sexta-feira, 29 de outubro de 2010

E QUANDO OS "LÁ-DE-FORA" DESCOBRIREM A MANOBRA?


E QUANDO OS "LÁ-DE-FORA" DESCOBRIREM A MANOBRA?
Marise Jalowitzki


Postado em:29.10.2010
http://ning.it/a5bH59


POLÍTICA DO "PIOR DOS MUNDOS"


A manobra efetuada pelo governo, de pegar o valor dos investimentos no pré-sal para pagar suas despesas deixou muita gente revoltada. Usar 16,4 bi para cobrir despesas e liberar 11,6 bi para investimentos é brincadeira de mau gosto, para não dizer o que me vem à cabeça!

"Para o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, o fenômeno está no padrão da política fiscal dos últimos anos. Segundo ele, bancar gastos correntes se utilizando de manobras contábeis que antecipam recursos é o “pior dos mundos”. Segundo Vale, o correto seria que esse dinheiro da Petrobras fosse utilizado para bancar mais investimentos ou fazer um superávit primário elevado, que reduzisse mais rapidamente a dívida pública."



Mas, afinal, não foi dito em campanha que o dinheiro advindo da exploração de petróleo seria para dar andamento e incrementar projetos sociais? Alguém ouviu dizer que seria para pagar os gastos do governo?

Lembram de um artigo, postado neste blog, onde um profissional sugere a criação de um Código de Defesa do Eleitor? Punindo os candidatos que mentem? Que não cumprem o que prometem? Que esquecem e se descompromissam com aquilo que disseram?
Pois é!
Porque "pedir explicações" é o mesmo que nada!
No noticiário da noite, mesmo, lá esteve a candidata explicando tudo, negando tudo, justificando com voz cândida...

As notícias são sempre desencontradas.

Há bem pouco tempo foi anunciado que, face à situação inovadora, seriam necessários desenvolver projetos igualmente inovadores. Os empresários de várias regiões foram conclamados para trazer sugestões de equipamentos que possibilitassem a extração do petróleo a 7mil metros de profundidade e a previsão para iniciar a extração era 2012.

Em 22.10.2010, em reportagem da Exame, consta que "a declaração de comercialidade está prevista para 31 de dezembro de 2010, de acordo com a empresa Galp Energia, de Portugal". A Galp anunciou que "o nono poço explorado em águas ultraprofundas da Bacia de Santos confirmou o potencial de reservas de petróleo leve de Tupi entre 5 e 8 bilhões de barris, reduzindo as incertezas sobre os volumes estimados de óleo na camada pré-sal".


"É do Brasil, para os brasileiros".
 
 
 
A Galp Energia tem participação de 10 por cento no consórcio que explora o poço, sendo que 65 por cento pertencem à Petrobras e 25 por cento ao BG Group.

Seis dias depois, em 28.10.2010, descobrem um novo poço, ainda maior que Tupi, com capacidade para extrair 15 bilhões de barris. O anúncio está programado para segunda-feira, logo após as eleições...

Que Deus nos ajude!

Quem acompanha há mais tempo os artigos deste blog, deve lembrar que, antes do 1º turno, uma jornalista norueguesa, da Revista Nytid (Novo Tempo) me procurou para saber mais sobre a Onda Verde e o Movimento Marina. A matéria saiu e saiu bem.

Aí, colocando o tradutor a serviço, tentei ler também outras reportagens da revista. Em outro artigo vou me deter a trazer um tanto do que eles revelam sobre o que pensam de nós e nossa maneira de ser. As expectativas deles, porém, são as mais altas possíveis, querendo entrar com tudo e falando de uma LISTA DE ESPERA do governo brasileiro com mais de 100 empresas interessadas! Isto foi em setembro, quando as ações estavam à venda. Noruega, bem sabemos, junto com tantos outros países, são também acionistas.

A pergunta que fica é: Como eles, os acionistas estrangeiros, estão reagindo com relação à manobra de cobrir despesas do governo com o dinheiro dos investidores?

E QUANDO OS "LÁ-DE-FORA" DESCOBRIREM?


Vai sobrar para o próximo governo! O próximo governo é que terá de promover um ajuste fiscal mínimo, para deter as despesas correntes. São as palavras de Sérgio Vale, da MB Associados.

"Segundo Vale, quando os analistas internacionais perceberem que a política fiscal brasileira tem recorrido a subterfúgios para cumprir suas metas, em um ambiente de déficit em conta corrente elevado, o Brasil vai ter problemas.  - A história mostra que isso não vai dar certo! - diz, explicando que, nesse cenário, a taxa de câmbio tende a “estourar” e criar sérias dificuldades para a economia brasileira."

Euforia ou Incerteza?! Qual dos dois sentimentos você escolhe?
Em momentos de incerteza, quando não se sabe muito bem onde se está pisando, é preciso ter confiança em quem repassa os dados. O governo tem dado inúmeras mostras de que aquilo que é dito não é verdade.


E, voltando à preocupação perene:


- QUAIS OS CUIDADOS que estão sendo tomados para COM O MEIO AMBIENTE?
- QUAIS OS RISCOS PARA A POPULAÇÃO COSTEIRA?






ALTO-MAR E ÁGUAS ULTRAPROFUNDAS, QUAL A PROJEÇÃO DO IMPACTO PELAS PERFURAÇÕES, EXTRAÇÕES E INJEÇÃO DE CO2 no fundo do oceano PARA ACELERAR A EXTRAÇÃO DO PETRÓLEO?


São muitas as perguntas. Fica o registro do anseio por respostas confiáveis.
_____________________________________
Fontes:
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+brasil,manobra-com-dinheiro-da-petrobras-vai-cobrir-alta-de-gastos-do-governo,not_41127,0.htm
_____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário