociedade, a votação para a validade da "ficha limpa" - que deveria ser condição estrutural para aceitação de um candidato e não fruto da indignação popular - a votação ficou em vai-e-vem por diversas vezes. Mesmo quando o resultado pendeu para a implementação ainda nesta eleição, ficaram alguns casos pendentes para resolver "depois".


Ressaltem-se os casos
- Roriz - onde a mulher assume o lugar do marido, aproveitando-se do mesmo sobrenome; ainda que a foto que aparece na urna seja a dele, os votos vão para ela!!!
- Maria do Rosário (no RS) - não pagou as despesas da campanha anterior, teve de ser acionada (olha a consciência política de dever cumprido!) para propor parcelamento. Foi aceita a petição, desbancou outro deputado (de Pelotas) que já estava eleito!!!


3 - Aceitar qualquer inscrição, sem averiguar sequer se o candidato é analfabeto ou não. Qual a seriedade em garantir que alguém represente a vontade de seus eleitores, quando sequer domina as regras básicas de comunicação?


Ação efetiva dos partidos: Apostar em figuras hilárias, pitorescas, em "celebridades", para garantir vagas e representatividade. O que importa aos partidos é garantir a eleição de seus candidatos. Para tanto é só escolher uma figura que "mexa" com o imaginário escracho do brasileiro. Vale tudo. Pior, disseminar a idéia de que é uma "forma de protesto" votar em alguma figura hilária. Pior ainda é o vício de tantos brasileiros em achar que demonstrando esse tipo irresponsável de "indignação" irão provar qualquer coisa junto às governanças. Gente, eles só estão interessados em ter seus lucros individuais e para seus partidos. O que menos importa é o povo!


E nem sequer, até agora, houve qualquer movimento para derrubar a questão do voto obrigatório. Ou seja, somos marionetes cem por cem.



Votos para o Palhaço!!!



- Semanas antes da eleição já percorriam a web denúncias, em video e escrita, da possibilidade de Tiririca ser analfabeto. Nenhuma providência foi tomada para impugnar a candidatura desse senhor, fato que, em primeiro lugar, deveria ser barrado já no ato da inscrição!!! Como assim? Ninguém olha nada na hora de receber a inscrição de um candidato?


Tiririca recebeu mais de 1 milhão e 300 mil votos (!!!). "Vote no Tiririca! Pior que está, não fica!" e "Eu não sei o que fazer lá, mas depois eu conto!" foram frases-jingles que levaram sua campanha.


E não foi só a massa chamada de "ignorante" que votou nele, não!!! Pessoas influentes, pessoas formadoras de opinião, mesmo colegas de profissão que, como eu, são facilitadores de grupos organizacionais, estão em grandes empresas dando consultoria para "melhorar" o desempenho funcional, não tiveram nenhum embaraço em ir até a web e fazer campanha indireta para Tiririca, achando a maior graça na sua "rebeldia"... (tão ao nosso gosto... rir das desgraças como forma de não se comprometer!)!!


Pobre povo!
Como é possível não se dar conta de que a criatividade dessas raposas velhas, que se arrastam há décadas nesse modelo agonizante de "progresso" destruidor, essa criatividade está toda a serviço de "inovar" sempre, tão-somente para asseguar suas cadeiras no continuísmo?


Era tudo uma "engembração"!!! Uma artimanha bem calculada. Só que não é a primeira vez que isso acontece! Escolhe-se alguém popular para "puxar" votos que, pela Lei Eleitoral de Circo, ainda vigente, assegura a cadeira de mais candidatos do mesmo partido ou coligação. 


Sim, a lei vigente do Circo "Do Tamanho de Um Continente" afirma que, quando um candidato recebe mais do que os votos exigidos para sua eleição, os votos adicionais vão para os outros candidatos de mesmo partido ou coligação. E mais: mesmo que sua votação seja impugnada, pode haver a decisão de passar os votos para a coligação, conforme artigo 175 do Código Eleitoral.

Sabem quem é o próximo da lista? Genoíno!!! E alguém acredita que as velhas raposas só ficaram sabendo disso AGORA?


E Viva O Circo! E Viva os Palhaços!
E um triste sorriso para nós, que não estamos no picadeiro e ainda pagamos ingresso para assistir ao Espetáculo que Nos Afunda!



REFORMA NO CÓDIGO ELEITORAL JÁ!!!
_______________________________________

Leia a seguir o vai-e-vem de possibilidades que a Lei garante em casos como este:
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4721120-EI15341,00-Se+Justica+decidir+votos+de+Tiririca+podem+eleger+suplente.html


Se Justiça decidir, votos de Tiririca poderão eleger suplente
07 de outubro de 2010 • 09h43 • atualizado às 09h47


Bruna Carolina Carvalho


O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), pode ter a possibilidade de eleger o suplente de sua coligação, mesmo se for provada a falsidade documental de seu registro entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 28 de julho.


O promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes explica que, caso seja provada que não foi Tiririca quem escreveu a declaração entregue ao TSE, o registro de sua candidatura pode ser cancelado. Segundo Lopes, caberá à Justiça, entretanto, interpretar a gravidade do caso e dar a punição devida. Na mais grave, os 1,3 milhão de votos dados ao Tiririca seriam anulados e redistribuídos entre todos os outros candidatos. No entanto, outra medida pode ser tomada: os votos dele passariam para a sua coligação, o que está acordado no artigo 175 do Código Eleitoral.


O candidato da coligação PR, PRB, PT, PCdoB e PTdoB que tomará o lugar do recordista de votos na Câmara, caso o registro de Tiririca seja cancelado, é José Genoíno (PT), o mais bem colocado dentre os que não conquistaram uma vaga.
Mas e se Tiririca aprender a ler e escrever nesse meio tempo? "Nós temos essa discussão. Não tenho como provar se ele aprendeu a escrever há sete dias ou se ele já era alfabetizado. Se ele conseguir aprender, parabéns para ele. Se aquela declaração não foi escrita por ele, no entanto, eu continuo tendo a falsidade documental", responde o promotor.
Na última segunda-feira (4), a Justiça Eleitoral de São Paulo recebeu uma denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o recordista de votos na Câmara. Na ação, de autoria do promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes e aceita pelo juiz eleitoral Aloísio Sérgio Rezende Silveira, é apresentada uma prova técnica, do Instituto de Criminalística, apontando para uma diferença de grafias na declaração. A suspeita é que o texto tenha sido redigido por outra pessoa. A partir de anteontem, Tiririca tem dez dias para apresentar sua defesa.
O partido de Tiririca, o PR, garante que o palhaço é alfabetizado e diz que aguarda o posicionamento da Justiça.






 

 

ACORDA, BRASIL!!!




MARISE JALOWITZKI
Escritora
marisej@terra.com.br
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com/
Porto Alegre - RS - Brasil
__________________________________________________

6 comentários:

  1. Ok Marise, achei muito válido toda informação dada; apenas comentando sobre o "tiririca"; é inaceitável que ainda hoje no Brasil, se faça a inscrição de um analfabeto para um cargo qualquer que seja ele. "ISTO É UMA VERGONHA"
    Temos mesmo que gritar para todos os lados.
    ACORDA BRASIL!!!

    ResponderExcluir
  2. È... vendo e ouvindo tudo isso percebemos o quanto temos sido manipulados e usado pela corja política do BRASIL.
    O pobre palhaço é mais um... e a outra parte votou e acreditou no seu protesto já premeditado pela corja que como ave de rapina apenas espreita e ataca sem dó nem piedade.
    REFORMA POLÍTICA É O QUE QUEREMOS, NÃO AO VOTO OBRIGATÓRIO, E ASSIM TALVEZ SALVAREMOS TANTOS OUTROS PALHAÇOS QUE ESTÃO POR VIR...
    Waldomiro.

    waldomirossantos@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. é inaceitável que ainda hoje no Brasil, se faça a inscrição de um analfabeto para um cargo qualquer que seja ele.................

    Pois é então não querem dar o direito de candidatar um indio, certo?

    ResponderExcluir
  4. Cara Marineira,
    Marise Jalowitzki.


    São acertivas suas análises e observações! Urge nesta nação a necessidade de mudança radical de lideranças. É inconcebível que magistrados que deveriam ser isentos de pressões e apadrinhamentos em suas decisões vejam-se a favor da "côrte do rei". É UMA VERGONHA!!!!!
    Com relação ao caso de Tiririca, isso não procede, pois, os presidentes de todas agremiações partidárias submetem seus pré-candidatos a uma avaliação baseados na lei eleitoral, só podendo ser inscrito como candidato aquele que prencher todos os requisitos (devem se alfabetizados). REFORMA POLÍTICA JÁ!!!!NELSON SILVA (RECIFE/PE)

    Atenciosamente,

    Nelson Silva Filho.
    Recife/PE.

    ResponderExcluir
  5. Amigos, com carinho recebo suas considerações precisas, lúcidas, pontuais!
    Acabei de assistir, agora há pouco, mais uma reportagem sobre aquecimento global.

    Temos que nos manter ativ os para que as coisas neste país, sejam a cada dia mais justas para todos os brasileiros, a começar pelos que nos representam.

    Chega de tanta hipocrisia, mentiras e falácias!

    Muita ação luminosa para todos!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Amigo Nelson!
    Como se sabe há MUUUUIIIITO tempo, não são Leis que faltam neste país! E, sim, contingente humano idôneo para supervisionar o cumprimento destas leis e punições justas, equitativas e REAIS para os culpados.

    Isso também é sustentabilidade!
    Abraços Marineiros!

    ResponderExcluir